12 de novembro de 2016

Resenha - Saga Encantadas

Título: Box da Saga Encantadas contendo 3 livros (Veneno, Feitiço e Poder)
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Gente (selo Única)


A Saga Encantadas contém três volumes: Veneno, Feitiço e Poder. Essas obras fazem uma releitura de várias histórias infantis, com grande foco nas princesas tão adoradas pelas crianças, incluindo a Branca de Neve, os anões, Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho e outros. Porém, as histórias não têm nada de inocentes e infantis... Muito pelo contrário! Aqui encontramos narrativas, que apesar de terem princesas e magia, são contadas de uma forma madura e direta, com direito a cenas eróticas e tudo mais. Sarah Pinborough nos presenteia com essa trilogia magnífica mostrando que os adultos também adoram histórias encantadas.


Olá, pessoal! A resenha de hoje vai ser um pouquinho diferente, pois iremos falar dos três livros que compõem a Saga Encantadas. Dessa forma, vou falar a sinopse e a minha opinião de cada livro separadamente, porém, de forma sucinta. Lembrando que o enredo dos livros estão entrelaçados e, em alguns casos, um complementa o outro.



Título: Veneno
Nº de páginas: 223

Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Em "Veneno", Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de forma mais adulta, mostrando que cada personagem tem personalidades e hábitos diferentes do que a Disney sempre nos contou e, que além disso, eles têm motivos para serem assim. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria um "final feliz" pode se tornar o pior dos pesadelos.


Em "Veneno" nós conhecemos uma Branca de Neve muito diferente daquela dos filmes e histórias infantis. Aqui ela age de forma inadequada para uma princesa: bebe, anda com os anões (que são trabalhadores de minas explorados pelo reino), cavalga, foge do castelo para ir à floresta, mas ainda tem um bom coração, é determinada e forte. Temos também como protagonista Lilith, a madrasta de Branca de Neve, e ambas tem quase a mesma idade. Lilith se tornou rainha após ser obrigada a se casar com o pai de Branca de Neve, porém, ela nunca foi tão amada pelo povo como a antiga rainha, então, passa a usar de suas capacidades mágicas para amedrontar as pessoas e fazer com que respeitem-na. A atual rainha também inveja muito a adoração que o povo tem por Branca de Neve, considerando que esta é bondosa, humilde e trata a todos muito bem, diferente de sua madrasta, que vive trancada dentro do castelo com muito luxo realizando seus atos maldosos e ignorando a população. Esse conjunto de fatores despertam sentimentos de inveja e ódio na madrasta para com a princesa bondosa, e muitas coisas acontecem ao longo da história, incluindo maçã envenenada, príncipe, caçador... Nessa obra, são feitas referências às histórias de "Aladim" e "João e Maria" em dados momentos. Para saber tudo isso você terá que ler a obra, mas já adianto que a leitura é fluida, cativante, muito instigante e diferente do que estamos acostumados.




Título: Feitiço
Nº de páginas: 223

Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela de ir a este baile irá ganhar aliados peculiares para se tornar realidade. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de uma favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades.

Em "Feitiço" nos deparamos com uma Cinderela sonhadora, trabalhadora (realiza tarefas domésticas), porém, mimada e egoísta. Ela mora com o pai (diferente das outras histórias, aqui ele ainda está vivo), a madrasta (que trata a protagonista como sua filha) e sua meia irmã Rose (a outra filha da madrasta é casada com um nobre), e a família vive com tranquilidade até que são anunciados os bailes para encontrarem uma noiva para o príncipe. Logo após, a madrasta de Cinderela começa com os preparativos para o baile, gastando o pouco dinheiro da família para comprar vestidos de luxo, sapatos, pagar aulas de etiqueta, dança e postura para Rose estar preparada para fisgar o príncipe e, assim, a família se tornar parte da realeza e sair da miséria. Aqui, apesar de Cinderela ter sido criada com todo amor pela madrasta e o pai, ela se torna muito mimada e egoísta. Ela vive sonhando em se casar com o príncipe (dorme abraçada a uma foto dele e sonha com seu final feliz), e vê os bailes como as oportunidades ideias para realizar seu sonho. Para a felicidade de Cinderela, surge sua fada madrinha, que concede a ela tudo que precisa para ir ao baile (com direito a vestido, carruagem e sapatinhos de diamante, e tudo termina à meia-noite) e a garantia de que irá se casar com o príncipe em troca de um favor. À partir daí, a história se entrelaça com o primeiro livro e o leitor fica louco para descobrir o que acontece. Nessa obra, são feitas referências à "Robin Hood"e seus atos de roubar dos ricos para dar aos pobres.




