28 de junho de 2016

Resenha - Serial Killers: Made in Brazil


Titulo: Serial Killers - Made in Brazil
Autora: Ilana Casoy
Editora: Darkside Books
Nº de paginas: 352

Após o sucesso do seu primeiro livro, Ilana Casoy dedicou-se a uma pesquisa rigorosa para investigar os serial killers brasileiros, no que viria a ser o primeiro livro do gênero dedicado aos assassinos em série do Brasil. Foram cinco anos de pesquisas, visitas a arquivos públicos, manicômios e penitenciárias, além de entrevistas cara a cara com personificações do mal em terras tupiniquins, para compor um inquietante roteiro com rigor investigativo de como, por quê e com que métodos os serial killers brasileiros atuam. Em Made in Brazil, Casoy relata sete casos de serial killers brasileiros, três dos quais ela entrevistou pessoalmente: Marcelo Costa de Andrade, o vampiro de Niterói, um dos casos e depoimentos mais chocantes do currículo da autora; Francisco Costa Rocha, o Chico Picadinho; e Pedro Rodrigues Filho, o Pedrinho Matador. Um relato cruel feito pelos próprios assassinos, conduzido com maestria por quem entende do assunto, que procura guiar o leitor pela sinuosa mente de pessoas frias e com movimentos mais que premeditados para o mal. Além deles, a autora se debruça sobre a vida e os crimes de José Augusto do Amaral (Preto Amaral), Febronio Índio do Brasil, Benedito Moreira de Carvalho (Monstro de Guaianases) e José Paz Bezerra (Monstro do Morumbi).


Olá queridos leitores...
Hoje estou aqui para falar sobre um livro que me chocou de uma forma inesperadamente intensa!
É claro que eu imaginava que teria um certo incômodo em lê-lo... mas nem tanto!
No período em que fiz a leitura da obra, apresentei seguidos episódios de pesadelos noturnos. Provavelmente fiquei muito impressionada, devido as diversas fotos contidas na obra – fotos dos assassinos e das vítimas. As fotos são grandes, nítidas e as imagens ficam gravadas, assombrando nossa mente por um bom tempo.
Neste livro são contadas as histórias de sete serial killers brasileiros, que agiram entre a década de 20 e a década de 90.
Mas afinal o que é um serial killer (assassino em série)?
É um assassino que comete uma série de homicídios com algum intervalo de tempo entre eles. Suas vítimas apresentam o mesmo perfil, sexo e faixa etária por exemplo, e são escolhidas ao acaso e mortas sem razão aparente.
Muitas vezes são pessoas charmosas, carismáticas e de uma “inteligência” invejável... PRONTO!
A partir daí você começa a olhar para o lado e desconfiar de qualquer um que passa por você na rua ou até mesmo daquele colega de trabalho que senta na mesa ao lado... RSRSRSRS não pira não pira não pira Priscilla... 
Existem três elementos que conectam os crimes em série: modus operandi (protege sua identidade e garante a fuga), ritual (baseado nas necessidades psicossexuais do criminoso, fantasias) e assinatura (combinação dos dois elementos anteriores, pode ser por exemplo a aquisição de algum pertence específico da vítima, que são vistos como “troféus”).
O caso que mais me impressionou foi o do “Vampiro de Niterói”, Marcelo Costa de Andrade, que respondeu criminalmente pelo assassinato de treze crianças, porém há indícios que o número de vítimas foi maior do que esse. O mesmo justificava seus crimes por intermédio da religião, dizendo que as crianças mortas de forma violenta “ganhariam o reino dos céus” e as que morriam antes dos treze anos iriam diretamente para o céu. Na sua mente doentia, achava que estava fazendo um favor para aquelas que matara.
Recebeu esse apelido por beber o sangue de suas vítimas, por achar que ficaria “tão bonito” quanto elas. Garotos eram seus preferidos, por serem mais bonitos enquanto ainda tinham a pele “lisinha”.

