23 de agosto de 2016

Resenha - Helena


Titulo: Helena

Autor: Machado de Assis
Editora: L&PM Pocket
Nº de paginas: 224

Este romance faz parte da primeira fase do escritor, a qual ele ainda está preso a estética vigente, o Romantismo, descrevendo de forma idealizada a heroína – um anjo na terra – e enaltecendo a moral e os bons costumes. Somente em alguns momentos vislumbramos o estilo que o tornaria célebre: na descrição dos personagens, como o doutor Matos e o doutor Camargo; no enfado de Estácio quando é obrigado a viajar com Eugênia para velar uma madrinha rica e moribunda – enxergamos laivos de Brás Cubas; até mesmo ambiguidade de Helena – triste e, num piscar de olhos, alegre – seria o gérmen de Capitu? Acabam aí as semelhanças. Helena é a filha ilegítima do conselheiro Vale, descoberta pela família – a irmã, dona Úrsula, e o filho, Estácio – na abertura do testamento quando da morte do conselheiro que a reconhece e, como último pedido, quer que ela viva com a família na chácara de Andaraí. Dona Úrsula aceita, mas de malgrado. Estácio fica feliz com a atitude do pai e por ganhar uma irmã. Helena chega e sua encantadora figura conquista a quase todos. No entanto, ela guarda um misterioso segredo que vai tumultuar a paz e a harmonia do lar.


Olá pessoal, tudo bem?
Hoje estou aqui para falar sobre “Helena”, uma obra de um grande escritor, Machado de Assis. Vários colegas meus já tinham lido esse livro durante o colegial, mas eu infelizmente ainda não tinha tido a oportunidade.
Pensando bem... infelizmente não... eu diria felizmente... sabe por quê?
Porque hoje lendo Machado de Assis, lembro o quanto eu e meus amigos não gostávamos de ler suas obras ou de outros grandes escritores, como José de Alencar e Fernando Sabino.
Atualmente vejo, que em grande parte dos casos, o problema não era nem os livros nem nós jovens leitores. O problema é que as obras, em sua maioria, não condiziam com a nossa idade, linguagem ou interesses. Éramos imaturos para aquelas belas histórias.
Dessa vez foi diferente, as palavras de Machado realmente me tocaram.
Esse doce e surpreendente romance não deixa nada a desejar, na minha opinião, em relação a outros maravilhosos e tão conhecidos como os de Jane Austen por exemplo.
A trama ocorre no século XIX, no Rio de Janeiro, e inicia quando o conselheiro Vale morre e além do testamento, também deixa para a sua irmã Úrsula e para o filho Estácio a notícia de uma filha ilegítima, Helena.
Vale ordena que a moça seja trazida para junto da família, mais especificamente para dentro de casa, e obtenha seus direitos por completo, tanto monetários quanto afetivos.
A história desenrola-se diante dessa nova e inusitada situação, Helena chegando na residência, a desconfiança inicial das pessoas e a ausência de maiores explicações. Aos poucos as relações vão se estreitando e todos vão se “apaixonando” pela jovem senhorita.

“Nenhum deles procurara esse contato de suas almas, mas nenhum fugiu. O que eles disseram um ao outro, com os simples olhos, não se escreve no papel, não se pode repetir ao ouvido; confissão misteriosa e secreta, feita de um ao outro coração, que só ao céu cabia ouvir, porque não eram vozes da Terra, nem para a Terra as diziam eles.”