Título: Poder
Nº de páginas: 223

Quando um príncipe mimado é enviado por seu pai para tentar desvendar os mistérios de um reino perdido, ninguém imagina os perigos que ele encontrará pela frente! Acompanhado da figura sóbria e sagaz do Caçador e de Petra, uma jovem valente que possui uma ligação muito forte com a floresta, o príncipe acaba encontrando um reino adormecido por uma estranha magia. Mas que tipo de magia assolaria uma cidade inteira e seus habitantes? E, principalmente, quem faria mal a uma jovem rainha tão boa e tão bela? A não ser, claro, que os olhos não percebam o que um coração cruel pode esconder...


Em "Poder" lemos uma história que antecede os outros livros da trilogia, explicando o porquê de certas coisas terem acontecido. Este é o livro mais interessante e impactante de todos para mim, pois conecta as outras histórias de uma forma surpreendente, que deixa o leitor de queixo caído. No último livro da saga, temos Chapeuzinho Vermelho como Petra, que, juntamente com o príncipe e o Caçador (o mesmo que aparece no primeiro e no segundo livro), encontram um reino adormecido e acabam acordando a Bela Adormecida, que dormia há quase 100 anos. No entanto, isso resulta em um problema enorme e muitas tragédias acontecem.  Aqui são feitas referências também ao lobo da Chapeuzinho, Rapunzel e Rumpelstiltskin (personagem criado pelos irmãos Grimm). Nessa obra, a saga se fecha, as histórias são concluídas de uma forma magnífica e a autora não deixa nenhuma ponta solta.


Em suma, achei a saga incrível. A autora soube construir histórias esplêndidas abordando os queridos personagens dos irmãos Grimm (e da Disney) de forma crítica, dando personalidades fortes às princesas, mostrando que: nem tudo é como imaginamos, para cada ação existem consequências, as pessoas têm motivos para agir como agem e que finais felizes nem sempre acontecem como o planejado ... dentre outras morais presentes ao longo da trilogia. 

O mais bacana é que o leitor fica vidrado nas narrativas, sempre ansioso para iniciar o próximo livro e descobrir o que acontece ao final. Sarah Pinborough encanta o público adulto com suas obras maduras e bem escritas, que apesar de terem princesas e príncipes, contém bastante sexo, traição, luxúria, tragédias, ganância... 

Para aqueles que gostam de fantasias bem escritas e críticas, super indico essa saga maravilhosa. Espero que apreciem as leituras tanto quando eu. 



48 comentários :

  1. Oi Sara,

    Eu sempre vejo esse box andando por ai na internet, sempre barato, mas ssempre tive receio em comprá-lo e acabar não gostando da narrativa. Adorei sua resenha tripla haha bem legal as suas opiniões. Acabo ficando mais tranquila em ler essas releituras, porque adoro as personagens tanto dos irmãos quanto da disney!

    Parabéns pela resenha!

    beijos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anelise! Eu comprei box por R$14,90 no site Submarino e confesso que ele ficou um bom tempo parado na minha estante, até que um dia arrisquei começar as leituras... O resultado? Me apaixonei pela trilogia! Super indico as obras para que você que aprecia essas releituras. Obrigada =D Beijos.

      Excluir
  2. Vi esse box no site submarino e fiquei louca por ele! Mas tenho tantos na lista de desejados é tão pouco dinheiro ultimamente que ele ficou pra depois :/
    Eu já imaginava que as histórias seriam incríveis! Adoro essa capacidade que alguns autores tem de reescrever uma história clássica e mesmo assim deixá-la perfeita!
    Quero muito!
    beijos beijos
    www.livroseafetos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelly! Ele está sempre super baratinhoa na internet, principalmente, na Submarino. Eu estava como você, dando prioridade para outros livros e com grana curta, até que achei o box por R$14,90 e tive que comprar hahahahaha As histórias são incríveis e me surpreenderam demais. Vale muito a pena o investimento. Beijos.