“Descreve seus atos como quem lê uma lista de supermercado, com muita frieza, como se não se importasse. Durante várias vezes, na entrevista, me pediu que lhe enviasse uma bermuda, vestimenta que guardava de cada criança que matava, como lembrança ou troféu. Não enviei.”

(Ilana Casoy a respeito da entrevista feita com Marcelo Costa de Andrade - "Vampiro de Niterói")



Outro caso que me aterrorizou bastante foi o de “Chico Picadinho”, como o próprio apelido diz, este mutilava as vítimas (em um processo mais parecido com uma dissecação do que um esquartejamento) em uma tentativa de se livrar do corpo. Ele tentava remover as partes femininas da vítima, o que é chamado de desfeminização.
A autora é expert no assunto, tendo publicado outras obras abordando casos reais e também fictícios. Fez estágio na polícia científica e inclusive participou, a convite da Fox Brasil, da criação de um perfil do psicopata Dexter Morgan, protagonista da famosa série que leva o seu nome.
Existem outros livros da editora que abordam o mesmo tema: Serial Killers - Louco ou Cruel? (também de Ilana Casoy), Social Killers - Amigos virtuais, Assassinos Reais (RJ Parker e JJ Slate) e Serial Killers - Anatomia do Mal (Harold Schechter).
Na minha opinião esse assunto desperta a curiosidade das pessoas pelo mistério e pelas questões psicológicas envolvidas... ao ler esse tipo de livro nossa cabeça se enche de perguntas...
Como essa pessoa não sentia remorso após os crimes? Como conseguia encostar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente? O que despertou esse instinto criminoso? É uma questão genética, do meio ou de uma combinação dos dois fatores?
Confesso que também fiquei com uma certa “neura” em relação as pessoas que me rodeiam, pois comecei a ver todos como assassinos em potencial... rsrsrsrs sinistro né?!
Definitivamente os relatos, as descrições dos crimes, as entrevistas e as fotos mexeram comigo... e você... VAI ENCARAR??? 

Beijos literários!!!


24 comentários :

  1. Oiii Priscilla, tudo bem?
    Menina fiquei completamente apaixonada pela sua resenha e indicação <3 Serial Killers é uma obra que estou namorando a bastante tempo, além do mais essa edição está um arraso, dica muito mais que adotada <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que delícia ouvir isso Morgana!!! Obrigada!!!
      E é isso mesmo, além das histórias e análises super interessantes, essa edição tá de matar (se me permite o trocadilho de mau gosto rsrsrs)...
      Bjos

      Excluir
  2. Oi Priscilla, a Darkside tá com uma série sobre serial killers né. Bom saber que o livro é interessante, deve ser mesmo muito assustador, ainda mais no momento violento que vivemos. Adoro ler livros policiais, mas quando a história é real acho que o choque é maior né?
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Thami é chocante e terrível... completamente!
      Os pesadelos foram mais do que reais, mas é muito bom pra gente ficar esperta sabe, infelizmente tem muita gente ruim no mundo :(

      Excluir
  3. Parabéns pela ótima resenha, a muito tempo estou com vontade de ler este livro e agora aumentou mais minha curiosidade sobre ele, assim que tiver tempo realmente irei lê-lo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Edi! Quando ler me avise para trocarmos algumas ideias ;)

      Excluir
  4. Eu me interesso bastante pelo assunto. Sinto-me bem curiosa sobre o funcionamento da mente dessas pessoas. Gostaria muito de ler o livro, mas não sei, sinceramente, se poderia ver as fotos. Acho que teria pesadelos, assim como aconteceu com você. Recentemente li o livro "Eu sou Jack, o Estripador" e não parei para olhar as fotos. Além disso, o livro não tinha descrições dos crimes, então foi mais suave. De qualquer forma, acho que arriscarei a leitura da obra. Adorei a sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!
      Não vou mentir... realmente fiquei bem impressionada por vários dias, mas não me arrependi nem um pouco, valeu muito a pena! Talvez você pudesse fazer um teste... leia o primeiro caso e se ver que aguenta você continua... tenho certeza que irá querer ler até o fim, bjos!

      Excluir
  5. Oi Priscilla, Parabéns pela resenha, super bem escrita. Mas só de lê-la confesso que me deu medo - ok, ok... sei que sou bem grandinha mas não consigo curtir esse gênero - Porém deu pra perceber que a autora se preparou muito bem para escrevê-lo e isso deve o ter deixado incrível - para quem gosta - dessa vez irei deixar passar tua dica de leitura tá ;) bjinhos

    Ps. Seguindo teu blog ;)
    http://amantedoslivrosmercia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk ok Mercia... eu entendo... o livro é realmente assustador! Bjokas flor!

      Excluir
  6. Oi, como vai?

    Serial Killers é uma obra que muito me interessa, adoro livros policiais, se bem que choca quando se trata de algo real. Ainda assim, gosto de ler. Obrigada pela dica, quero ler o mais rápido possível. Parabéns pela resenha!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, como vai?
      Adoro livros policiais, principalmente Agatha Christie... acho que por isso que comecei a me interessar por esses assuntos rsrsrsrs, mas como você comentou, quando o fato é real o caso muda de figura e a sensação de terror é bemmm diferente!
      Beijos

      Excluir
  7. Darkside e Ilana Casoy formam um casamento perfeito.
    Assim como você, esse livro também me chocou muito, mas me trouxe um conhecimento fora do normal.
    A resenha tá incrível, até esse livro não deixa nenhum pouco a desejar né?

    Beijos
    Angel | http://freetimenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica... pois é também me agregou muito conhecimento em relação ao assunto e fiquei com muita vontade de ler o outro dela.
      Obrigada pelos elogios e adorei saber que gostou tanto quanto eu ;)

      Excluir
  8. tenho vontade de ler, já li outro da autora e curti bastante a maneira como ela informa sobre os casos e talz... essa edição da Dark tá na minha listinha... tenho o Serial Killers - Anatomia do mal, você iria ficar muito impressionada com ele tb...
    hehehe
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh já comprei esse e logo logo começarei a leitura!
      Bjos ;)

      Excluir
  9. Oi.
    Me interesso muito pelo assunto,
    não conhecia o livro ainda, já adicionei a lista.
    valeu a dica.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia!
      Se você se interessa pelo assunto realmente vale a pena... bjokas ;)

      Excluir
  10. Olá, eu não sou do tipo medrosa, mas já é a segunda resenha que leio desse livro e apesar da curiosidade, estou com "meda" dele kkkkkkk. Que bom que você foi até o fim e trouxe suas impressões para nós. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse... rsrsrs eu entendo sua "meda", TOTALMENTE compreensível!
      Se você se interessar pelo assunto dê um tempo, quem sabe daqui alguns dias você toma coragem não é mesmo?! ;)
      Beijos

      Excluir
  11. Ooi! Não creio que eu iria apreciar a leitura desse livro, porque não gosto de coisas bizarras assim rs Ainda mais envolvendo o psicológico. Mas, fico contente que tenha gostado, e com certeza eu não conseguiria dormir direito.
    Parabéns pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios Ruhh!
      Mas olha só nunca diga nunca, kkkkkkkkk, vai que um dia de repente você comece a ficar curiosa sobre o assunto?
      Aí já sabe por onde começar não é mesmo?
      Bjos flor ;)

      Excluir
  12. Parem de dar moral pra essa menina. Ela é louca. E nem digo isso pq é minha irmã, digo pq é louca mesmo. Ah, adorei a resenha! Bjs Prika.

    ResponderExcluir
  13. Huahauhauahua ahhh Maurão sacanagem hein... rsrsrs... mas dessa vez nem vou brigar, afinal você foi o meu maior mediador de leitura ever!!! ;)

    ResponderExcluir