Nem mesmo sua pouca idade, ocultava a sua forte personalidade e extrema inteligência. Volta e meia Helena deixava todos a sua volta abismados com suas profundas reflexões, hora esperançosas, hora melancólicas.
Diante disso, lentamente começam a ser revelados alguns segredos em relação ao passado e aos sentimentos da família.
Os pequenos capítulos que constituem a obra, fluem de forma dinâmica e deliciosa, nos prendendo do início ao fim.
Não poderei falar muito da história, pois tem muita chance de eu acabar dando algum spoiler... e detestaria acabar com qualquer surpresa. Para quem pretende ler, muito cuidado com as sinopses encontradas na internet, elas revelam todos os mistérios, sem dó nem piedade! Acho que as pessoas confundem sinopse com resumo, só pode ser.
Também mergulhei completamente na história devido a linguagem própria da época, em torno de 1850, e o seu peculiar vocabulário.
O final é inexplicavelmente inesperado e emocionante... uma daquelas histórias que ficam ecoando dentro da gente mesmo depois da última página ter chegado ao fim... é um sentimento de impotência, em que você quer mergulhar dentro do livro e alterar o rumo das coisas, salvar os personagens e junto com eles toda a humanidade.

Beijos Literários



35 comentários :

  1. Oiii! Super me identifiquei com o que você disse sobre não gostarmos desse tipo de leitura no colegial, eu também não li esse livro até hoje e a maturidade realmente influencia muito. Comprei esse livro recentemente (depois de ter acabado o ensino médio) para ler, mas ainda não consegui começá-lo, sempre leio outro antes hahahha Mas quero muito ler ele e outras obras do Machado de Assis #adoro Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sara!
    Que bom você se identificou... assim sei que não acontece só comigo, rsrsrsrs, cada obra tem o momento certo para ser lida não é mesmo?!
    Bjokasss

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Esse livro eu já li. Gostei demais do livro, é lindo.
    Amei sua resenha e tenho certeza que muitas pessoas irão gostar dessa dica.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Va... que bom que gostou tanto quanto eu... obra comovente e bela!
      Bjosss

      Excluir
  4. Oi, realmente este livro é maravilhoso e o final é surpreendente, gosto muito das obras do Machado de Assis e a forma como ele descreve seus personagens. Ótima resenha, amei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edi!
      Sim sim... o Machado é simplesmente incrível!!!
      Adorei essa obra principalmente pelos mistérios e reviravoltas... bom demais! ;)

      Excluir
  5. Olá,
    Machado é Machado. Helena é um dos livros dele que eu mais gosto, a história é simplesmente comovente e bela, nada mais a declarar.
    Parabéns pelo post, você conseguiu trazer toda a magnitude do livro.
    Abraços
    www.pontoparaler.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo
      Como você disse... Machado é Machado... e fim de papo!
      Kkkkkkk obrigada pelo elogio... abraços!

      Excluir
  6. Oiii Priscilla, como vai?
    Menina eu morro de vontade de ler esse livro que vocÊ nem imagina, mas estou esperando para quando a faculdade pedir, pois é um dos clássicos, dica super anotada. Parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgs!
      Pois é menina... eu também acabei lendo por causa da facul e suuuuper me surpreendi ;)
      Espero que você leia logo para também poder se emocionar...bjos!

      Excluir
  7. Olá!
    Eu ainda não li o livro, mas tenho vontade de conhecer esse clássico.
    Gostei de saber que possui capítulos curtos que fluem de forma dinâmica, prendendo o leitor.
    Fiquei curiosa sobre esse final inesperado. Vou tomar cuidado com as sinopses por aí...
    Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Jess... muuuito cuidado com as informações da net... too much information, kkk, bjos ;)

      Excluir
  8. Olá,
    Concordo com você quando diz que não era nossa culpa não gostarmos de tais autores. Isso é porque muitas vezes as obras não abordam algo de nosso interesse e também porque na escola somos obrigados a tal.
    Pretendo ler alguns dos clássicos de Machado de Assis principalmente o de olhos de cigana oblíqua e dissimulada kkkk
    Adorei a resenha e também tentarei fazer a leitura da obra.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Mi... acho que deveriam repensar as obras indicadas para cada faixa etária né, rsrsrs, quem sabe obras mais adequadas para a idade com os interesses em questão... enfim leia sim, esse e o Dom Casmurro, pois você vai se surpreender com ambos ;)

      Excluir
  9. Olá
    que legal sua resenha, esse é um daqueles livros que a gente deixa na lista para ler um dias, pois parece uma leitura que exige bastante atenção, ótima dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cath... é verdade exige um pouquinho mais de atenção devido a linguagem mais rebuscada... mas esse é mais um dos encantos da história!
      Bjossss

      Excluir
  10. Adorei sua resenha, parece ser muito bom o livro...