      Excluir
  3. Eu não gosto de princesas e nem de releituras, mas confesso que já comprei dois boxes deste para dar de presente e acredito que agradei muito, então, a dica é mais que válida!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivi! O box é muito bom, as pessoas que presenteou devem ter adorado. Beijos.

      Excluir
  4. Oie!
    Eu já li essa trilogia, e gostei bastante dessa história.
    Confesso que não esperava encontrar uma narrativa tão envolvente nesses livros, e adorei cada um dos volumes.
    E as capas selecionadas são lindas! Eu gostei bastante dos três livros.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carla! Eu me apaixonei perdidamente por esses livros: as capas são lindíssimas e super ligadas às histórias, a diagramação é super fofa, a trama é bastante envolvente... Tudo perfeito. Beijos.

      Excluir
  5. Oi querida,
    Eu sempre fui pela cabeça dos outros e perdi muita oportunidade de comprar esses livros.
    Pelo que li na sua resenha os livros parecem ser bem mais interessante e entrelaçam os contos de fadas conhecidos ♥

    Para quem gosta de Once Upon a Time (como minha irmã) eles vão ser ótimos, pois instiga a leitura a todos.

    P.S adoro essas capas

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice! Vale muito a pena comprar esse box, ele vive de promoção no site da Submarino. Os livros são super interessantes sim, quem gosta de histórias com princesas, releituras e fantasia vai amar. Sua irmã vai adorar, porque essa trilogia parece que foi inspirada na série "Once upon a time". Beijos.

      Excluir
  6. Olá!! :)

    Eu já conhecia a saga e ainda bem que gostaste de ler a coleção! :) Eu adoro sagas e então fantasias, sempre la! :)

    Adoro estas resenhas de coleções inteiras! :) Espero poder ler, ate porque se esta assim tao bem construído e bem escrita e mesmo critica!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Amei essa trilogia! Fico feliz que tenha gostado da resenha hahahaha Obrigada! Beijos.

      Excluir
  7. Olá. Eu também Amei essa série. Amei a desconstrução dos personagens que a autora fez e o melhor de tudo é o fato da autora construir tudo tão bem tão bem que não tem um final. O final do último livro e o começo do primeiro. Isso para mim mostra que ela sabe escrever como gente grande. Beinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Siiiim, o que mais me agradou nessa série foi a desconstrução super bem feita que a autora realizou em relação aos personagens. A escrita da Sarah é excepcional, ela conseguir entrelaçar todos os livros com perfeição, sem deixar nada mal feito. Beijos.

      Excluir
  8. Oi
    Eu adoro contos de fadas versão "Disney", mas tb adoro a versão "original", estilo irmãos grimm. E releituras diferentes.
    Essa trilogia me surpreendeu. Mostrando um outro lado e um estilo de escrita que adorei.
    Sua resenha está bem explica e empolgada, o que mostra bem como as histórias são diferentes e a autora teve uma ideia que soube desenvolver.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosana! Foram as primeiras releituras de princesas que li e eu amei a trilogia. A autora escreve de uma forma incrível que surpreende muito o leitor. Que bom que gostou da resenha! =D Beijos.

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Estou com essa trilogia na minha lista de futuras compras a algum tempo, acho essas capas perfeitas, a única coisa que acho chata é que toda vez que eu vejo na submarino, só tem a edição econômica, ai eu não sei se só tem nessa edição ou se é porque eu não ela em outra. Eu adoro releituras de contos de fadas, e por isso tenho muita certeza de que vou gostar dessa haha adorei a sua resenha, ficou ótima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brenna! Pode comprar o box, pois vale muito a pena. Eu acho que o box da trilogia é só na versão econômica, se você quiser os três livros na edição normal acredito que vai ter que comprá-los separadamente. O meu é versão econômica e a qualidade é realmente inferior: folhas bem finas, a capa amassa muito fácil devido ao material... Mas dou mais valor ao conteúdo hahahaha Fico feliz que tenha gostado da minha resenha! =D Beijos.

      Excluir
  10. Oie,
    Já li e suas impressões são quase as mesma que eu tive, gostei muito, e uma releitura de contos de fada muito boa e desenvolvida.
    Sua resenha está muito boa, parabéns.
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna! Que bom! =D Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos.

