30 de maio de 2016

Resenha - A garota de treze


Título: A garota de treze
Autora: Lilian Reis
Editora: Mundo Uno / Selo:  Jovem
Nº de páginas: 219

Oi, meu nome é Luce. Odeio ter treze anos, ser chamada de pirralha e não ser popular, mas, Acima De Tudo, odeio nunca ter sido beijada! Só tenho uma amiga de verdade, a Rafa, e um amigo apaixonado que tenta de todas as formas chamar minha atenção, o Bruno. Ele é pra lá de fofo, mas não gosto de garotos tão novos, entende? Minha vida sem graça começou a mudar quando botei os olhos no vocalista de uma nova banda. Nossa. Que gato! Eu já queria fazer aulas de violão, mas, depois que ouvi o carinha, decidi me matricular. Quase caí dura quando descobri que ele era o professor! Pelamordideus! Além de atencioso, paciente e lindo, tocava MUITO! Fiquei maluca por ele, tão maluca que decidi trapacear. Eu só não imaginava que as consequências seriam tão desastrosas!


O período da adolescência é um pouco conturbado para algumas crianças. Principalmente para as que não têm muito apoio em casa. A euforia para querer crescer, achar que ser adulto é um máximo, porque podemos fazer o que quisermos (que não é bem assim) e não entender que para algumas coisas são novos demais, mas para outras já são bem grandinho é bem difícil e um grande problema. Oh, período complicado esse chamado Adolescência!? rsrs

Com a garota de treze não foi diferente!

Como título já diz, o livro retrata o começo da adolescência de uma garota que acaba de completar seus treze anos. Lucinda, mas para os íntimos Luce, sempre se achou muito madura para a sua idade, achava os carinhas da sua turma muito infantis e queria que sua mãe percebesse que ela não tem a mesma maturidade que eles.  O problema é que sua mãe, como todas as mães do mundo, a enxerga com a idade que tem e por causa das experiências da mesma, sabe que Luce é apenas uma criança ainda.

"De olhos fechados, tentei deixar a mente vazia ou pensar em outras coisas, só que não é assim tão fácil. Sou pilhada por natureza – ansiosa. Quero resolver tudo logo, como se o mundo fosse acabar. Quando um assunto me atormenta, hum... Faço disso uma tempestade num copo d’água. Sempre exagerada. Veja o que me tortura desde os meus onze anos: me sinto adulta, inteligente e capaz; sempre antenada, curiosa ao cubo e maluca para crescer logo."

Luce se acha sem graça, só porque seu corpo ainda não desenvolveu, por ter somente treze anos e nunca ter beijado um carinha.  O problema maior é que ela não quer alguém da sua idade, quer um cara mais velho, pois pra ela o negocio era ter dezesseis, na cabecinha dela é a idade onde os caras acham as garotas mais interessantes e quando a vida começa a mudar.

Porem as coisas começam a mudar, quando ela conhece Noah, um carinha mais velho, lindo, perfeito, que toca em uma banda. Tipo sonho de consumo de toda adolescente! Como tudo na vida dela não é fácil (como ela mesma diz) e o carinha não pode ficar fora dessa regra(fato!), Luce descobre que ele tem 18 anos e é ai que ela trapacear, começa a juntar mentira no seu banco de horas para confessar e pedir perdão a Deus, para ficar com o Noah.

A história como podem ter percebido, gira em torno de Luce: em sua busca para ficar com um cara mais velho e provar para sua mãe que ela já é bem grandinha e madura.

No decorrer do enredo conhecemos alguns personagem, como sua mãe que é  mega protetora, o namorado da mãe o Dr Elias; seu pai que tem outra família e ela tem uma enteada um pouco mais velha; sua melhor amiga Rafa que é meio maluquinha como a Luce, mas a euforia para crescer é mais branda; Noah o cara perfeito aos olhos de Luce e claro que não poderia deixar de citar o Bruno o melhor amigo de Luce e Rafa, que ainda tem uma paixonite por Luce, mas como ele é novo e ela só o vê como amigo, não rolou, sabe?! Torci muito para que os dois ficassem juntos, ele é um fofo, carinhoso e o achei muito evoluído para a idade que tem. Porém Luce não quis e eu fiquei como? Só lendo, neh?!

O livro é contado em primeira pessoa. Um chiki-lit muito fofo e engraçadíssimo. A autora Lilian Reis, consegue retratar com muita clareza, através de Luce, como essa fase pode ser muito difícil para algumas meninas, de um modo bem humorado e comovente.