    ResponderExcluir
  11. Adoro clássicos, eles me fazem viajar no tempo. Machado de Assis, é um icone de nossa literatura brasileira e tem uma forma de escrever encantadora. O livro Helena é apaixonante.

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. De fato nem todas as histórias são para todas as idades, tudo vai depender do grau de maturidade do leitor. Ainda não li esse livro, mas pretendo ler em breve e sua resenha aumentou minha vontade de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa!
      Que bom que te deixei curiosa, essa é a ideia né, kkkkk :)
      Bjossss

      Excluir
  13. Confesso que acho que ainda não cheguei a essa maturidade de ler Assis ou qualquer outro autor dessa época, sua resenha está muito bem feita, gostei bastante de ver sua ligação com o livro, quem sabe um dia eu não me de a chance.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine
      Cada livro tem o seu tempo de ser lido por cada pessoa.
      Somos diferentes e nossas necessidades psicológicas e anseios da alma também... quando chegar o momento certo para você ler obras desse tipo com certeza você irá sentir!
      Bjos

      Excluir
  14. Comecei a gostar de Machado de Assis ano passado e, desde então, tenho lido suas obras. O cara era genial! O grande problema é que nos obrigam, no colégio, a fazer essas leituras que, realmente, não condizem com a faixa etária. Um adolescente que não tem costume da leitura vai pegar um Machado e odiá-lo... É normal.

    Esse livro tá na minha lista de "quero ler" faz algum tempo. CERTAMENTE será lido!

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mia
      Concordo plenamente com você... o grande perigo é essas pessoas que foram obrigadas a ler pegarem ódio para o resto da vida e nem sequer dar uma segunda chance para o autor... isso é muito triste, pois provavelmente leriam a obra de uma forma completamente diferente :(

      Excluir
  15. eu peguei um pua spoiler do final do livro >.< um aluno meu que tinha lido e contou na aula, fiquei encar...@#$%¨

    mas ainda assim pretendo ler, tenho na estante há um tempinho... e como faz mais de ano que não leio nada de Machado, sua resenha acabou acelerando a ideia... ^^
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria
      Caramba que raiva hein... rsrsrsrs... spoilers me deixam P... da cara!!!
      Que falta de sensibilidade dessa galera... rsrsrsrs...
      Mas não se deixe desanimar, a obra é surpreendente e mesmo assim valerá a pena, bjokas!

      Excluir
  16. Oieee
    Helena foi um dos primeiros livros que li na vida, lembro que fiquei tão triste no fim, mas sem duvidas é uma obra que teve muita importância na minha vida de leitora.
    Beijos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kris
      Que lindo ler isso... que bom que a obra te tocou dessa forma... é uma delícia quando isso acontece :)

      Excluir
  17. Oi, Pri. Td bem?
    Faz séculos que não leio algo do Machado de Assis, que saudades. Sabe que passei pela mesma coisa no ensino médio? Mas, ainda bem que hoje percebi o valor do autor. Eu ainda não li Helena, mas fiquei bem curiosa, até porque adoro mocinhas inteligentes.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ro
      Que bom que nos identificamos, kkkk, assim não fico pensando que eu era esquisita e não sabia aproveitar uma boa obra ;)
      Leia Helena quando puder... achei incrível!

      Excluir
  18. Eu não supero esse final... eu sou team happy end e a Helena... não foi um final justo. Mas Machado de Assis é uma boa leitura sempre, adorei ver a resenha dele no blog, deu até vontade de reler alguns pra resenhar tb rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angel
      Pois é menina... pra mim também foi um choque... mas fazer o que né, como você disse Machado é bom SEMPRE!!!
      Que bom que você gostou...bjokas ;)

      Excluir
  19. Olá!
    Eu sou louca para ler um clássico desses ai, mas sempre enrolo.

    ResponderExcluir