      Excluir
  11. Olá Sara,
    Nossa, você acredita que ainda não li esses livros? Sempre vejo o box por um preço pequeno, mas nunca parei e comprei o livro para ler, sabe?
    Gostei muito da forma como você escreveu sua resenha e das suas impressões. A história parece ser diferente e encantadora. É muito legal saber que a autora escreveu de uma forma crítica e deu uma personalidade forte às princesas, isso porque, normalmente, as princesas são fracas e sem muito desenvolvimento.
    Acho que terei de tomar vergonha na cara e ler logo haha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Que bom que gostou da resenha! =D Vale muito a pena comprar os livros da trilogia e ler essas narrativas fantásticas que a autora criou com esmero. Beijos.

      Excluir
  12. Olá,

    Eu tenho esse box e apesar de ser em edição econômica, eu achei bem caprichado, cheia de detalhes. Adorei essa trilogia e li super rápido, de tão bom que achei a história e a escrita da autora. Uma coisa que gostei bastante nessa série foi a autora ter dado todo um enfoque na questão do feminismo e empoderamento.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thayenne. Também achei os livros bem caprichados. Fico feliz que tenha gostado da trilogia tanto quanto eu e, assim como você, ameeeeei o foco no empoderamento feminino. *--* Beijos.

      Excluir
  13. Oi, tudo bem? Li essa saga no início do ano e achei incrível o que a autora fez reformulando totalmente os contos de fadas e deixando nossas princesas da infância mais parecidas com mulheres de verdades. Confesso que teve algumas cenas que me fizeram rir muito e outras que me deixaram chocada perguntando como assim? Kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Estou bem. =D Adorei também essa capacidade da autora de dar às princesas força e personalidade e, também, problemas que muitos vivenciam, acabando com essa visão de que princesas são perfeitas e tal. Ri, chorei e me choquei muito com esses livros hahahaha Amei a experiência de lê-los. Beijos.

      Excluir
  14. Olá Sara =)
    Da "Saga Encantadas" eu li apenas o livro "Veneno" e não gostei. Não pode ser diferente da história original, gosto de releituras, mas por que tem muitas ações e cenas que eu acho impropria para contos de fadas. Mas foi bom ler uma resenha com uma opinião diferente. Que bom que para você valeu apena ler. Beijos'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dayane! Que pena que não gostou do livro. =/ Mas essa trilogia não é um conjunto de contos de fadas, são releituras que enaltecem o amadurecimento dos personagens, a quebra da "vida perfeita" dos personagens, empoderamento feminino, etc. Talvez seja esse o motivo de não ter gostado, por não corresponder com suas expectativas. Beijos.

      Excluir
  15. Olá Sara,
    também amei a Saga Encantadas, as referências as outras histórias além das principais são muito bem feitas, e sim Poder é o mais incrível deles, a forma como tudo se conecta é maravilhoso. Queria muito outros livros, fiquei com um gostinho de quero mais sobre a Lilith.
    Sua resenha disse tudo sem contar spoliers rsrsrs

    A Única arrasou nas capas e no Box.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anee! Fiquei muito feliz com seu comentário hahahahah Amei essa saga e, assim como você, desejando novas releituras. Adoraria experimentar novas obras da autora, considerando o quanto a achei incrível lendo essas obras. Obrigada! =D Beijos.

      Excluir
  16. Oiiii,

    Eu tenho o box dessa saga a seculossss aqui em casa (comprei em uma dessas promoções que eles surgem baratinhos), mas até hoje não consegui me convencer a ler rs, sua resenha me deixou bem aguçada para ler e espero que seja a motivação que eu precisava para tirar estes lindos da minha estante rs.

    Beijinhos...

    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aninha! Os meus também ficaram um bom tempo parados na minha estante, até que um dia resolvi ler o primeiro livro e não parei até acabar a coleção. Espero que sua vontade de lê-los apareça logo hahaha Boa leitura. Beijos.

