25 de junho de 2016

Resenha - Dois garotos se beijando

Título: Dois garotos se beijando
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 222

Harry já beijou Craig tantas vezes, mas este é diferente de todos os beijos que vieram antes. Eles estavam se beijando com um objetivo, mas o objetivo não era eles, era o beijo em si. Eles não estavam usando o beijo para manter o amor vivo, mas estavam usando a amizade para manter o beijo vivo. Harry beija Craig e sente que há uma coisa maior do que os dois bem ao redor daquele ato. Ele não estica a mão para alcançar essa coisa, ainda não. Mas sabe que está ali. E isso torna diferente de qualquer outro beijo que eles já deram antes. Ele sabe disso imediatamente.  



Olá, pessoal! Hoje trago a resenha desse livro super bacana e fofo: "Dois garotos se beijando" do David Levithan. Essa obra trata de uma temática super importante - gays e a homofobia - contando a história de vários garotos que lidam com todas as dificuldades que uma pessoa enfrenta ao se assumir homossexual.

Eu, particularmente, gosto muito desse assunto, gosto de conhecer diferentes visões sobre a vida de homossexuais a fim de compreendê-los e conhecer seu universo. No caso desse livro, o leitor tem a chance de acompanhar a vida de vários personagens que representam pessoas reais, que passam por situações semelhantes. Ao finalizar a leitura, me senti encantada e cativada por cada um dos personagens, cada um com histórias diferentes, porém, todos compartilhando do mesmo desejo de achar seu lugar no mundo.

Ao longo da leitura, você se pega refletindo sobre muita coisa que nunca tinha parado para pensar antes. Vendo o subconsciente dos personagens, você começa a entender que as dificuldades que os gays enfrentam não são poucas e não são tão simples quanto a mídia costuma dizer; que não é só o resto do mundo que tem dificuldade em aceitá-los, mas eles também têm sérios problemas com isso; que eles têm muito mais receios ao iniciarem um relacionamento do que os héteros; que, mesmo os pais que "aceitam" seus filhos homossexuais, têm grandes problemas de assumirem isso para si próprios e se perguntam "Onde foi que errei?"... Dentre outras questões.


"Dois garotos se beijando" conta a história de vários adolescentes homossexuais, seus estilos de vida, vidas amorosas, ambiente familiar e, principalmente, as dificuldades que enfrentam por serem gays. Avery nasceu menina, mas, ao perceber que "estava no corpo errado", fez algumas cirurgias a fim de se tornar fisicamente um garoto. Num baile gay, Avery, com seu cabelo rosa, conhece Ryan, com seu cabelo azul e, à partir daí, um romance super fofo começa. Peter e Neil são namorados há um ano e os pais de Neil tem certa dificuldade em admitirem que o filho é gay, principalmente a mãe. Cooper é um garoto recluso, que vive isolado com seu notebook, navegando em sites de relacionamento com um nome falso, tendo conversas eróticas com homens anônimos (de todas as idades) tão solitários quanto ele e sempre escondendo de seus pais (ele acha que seus pais não se importam com ele) e "amigos" (ele não tem amigos) que é gay, até que um dia Cooper deixa o notebook aberto em um bate papo e seu pai lê suas mensagens, o que resulta numa briga muita feia e no garoto roubando o carro dos pais e fugindo sem rumo. Harry e Craig são ex-namorados que convivem como bons amigos. Um dia Tariq é agredido na rua por um grupo de garotos homofóbicos e, após isso, Harry tem a ideia de tentar quebrar o recorde mundial de beijo mais longo e, ele e Craig decidem ficar 32 horas se beijando e ir para o Livro dos Recordes, a fim de quebrar tabus. O leitor acompanha todo o tempo do beijo e vê o quanto os dois garotos sofrem para não desgrudarem os lábios, sentindo fome, frio, vontade de fazer xixi, dores nas pernas... Você se pega torcendo pelos dois garotos se beijando, incentivando-os a continuarem, a terem força, você conta as horas e minutos que faltam para as 32 horas.


"O amor é tão doloroso; como podemos desejar para alguém? E o amor é tão essencial; como podemos atrapalhar o progresso dele?"


Ao longo da leitura, você vai conhecendo o convívio familiar de cada personagem. Alguns pais não sabem que o filho é gay, outros sabem mas não admitem para si próprios... Você fica tão tocado com a busca desesperada dos meninos pela a aceitação familiar, que fica emocionado ao entender o sentimento deles de desespero e carência, se sempre tão sentindo deslocados. E, quando vê pais que aceitam o filho completamente, como no caso de Harry, você entende a importância desse apoio e aceitação e percebe que todos os pais deviam ser assim.

"Não há nada mais doloroso do que ver alguém desistir de você. Principalmente se for sua mãe."

Um outro ponto super bacana desse livro é que, a narração dele é feita por uma geração que morreu de AIDS, pessoas essas que narram a vida dos personagens e aconselham-nos, mesmo sem serem ouvidos; contam sobre suas próprias experiências e mostram ao leitor que os gays sempre existiram, sempre sofreram com a perda de suas identidades, sempre se esconderam, sempre buscaram aceitação, principalmente, familiar... O ponto mais forte desse livro é a narração, ela torna a história mais tocante, mais real (pois é baseada em fatos). Os narradores são a voz do leitor dentro do enredo, incentivando cada garoto a não desistir, a lutar, a promover mudança; são também professores do leitor, deixando lições importantes de como ser mais humano, de como ser melhor e nunca desistir.

"Acordar é difícil, e acordar é glorioso. Observamos vocês se mexerem e saírem cambaleando da cama. Sabemos que gratidão é a última coisa na sua cabeça. Mas vocês deviam sentir gratidão. Vocês têm mais um dia."


Em suma, achei esse livro incrível e super indico a todos.






2 comentários :

  1. Oi Sara!
    Sempre tive vontade de ler esse livro, primeiro que achei o título bem chamativo, e segundo porque gosto muito do autor. O assunto me interessa bastante, pois tenho muitos amigos homossexuais e é de grande importância nossa empatia e sensibilidade em relação a todo sofrimento que essas pessoas passam devido a intolerância existente. Bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Achei esse livro super bacana, ele é muito fofo (apesar de ser realista)... É uma leitura super leve e ao mesmo tempo verdadeira. Leia... Muito legal! Beijos.

      Excluir