20 de setembro de 2016

Resenha - Hinário Nacional



Titulo: Hinário Nacional
Autor: Marcello Quintanilha
Editora: Veneta
Nº de paginas: 136

Hinário Nacional é um pequeno e delicado épico onde as histórias de diversos personagens se entrelaçam sutilmente. São histórias de pequenas tristezas e grandes dramas, todos vividos silenciosamente. Alguém que se resigna com o fato de ter sido vítima de abuso sexual, e outro que oculta um dilacerante sentimento de culpa por ter abusado sexualmente. A tristeza de um homem com a velhice e o desbotamento das histórias de amor. O desejo de esquecer o sofrimento, de esquecer o que se fez, de ser o que não é.


Olá pessoal!
Estou cada dia mais interessada por HQs, sendo assim hoje venho falar para vocês sobre um que li recentemente e recomendo.
Na obra “Hinário Nacional”, Marcello Quintanilha mostra situações grotescas do cotidiano de muitas pessoas... e por serem acontecimentos frequentes muitas vezes acabamos encarando como fatos “normais”.
Pequenos fatos, muitas vezes imperceptíveis aos olhos externos, mas que provocam grandes dores, magoas e traumas nas pessoas que as vivem.
Temos o caso mais do que “comum” da moça que se sente inferior por não estar dentro dos padrões de beleza e dessa forma, para se sentir capaz de ser amada, abre mão de todas as suas vontades, gostos e desejos. A mulher que se anula para que possa ser desejada por um homem.
Também temos o caso de uma garota que sofreu abuso sexual e se sente culpada por isso... como se ela tivesse feito algo de terrível ou colaborado de alguma forma para que isso acontecesse...
Por mais doloroso que seja, muitas dessas pessoas preferem não falar sobre o assunto para não serem julgadas (isso mesmo, várias vezes a vítima é julgada juntamente com o criminoso).

“E foi a bem que Deus quis que a vespa se aproximasse da lagarta e penetrasse a lagarta e nela depositasse sua semente. E viu Deus que isso era bom. E que, passados os dias, de dentro da lagarta brotasse a descendência da vespa, tendo-se saciado de suas entranhas.

E tem a história do estuprador que faz o que faz para provar ser quem não é... para provar que gosta mesmo é de mulher, pois nesse mundo machista em que vivemos a única saída que ele consegue ver é essa... e passa a vida inteira se escondendo atrás de máscaras e de remorsos...
Ainda tem outras várias histórias, vários dramas mais do que reais, mas esses vocês terão que descobrir sozinhos.
A edição está maravilhosa, capa dura e apresenta uma combinação de cores super criativa... as páginas internas amarelas são muito originais ;)
Para quem se interessar, o autor tem mais duas obras lançadas pela mesma editora, “Tungstênio” de 2014 e “Talco de vidro” de 2015.
Ao final desse livro e de alguns outros, fui tomada por aquele sentimento de profunda tristeza e completa impotência... vocês sabem do que estou falando... saber que esse tipo de coisa acontece todos os dias com diversas pessoas e o que nós podemos fazer para mudar essa realidade... o que podemos fazer pra realmente melhorar alguma coisa... não apenas ficar assistindo sentindo pena ou dando palpites, como se fosse fácil estar na pele do outro... é tão difícil... porque também sentimos medo, por nós e por nossos familiares... sabemos que também estamos expostos a maldade e quem irá nos ajudar? Quem irá nos salvar desse mundo perdido???
Realmente não sei e gostaria que alguém me dissesse logo, pois minhas esperanças já estão se findando...

Beijos literários

32 comentários :

  1. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas ameia sua indicação. Dica anotada.
    Beijos
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Faby!
      Para mim essa obra também foi uma surpresa!
      Bjos

      Excluir
  2. Oii, tudo bem?
    Que livro incrível, adoraria ter a oportunidade de ler, parece ser aquelas obras de teatro clássico, quero ler com toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgs
      Bem isso... a capa é incrível e também me lembrou disso!
      Bjos

      Excluir
  3. Muito interessante este livro, é realmente relevante que autores tragam temas tão fortes como esses, em que na maioria da vezes são ocultados do público. Ler livros assim que nos faz refletir sobre a realidade que vivemos e muitas vezes desconhecemos é extremamente importante. Ótima resenha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edi
      Pois é... também acho muito importante esses temas serem abordados, afinal através dos livros conseguimos nos colocar no lugar dos personagens e desenvolver a nossa empatia, que infelizmente é tão rara nesse tempo de egocentrismos e egoísmos...
      Bjos