      Excluir
  17. Oi, Sara

    Vira e mexe o box dessa trilogia está baratíssimo no Submarino. Mas eu já li tanta resenha negativa desses livros que sempre fico com os dois pés atrás. Eu acho interessante essa abordagem diferente, dessa coisa avessa que a autora criou...curiosidade para ler eu até sinto, mas por enquanto, apesar da sua resenha positiva, meu receio ainda é grande.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Esse box está sempre entre R$14,90 e R$19,90 dependendo das promoções. Vale super a pena. Confesso que eu só havia vistos comentários positivos acerca dessas obras antes de lê-las. Mas espero que dê uma chance à coleção, são ótimos livros. Beijos.

      Excluir
  18. Olá!
    Eu simplesmente acho fantástico histórias/filmes/séries que abordam contos de fadas de uma maneira diferente. É quase impossível ser uma história ruim, pois é preciso muita imaginação para criá-las.
    Eu fiquei super curiosa em relação a esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vitoria! Assim como você, adoro essas releituras que são feitas dos contos de fadas, essa coleção me cativou por completo, ainda mais com a escrita incrível da Sarah. Indico a leitura a você! Boa leitura. Beijos.

      Excluir
  19. Já li os três livros e achei o máximo como as histórias se entrelaçam, e no geral achei tudo incrível como você, mas confesso que tive alguns probleminhas com a questão do sexo e da luxúria, talvez por isso meu preferido seja o primeiro livro. Adorei como a autora inseriu outros contos de fadas nos enredos dos livros além dos que eram o foco das releituras, com certeza vale a pena conhecer essas obras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju! A forma que a autora conseguiu interligar todas as histórias foi absolutamente incrível. Quanto às cenas de sexo e luxúria não foram problema para mim, porque todas as minhas leituras são feitas com mente bem aberta, ainda mais essa que envolvia tanta fantasia (e eu também adorei a forma que Sarah deu defeitos e pecados às princesas, mostrando que tem características bem humanas). Beijos.

      Excluir
  20. OI Sara
    Muito boa sua resenha
    Acredita que tenho aqui os três, mas ainda não li?
    Acho as capas lindas!
    Adoro livros sobre fantasias, eles me fazem relaxar e escapar um pouquinho da realidade
    Estas releituras parecem mesmo muito interessantes
    Pretendo ler logo, ainda mais depois do seu post. Me deixou mais animada!
    Bjs

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Claudia! Obrigada =D Se você gosta de releituras que envolvam fantasia vai amar essa trilogia, que é incrivelmente bem escrita. Desejo a você uma boa leitura. Beijos.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  21. oie, eu tenho muita curiosidade em ler essa série. Parece muito interessante e gosto de releituras de contos de fadas que fiquem mais próximas da realidade. Acho interessante o modo como o terceiro livro interliga os elementos das outras histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamara! Se você gosta de releituras, essa trilogia é super indicada para você. Provavelmente, você vai gostar. Boa leitura. Beijos.

      Excluir
  22. Oi Sara, que interessante essa série! Eu ainda não a conhecia, mas sou apaixonada por contos de fadas adultos, então saber que se trata de releituras bem maia maduras me deixou bem animada! Vou procurar saber mais! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Heloisa! Essa trilogia é uma releitura mais madura, que tira da nossa cabeça a ideia de que princesas são perfeitas e tem uma vida ideal. Espero que goste da leitura. Beijos.

      Excluir
  23. Oiee Sara ^^
    Eu adoro releituras de contos de fadas, e cheguei a ler os dois primeiros livros e gostei. Mas enrolei demais para ler o terceiro, de forma que fui esquecendo o que tinha acontecido em "Veneno" e "Feitiço"...hehe' estou querendo reler a ambos antes de mergulhar em "Poder", mas não sei quando terei tempo de fazê-lo *-* Fico feliz em saber que gostou da trilogia. Foram muito bem escritos, né?
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dryh! Vale muito a pena reler os dois primeiros, pois você terá um entendimento muito maior de "Poder" e se surpreenderá ainda mais. Para mim, o último livro da trilogia foi o mais incrível, pois selou a série com perfeição. Boa leitura. Beijos.

      Excluir
  24. Olá!
    Confesso que já li várias resenhas sobre essa trilogia e a maioria dizia que a história não é muito boa, mas a sua resenha me motivou muito a ler os livros. Eu tenho os três mais fiquei desanimada para ler e agora vou criar coragem e ler os livros. Tomara que eu ame assim como você.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir