26 de novembro de 2015

Resenha - Star Wars: A Trilogia

Título: Star Wars: A Trilogia
Autor: George Lucas
Editora: DarkSide Books
Nº de páginas: 528
A saga que atravessou o espaço e inúmeras gerações de fãs retorna ao público brasileiro em grande estilo. As histórias clássicas de Luke Skywalker, Han Solo, Princesa Leia, Mestre Yoda e Darth Vader ganham as páginas luxuosas de Star Wars, A Trilogia. A obra reúne os romances inspirados nos três primeiros filmes do universo fantástico criado por George Lucas: Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Os três títulos chegaram a ser lançados no Brasil, sendo o último deles em 1983. Mas esta é a primeira vez que a trilogia completa é editada em nosso país num único volume, em capa dura. O acabamento segue o padrão quase psicopata de qualidade da editora DarkSide.


Episódio IV - Lançado em dezembro de 1976, cinco meses antes da estreia no cinema, o livro foi o primeiro contato do público com Luke Skywalker, o jovem destinado a combater as forças mais poderosas de um Império do Mal, usando uma Força que ele não imaginava possuir. Assinado por Lucas, o livro foi adaptado de seu roteiro original com participação de Alan Dean Foster, autor de ficção científica que três anos mais tarde ajudaria a desenvolver o primeiro longa-metragem da série Jornada nas Estrelas.
Episódio V - Segundo ato da trilogia e título favorito de grande parte dos fãs, O Império Contra-Ataca desvenda a origem do herói Skywalker, e coloca frente à frente os dois lados opostos da Força. “Eu jamais poderia imaginar o nível dos laços emocionais que o público havia desenvolvido com Luke como um símbolo de bondade e Vader como a personificação do mal”, declarou George Lucas tempos depois.
Episódio VI - Preparar este capítulo final foi um grande desafio para George Lucas: “Eram tantas as tramas que precisavam de resolução... Han Solo precisava ser resgatado. Leia deveria escolher entre Luke e Han. Luke tinha que decidir se juntaria forças ou combateria seu pai. Yoda e Ben precisavam revelar quem seria a ‘outra’ esperança dos Jedi”. O Retorno de Jedi foi adaptado por James Kahn, mesmo autor de outro sucesso da editora DarkSide®, a versão romanceada de Os Goonies, cuja edição limitada em capa dura esgotou em menos de um mês nas livrarias.
O livro é composto por três episódios da saga, Cada um foi escrito e fielmente inspirado nos filmes por escritores diferentes.

Para quem não está socializado com os filmes, deve, sim, começar a ler pelo Episódio IV.

Sobre os personagens, os autores descrevem muito cada um. Mesmo aos que não assistiram o filme, conseguem criar uma imagem perfeita. Os meus personagens favoritos são os androides R2-D2 e C3PO.

Em Uma Nova Esperança temos fantasia e ficção, onde são introduzidos a nós os personagens principais da trilogia: Solo, Leia, Luke, Ben Kenobi, Chewbacca e os androides, unidos para confrontar a Estrela da morte e o Império Galáctico. A batalha de Hoth, em O Império Contra-Ataca, é magnífica, e o autor descreveu-a de um jeito incrível e fiel, e é neste que Luke Skywlaker está recebendo treinamento para ser um Jedi. Repleto de ação e, igualmente, drama. Em O Retorno de Jedi, há uma mistura dos estilos dos episódios anteriores, neste episódio os personagens lutam para impedir que uma nova Estrela seja concluída, com um final incrível, digno de um fim de trilogia.

Em suma, nos três livros vocês vão encontrar tudo aquilo que encontram na franquia com um toque de romance, ganhando, assim, um impacto bem interessante, pois os autores adicionaram sentimentos e pontos de vista que não notamos quando assistimos aos filmes

Star Wars é um mistura de ação, aventura, fantasia, romance, drama e ficção científica

A narrativa em geral é bem simples, apesar de serem três autores distintos. O tempo que levamos para nos acostumar com a escrita do autor não atrapalha na leitura.

Indico para os que já conhecem a saga de Guerra nas Estrelas e para os que estão ansiosos para conhecer o universo criado por George Lucas, e para os apaixonados por Ficção Cientifica.



0 Comments:

Postar um comentário