29 de junho de 2016

Resenha - Carta Náutica das Desimportâncias

Título: Carta Náutica das Desimportâncias
Autor (a): Fabíola Rodrigues
Editora: 7Letras
Páginas: 88

As palavras – belas, insólitas, extraordinárias – arrumadas em formas raras e surpreendentes delimitam os versos do primeiro livro de poemas de Fabíola Rodrigues. Durante quatro anos ela andou pela África vislumbrando cenas, aromas e saberes tão exóticos e ao mesmo tempo tão familiares. Essa vivência marca muitos textos, mas também há os que transbordam feminilidade, sensualidade e a urgência de expressar-se através da poesia. Os poemas de Fabíola envolvem o leitor em uma aura única, conduzindo-o por um tempo e lugares esquecidos, porém presentes.



 Um dos fatos que me chamou atenção nesse livro e acabou sendo o que levou também a minha curiosidade é o fato da autora ter morado na África. Pensa que incrível ter passado uma temporada nesse país de tanta cultura.  E essa autora é tão incrível que consegue retratar que apesar do sofrimento o país não tem só isso que o descreve. É o livro de estreia da autora, mas quando você vai lendo parece que ele já está nesse ramo há tempos. Ela possui uma escrita bem notável, mesmo variando formas e estruturas textuais. Os poemas possuem um belo jogo de palavras. Já te comprei? Haha Espero que sim. O livro é tão curtindo que você lê uma sentada.

Uma das marcas principais que para minha pessoa consequentemente ficou complicado é que ela possui uma grande gama e uma ampla riqueza de vocabulário com abundantes recursos linguísticos. No meu ver ficou complexo e meio complicado para realizar a “tradução” dos poemas. Tive que botar a cachola para pensar e não foi pouco não. rsrs  A autora alterna  entre textos curtos, longos, poesia e prosa.

Dessa imensa geografia
De dores acicatantes
Disputas ferozes
E tartamudeios
De espírito
Liberta-me!
Ou será revelado...

O que acharam? Já ouviram falar desse livro? #Recomendo






Livro cedido pela Oasys Cultural em parceria com o blog The House of Stories.

Um comentário :

  1. Oi Krizia!
    Nunca tinha ouvido falar do livro, mas gostei bastante do assunto: primeiro, tenho muuuita vontade de conhecer a África; segundo, acho muito bacana quando os autores "desafiam" a nossa cabeça com diferentes e novos conhecimentos. Mesmo que no começo seja um pouco engessado, depois a gente se acostuma e aprende um monte de coisa bacana!
    Bjosss

    ResponderExcluir