      Excluir
  4. Oii! Nossa gostei muito do que vc falou sobre essa hq, fiquei com vontade enorme de ler! Ótima dica, valeu! bjos

    ResponderExcluir
  5. já tem um tempo que tô a fim de fazer essa leitura... tinha encontrado online mas pretendo ter a edição na estante... amo HQ's e essas temáticas trabalhadas me despertam bastante interesse...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria...
      Senti que você vai gostar muito dessa obra... original, interessantíssima e super bem feita... compre pq não vai se arrepender!
      Bjos

      Excluir
  6. Olá,

    Não conhecia a obra, mas gostei dos temas que ela aborda e o enredo também parece ser muito bom, vou anotar a dica e espero ler em breve.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi... que bom que gostou, espero que consiga ler... bjo

      Excluir
  7. Oi,
    Já quero ler este livro, aborda um tema bastante comum hoje e que realmente já achamos que são normais por todos os dias acontecer isso. Amo livros que quando eu termino de ler fico parando pra refletir, estão em um degrau a mais hahaha.
    Ótima resenha, bjs.
    Meus Piores Pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso que me aconteceu Anny... depois do final fiquei pensando nas histórias por um bom tempo... tb adoro quando acontece isso!
      Bjos

      Excluir
  8. Nossa nunca tinha escutado sobre esse livro, e a história parece ser bem tensa e interessante, não sei se leria por hora mas irei colocar na lista, ótima resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine
      Tomara que tenha a chance de ler, é bem curtinho, porém de assuntos bem pertinentes ;)
      Bjos

      Excluir
  9. Oie, tudo bem? Não conhecia o livro, mas depois dessa resenha fiquei morrendo de vontade de ler, parece ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tha
      Que bom que gostou... é uma leitura bem interessante, daquelas que faz a gente refletir sobre diversos assuntos.
      Bjos

      Excluir
  10. Olá,
    Se suas esperanças estão findando, as minhas acho que nem existe mais!
    É cada coisa que presenciamos que me leva a pensar muitas vezes Odiosa Natureza Humana que passa por cima de tudo e todos sem pensar nas consequências que seus atos podem causar a alguém.
    Fiquei bastante curiosa para conferir esses acontecimentos que já estão tão entranhados em nossa sociedade que parecem até normais.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi
      Me sinto assim também... é triste ver onde a raça humana chegou...
      :(

      Excluir
  11. Olá! Fiquei bastante impressionada com o teor dessa Hq, mesmo sendo forte, achei interessante abordar esses fatos, que infelizmente acontecem sempre. Beijo

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su
      É bem interessante mesmo, o autor me surpreendeu com certeza.
      Bjos

      Excluir
  12. Olá, Priscilla! Não conhecia o livro e confesso à primeira vista não me interessei. Porém lendo sua resenha e todas as questões do cotidiano que ele traz, me surpreendi. Parece ser uma boa leitura e eu desejo mto sucesso para o autor!


    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yo
      Eu me interessei primeiramente devido a capa, rsrsrsrs, pois é linda demais!!! kkkkkk
      Mas agora sério, a leitura é surpreendente... dê uma chance, pois não vai se arrepender!
      Bjo

      Excluir
  13. Olá, adorei o livro, saber que são várias histórias que se entrelaçam em um livro com diagramação impecável me eixa bastante animado para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mairton
      Realmente as histórias são ótimas e se entrelaçam de uma forma bem inteligente e original!
      Bjo

      Excluir
  14. Oie
    que interessante essa edição e o que li na sua resenha me deioxu mega interessada e curiosa, parece ser uma leitura bem diferente

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cath
      A edição é muito linda mesmo... de encher os olhos!
      As histórias são super bem escritas e amarradas... vale a pena conferir!
      Bjos

      Excluir
  15. Priscilla, não é bem o tipo de livro que me interessa e que leio, mas a premissa nos deixa com aquela pulga atras da orelha por ser tema que mexe com a gente.
    Acho que leria.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Nossa que premissa diferente, fiquei muito curioso para ler. Sem duvidas vai para a wishlist.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas achei super interessante a sinopse e a resenha que fiquei com vontade de ler.
    Bjs Leituras da Mary ♡♡

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas achei super interessante a sinopse e a resenha que fiquei com vontade de ler.
    Bjs Leituras da Mary ♡♡

    ResponderExcluir