"A Rafa e eu vimos quando ela se virou e sorriu, cínica e vitoriosa. Aí não aguentei mais. Avancei, pulei em cima dela e puxei aqueles cabelos lindos e perfeitos. Ela berrou e agarrou os meus cabelos também. A professora deu um grito:
– Jesuuus, me ajuda! – Jesus era o inspetor da escola.
– Luce, Luce, Luce, nãooo! – berrava a Rafa. – Isso não vai prestar! Logo Jesus chegou e separou a briga. Que vergonha!"

Luce, como personagem trás também um grande aprendizagem para as meninas de sua idade, que a melhor coisa da vida é não quer atropela-la e sim, viver cada fase ao seu tempo e espaço.

"– Sabe, depois de tanta confusão, tive tempo de pensar. E olha, pra mim, já deu. Com sobras! Não atropelo mais nada. Quero viver cada dia dos meus treze anos sem pensar nos quatorze. E, já que me pediu um conselho, o melhor que posso dar é não apressar as coisas! Deixe o seu primeiro beijo acontecer na hora dele. Descobri que assim é mais gostoso e marcante."

Em seus últimos capítulos nos deparamos com uma reviravolta de tirar o folego e uma grande surpresa. Para ser sincera chorei em suas ultimas paginas e isso me surpreendeu bastante, pois passei a maior parte do livro rindo e me encantando com o crescimento e evolução de seus personagens. Em minha opinião, Lilian Reis, escreveu 219 páginas com muito amor e entusiasmos, para deixar seus leitores, com grandes suspiros, um “Qzinho” de quero mais e uma ânsia insuportável para saber como será o futuro de Noah e Luce.

Recomendo a todos os amantes dos gêneros Chick-lit, Infantojuvenil  e Romance, assim como eu. E para aqueles que estão querendo se livrar de uma mega ressaca literária, pois A garota de treze é um livro leve e que espalha paz em suas paginas.






Bom  galera, ficaram interessados no livro? Você poderá levar para casa um exemplar dessa maravilhosa história. Basta participar do sorteio e torcer muito!!! 

Sorteio 30/06/2016
a Rafflecopter giveaway


IMPORTANTE:

  • Ter endereço de entrega no Brasil
  • Deixe um comentário com o seu email e nome de seguidor
  • O Sorteio acontecerá dia: 30/06/2016 e o resultado será divulgado no blog e nas redes sociais em até 7 dias após o término do sorteio.
  • O ganhador terá 48 horas para responder o e-mail, caso contrário, faremos um novo sorteio.
  • Se o sorteado não tiver seguido todas as regras, novo sorteio será realizado.
  • O livro mais o Kit serão enviados pelo pela Editora Mundo UNO no prazo de até 30 dias após o contato do ganhador.
  • Não nos responsabilizaremos por extravios ou danos causados pelos Correios. 
  • Este sorteio é de caráter recreativo/cultural, conforme item II do artigo 3º da Lei 5.768 de 20/12/71 e dispensa autorização do Ministério da Fazenda e da Justiça, não está vinculada à compra e/ou aquisição de produtos e serviços e a participação é gratuita.


Bom leitores, que a sorte estejam com vocês.

51 comentários :

  1. Vi várias postagens nos blogs literários sobre esse livro mas não cheguei à ler a resenha. Gosto muito de chick-lit, e esse não vai ser diferente. A sua resenha me deu muita vontade de poder lê-lo, a Luce parece várias garotas de 13 anos de achando maduras suficientes.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não conhecer o trabalho da autora , achei a história encantadora, curto muito chick-lit, e a forma como a autora a desenvolveu a história foi muito boa. os personagens muito bem construídos.

    Seguidora: Josenilda Lins
    josenildalins53@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Já tinha lido resenha desse livro, e gostei muito da estória abordada no livro, principalmente porque sei que todas as meninas na idade da personagem já viu, ou vai passar por algumas dessas situações, tenho certeza que irei da boas risadas, e me identificar durante essa leitura. Com certeza vou incluir esse livro na minha lista de desejados.
    Participando.
    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Lembro como se fosse ontem de ter 13 anos e estar rezando para o tempo passar mais rápido e eu completar meus tão sonhados 16 anos! Hoje, com 18, sinto uma falta enorme daquela época e sei que deveria ter aproveitado mais.
    Até tento explicar isso para a minha irmã, que tem 13, mas não adianta, acho que estamos fadadas a repetir os mesmos erros hahah

    Abraço,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nome de seguidora: Milena Schabat
    E-mail: milenaschabatblog@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Adoreeeei a sinopse do livro, já tiha lido alguma coisa sobre o livro, mas não tinha lido nenhuma resenha, gostei dmais!
    Quem me dera voltar nos meus 13 anos....começaria td de novo e td diferente!
    Parabéns pela resenha!

    Participando!
    Aline Santos
    liihgomes87@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Livros assim voltados para o público mais jovem sempre me agrada. Fico me lembrando de quando tinha exatamente a mesma idade.
    Gostei de saber que é um livro fofo e engraçado. Como também fiquei curiosa em saber o que acontece no final.

    Super participando! 😀

    ResponderExcluir
  8. Ops,esqueci do email!
    Janaina Silva
    Silvajanaina576@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei da sinopse do livro me interesei vou ler com certeza ..

    Silvana

    sil.gomes.2010@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece mesmo ser ótima. Milena Soares / soaresmilena7@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Participando
    I AM raay
    Raira.rios@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha!! Quero muito esse livro.
    Amanda Emanoele.amanda_manu_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Participando!
    andriboaroli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da sinopse e da capa também! Mas a sua resenha, perfeita, foi o que me conquistou. Querendo muito e já adicionado a minha lista de desejados. Abraços.
    Márcia Saltão
    marciasaltao@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Amei a resenha 😍
    Natália Silva
    Nathyavilis15@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Amei a resenha 😍
    Natália Silva
    Nathyavilis15@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. participando e torcendo bastante..
    ja li a resenha desse livro e achei otimo doida pra le-lo.
    niquinha.eloisa@gmail.com.
    Muito sucesso.....

    ResponderExcluir
  18. Não tinha ouvido falar desse livro ainda *o*
    Confesso que fiquei bem interessada :)
    Participando da promo e torcendo.
    Beijos,
    Caroline Garcia
    caarol.garcia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Ameei tudo, a história, a capa.. *_* Não sabia da existencia desse livro, mas ja estou super ansiosa para ler.
    Bejos
    amanda.brasiloliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Meu Deus a Luce querendo ficar adulta logo e eu querendo de volta meus treze anos!! Brincadeirinha!! Acho que o ela está sentindo é normal para a idade dela, mas fiquei curiosa para saber se ela tem alguma coisa com o Noah!! Participando e torcendo para ganhar!!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Aiii que liiindo ... faz tanto tempo que não vejo livros em que rimos muito e no final tem algo muito bom pra nos fazer chorar, e como gosto muiiiito de livros assim, e fiquei curiosa para conhecer ainda mais a Luce. Quando eu tinha a mesma idade da Luce eu gostava muito de ler Thalita Rebouças, justamente por ela saber retratar bem o que sentimos nessa época, e até hoje gosto de ler Thalita, para que assim eu entenda ainda mais meus afilhados e meu filho e lembre de como foi bom minha adolescência para dar bastante valor a tudo que precisamos passar para o nosso crescimento, então já sei que vou gostar muiiito de ler A Garota de Treze. ;)
    jhenny_622@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. tô louca p ler este livro e ele está esgotado no site da mundo uno então vamos torcer p ganhar aqui.
    Amei a resenha!!!
    danielle.souzasantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Quero muito ler esse livro, gostei bastante da história parece ser lindoooo, e a capa é um arraso!!!
    bjoss
    anairados@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Fiquei curiosa a respeito deste romance que você mostrou aqui. Primeira resenha que leio sobre o tema e achei muito bom. Vou ver se consigo ler também.
    Participando.
    elizabethmsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Anna Mendes
    e-mail: lilika.teixeira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Geralmente não sou muito fã de livros com adolescentes como protagonistas, pois, como é uma fase bem conturbada, eles são cheios de chatices, dramas e mimimis. O bom é que isso não acontece nesse. Outra coisa legal é ver que as personagens vão evoluindo junto com a trama, ou seja, a autora teve total domínio do que estava escrevendo. Enfim, fiquei bem curioso pra ler.


    DomDom Almeida
    n_alves4@hotmail.com
    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  27. Adoro chick-lits, fiquei intrigada dele ser um livro mais adolescente também, não costumo ler livros pra essa faixa etária, então não fiquei em dúvida se vou gostar.
    Só lendo pra saber né.
    Beijos
    suelenmendes27@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Amei a resenha desse livro. Sou muito fã de livros de romance adolescente, gosto de poder participar dos conflitos que eles passam e acompanhar o crescimento de cada um.
    Manu P.
    manualalcantara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Que livro saudável para os adolescentes leem!! Achei super interessante o livro!! Participando e torcendo muito para ser a ganhadora!!
    Marie dos Santtos
    mariedossanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Participando e torcendo para ganhar!!

    afcarmi@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Participando e torcendo
    seguidora : Rafaela Rodrigues
    email: rafaelareceitas@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Participando
    simone.cabral.25@gmail.com.
    A resenha é incrível, a capa chama a tenção e a história abordada também.Espero ter oportunidade de ler

    ResponderExcluir
  33. Sou apaixonada por um bom chick-lit, e A Garota de Treze mostra ter uma história incrível por nos apresentar uma personagem de treze anos em busca de seu primeiro amor. Narrativas que envolvem a vida de adolescentes são leituras agradáveis e sempre nos cativam com suas aventuras. Amei a resenha e espero ter a oportunidade de ler o livro em breve.
    Beijos, Bella!
    Seguidora: Leonora Oliveira
    E-mail: leonora.judite.oliveira@outlook.com

    ResponderExcluir
  34. Apesar de não conhecer o trabalho da autora , achei a história encantadora, e a forma como a autora a desenvolveu a história foi muito boa. os personagens muito bem construídos.
    participando
    Adriana Holanda Tavares

    ResponderExcluir
  35. quero muito esse livro. Pois minhas irmã esta passando por essa faze da adolescência.
    Ana Paula
    E-mail ap.rd@hotmail.com
    Instagran ap.rd

    ResponderExcluir
  36. Participando
    Deise Ellen
    e-mail: deisellen@outlook.com

    ResponderExcluir
  37. Participando!
    Ana Carolina Lopes
    analopeslima@live.com
    @livrosimaginari - Twitter
    @livrosimaginarios - Instagram

    ResponderExcluir
  38. Faz tempo que eu não leio um livro de adolescente. Gostei dessa historia, esses livros me fazem lembrar da minha adolescência. Achei bem interessante, pretendo ler esse livro.
    thaisdoria@live.com

    ResponderExcluir
  39. eu ja partuicipei de muitas promoções neste blog. inclusive o de caça palavras e outros, mas nunca consegui ver os resultados, ja sigo muito tempo. agradeço mais esta oportunidade e que a sorte esteja comigo. quanto ao livro nao conheço para gostaria muito de ser apresentada a ele pessoalmente hehe
    bjs
    tatianats.eh@gmail.com
    nao me envie email pelo hotmail por favor. eu tambem nao me inscrevi aqui pelo facebook e sim diretamente
    tatyana sylva

    ResponderExcluir
  40. Franciele Ribeiro
    francesinha39@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  41. Quero muito!

    Rafael Muniz - raffa_509e@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Participando e torcendo!! Bom demais!!
    Zilda Rosa dos Santos
    zildarosadossantos1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Estou bem curiosa para ler esse livro, a narrativa parece ser leve e envolvente. Acredito que irei gostar bastante dos personagens. Espero realmente adorar o enredo.
    Participando \0/
    Pamela Alves
    pammella2014@gmail.com

    ResponderExcluir
  44. Participando e torcendo muito.
    suquinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Quero muito esse livro! Parece ser ótimo, espero ganhar \o/
    Ig:leslyane1d
    E-mail: anny1d69@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Adorei a promoção e estarei participando *-*
    Alessandra Fernandes
    sandrinha.icm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Participando
    Nome de seguidora: Miriam Guiraldelli
    E-mail: miriamguiraldelli@hotmail.com
    É nessa idade que começam nossas primeiras paixões e elas marcam para todo o sempre.

    ResponderExcluir
  48. Que livro fofo, ainda não conhecia!
    Quem não teve problemas na adolescência? toda aquela ansiedade, sonhos, primeiros amores, medo e vontade de ser logo dona da próprio nariz!! Vou adorar ler o livro e relembrar a minha!! :D
    dfdanife@gmail.com

    ResponderExcluir
  49. Estou nos meus 23 anos mas essa temática adolescente sempre me fascina. Quero muito conhecer esse livro!
    rayana_freddykrueger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Participando!
    debbrabelo@gmail.com | Deborah Cabral

    ResponderExcluir