29 de outubro de 2015

Conversando com o Autor - Andreas Nora


Bom dia, Boa tarde e Boa Noite Leitores \o/

Fala Galera!!! Como estão?

Nossa que mega foi a entrevista da semana passada. Com o  F.P. Trotta, ainda não tive a oportunidade de ler o gênero ficção-científica, mas fiquei bastante interessada.  Contem pra mim, o que acharam do bate papo?  *-* Ain ... fico ansiosa por cada quinta-feira!

Bom , hoje a nossa entrevista é com o Andreas Nora, autor dos livros: " Você Precisa é de uma boa dose de Vadiagem" , " Cachorro do Mato" e " Raira". ( Conta um segredinho to doida para lê-los. rssss)

Bom meus lindos e lindas, vamos nos deliciar!!!

Antes de começarmos com as perguntas, fale um pouco de você para os nossos leitores.

Nasci no Rio de Janeiro em 1953, estou com 62 anos completos, sou casado há 39 anos (e minha mulher é uma pessoa incrivelmente companheira), estudei Arte e Literatura. Além de muitos Autores lidos, o Cinema Brasileiro também influenciou muito a minha Literatura. Moro em São Paulo desde 1990, considero-me uma pessoa muito tranquila e fácil de se conviver, não faço nem nunca fiz outra coisa que não fosse ler, escrever e vadiar. Sou um vadio nato. Só fui publicar muito tarde porque nunca quis compromisso com nada, com horário, com prazo, com o "ter que fazer"; agora estou mais "domesticado" (rsrsrsrs). Adoro beber vodca e bebo muito e todos os dias. Depois que escrevo, gosto de ir para o centro "sujo" de São Paulo (ou do Rio de Janeiro quando lá estou) e conversar com amigos Artistas de várias Artes, com moradores de rua, com malandros, com prostitutas e todo tipo de gente que chega a mim ou eu a eles pagando uma dose ou uma cerveja. Não tenho a menor preocupação com a vida, para mim ela é uma grande sacanagem porque ela não dá a menor confiança pra gente, faz da gente o que ela quer fazer, por isso, não dou moral a ela. Encaro a morte também como uma das maiores sacanagens que existem, embora a aceite e a encare normalmente, porque também não tem como ser do contrário. - Esse é Andreas Nora.


1. Quando descobriu que queria escrever? De onde surgiu a ideia de um Livro?
A descoberta da escrita, veio quando li sozinho, recém-alfabetizado, o livro "Chapeuzinho Vermelho". Daí pra frente eu comecei a escrever quase tudo o que me vinha à mente, mas a ideia, mesmo, de ser Escritor, surgiu quando eu li pela primeira vez "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, nessa ocasião eu estava com dezesseis anos, no Curso Científico, o que corresponde hoje ao Ensino Médio. A ideia de escrever um livro creio que surge em todo Escritor no momento em que é despertado nele o querer ser Escritor, e isso aconteceu comigo.

2. Qual a sensação de escrever?
A sensação da Escrita é algo Mágico! Eu quando estou escrevendo me desconecto de tudo que está ao meu redor e me concentro apenas no texto. Escrevo com a alma, com o sangue. Pode parecer pretensão ou frieza (mas não é), quando eu escrevo, eu não penso no leitor, não escrevo para agradar a crítica nem para ser premiado, escrevo porque a minha alma pede. Como disse um dos meus Mestres, Charles Bukowski, "não preciso de permissão de ninguém para escrever". A minha Escrita é também uma Escrita Obscena-Realista e repito as palavras de uma Escritora que foi o meu primeiro e principal referencial literário, Adelaide Carraro, "Escrevo sobre a verdade e não sobre ilusões."

3. Quanto tempo demorou a escrever seu primeiro Livro?
O meu primeiro livro publicado, "Você Precisa É De Uma Boa Dose De Vadiagem", 2012, escrevi em três semanas mais ou menos. Escrevo muito rápido, porque quando sento pra escrever, já tenho tudo o que eu quero na cabeça. Levo muito mais tempo pensando o que vou escrever do que o próprio ato da Escrita. Por exemplo, o livro que acabo de citar, fiquei com ele na cabeça uns quatro meses. Não sofro pra escrever; sento e pego firme; não sossego enquanto não termino; e depois que termino, o releio e revejo pelo menos umas cinco ou oito vezes.

4. Tem algum Ritual para escrever? Qual?
Escrevo sempre no amanhecer do dia, muitas das vezes ainda está escuro. Acordo às quatro horas da manhã, rezo, faço exercício físico e alongamentos, tomo um desjejum leve e às cinco horas já estou escrevendo e vou até às dez horas mais ou menos. Escrevo de segunda à sábado; domingo não escrevo; cedo vou para um botequim qualquer pra beber e jogar conversa fora, é nessas conversas jogadas fora, aprendo algumas coisas e até mesmo surge algo interessante que mais tarde vai ser um Conto ou uma Poesia ou até mesmo uma Novela.

5. Em questão da publicação de seu primeiro livro: O que foi mais difícil desde a obra pronta até seu Lançamento?
Não diria "mais difícil", mas sim trabalhoso, porém muito prazeroso, são as Revisões, as Correções, como disse, faço até oito Revisões (ou mais, se eu sentir necessidade). Nunca tive dificuldade em publicar os meus livros; tenho uma mecenas, que publica tudo o que eu quero escrever.

6. O que acha dos escritores atuais? E os mais antigos?
Não faço diferença entre os Escritores atuais e os mais antigos, cada escritor tem o seu próprio Estilo e vive dentro da sua época. Victor-Marie Hugo, disse algo mais ou menos assim: O Escritor é o reflexo do seu tempo. Para mim, dentro do que se propõe cada autor, e do sangue que ele dá pela Literatura, todos têm o mesmo peso.

7. Como cria seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou em fatos?
Os meus personagens são criados em cima de fatos ou situações verdadeiras. Valorizo muito as aflições da alma, o existencialismo que habita nas pessoas. Sou um Escritor que persigo a psique do ser humano, suas angústias e seus desesperos.

8. Das suas obras, qual seu personagem favorito? Por quê?
Não tenho um personagem escrito por mim mesmo como o mais preferido; eles foram criados em tempos e em situações diferentes, porém, com a mesma carga artística, poética e literária. Mas o personagem que tem "alguma coisa" comigo, é Cachorro do Mato, do meu Romance "Cachorro do Mato", 2014, o porquê eu mesmo não sei. (Depois que eu publiquei esse livro, os meus amigos me tratam de Cachorro do Mato!!! - rsrsrsrs).

9. Quais são seus livros, autores e personagens favoritos? Eles te influenciaram de alguma forma na sua vida como escritor (a)?
São vários. Acho que teria que fazer uma grande lista!! Vou falar apenas uns livros, e deles seus personagens, que me marcaram mais e que rapidamente me surgem na mente: "Capeuzinho Vermelho", tudo que li de Gregório de Matos Guerra, "Angústia", de Graciliano Ramos, "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, "A Fúria do Corpo", de João Gilberto Noll, "Dona Flor e seus Dois Maridos", de Jorge Amado, "Falência das Elites" e "Eu e o Governador", ambos de Adelaide Carraro, todos os de Hilda Hilst, tudo o que li de Eça de Queirós, tudo o que li de Sá Carneiro, "Cantos", de Ezra Pound, "Folhas de Relva", de Walt Whitman, tudo o que li de Allen Ginsberg, tudo o que li de Charles Bukowski, "The Human Stain" e "Casei com um Comunista", de Philip Roth, "Morte em Veneza" e "A Montanha Mágica", ambos de Thomas Mann, todas as Poesias que li do Poeta cubano Delfin Prates, tudo o que li de Dostóievski, tudo o que li de Anton Tchekhov, tudo o que li de Céline, tudo o que li do Tragediógrafo Grego, Eurípides. Conforme disse: são vários...

10. Eles te influenciaram de alguma forma na sua vida como escritor (a)?
Totalmente! Foram os meus mais fortes encontros literários!!!

11. O que mais lhe chama a atenção em suas obras?
Falei anteriormente que pode parecer pretensão, mas não é, é que isso me dá muita satisfação pela minha independência literária: o que me chama mais atenção é eu poder escrever livremente, como quero, como eu gosto e como eu sei. Uso a minha linguagem despudoradamente, e não estou preocupado com "o outro"; quer me ler, leia; não quer me ler, não leia; gostou, muito legal; não gostou, muito legal também. Como disse o Escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez: "Cada escritor se constrói como pode" ou "constrói a si mesmo", algo assim.

12. Qual Livro recomendaria aos seus Leitores?
"Angústia", de Graciliano Ramos. Segundo os técnicos, é o Romance brasileiro tecnicamente mais bem escrito. Para mim, é o melhor Romance brasileiro e está entre os melhores da Literatura Universal. Esse livro tem uma total influência sobre a minha Literatura.



Bom , para finalizarmos, deixe uma mensagem para os seus leitores?





Leiam os Clássicos, tanto os da Literatura Brasileira como os da Literatura Universal. Leiam com calma. Curtam cada palavra, cada sentença, prestem atenção nas características dos personagens, observem o Estilo, a Linguagem





Quero agradecer o Andreas Nora pelo carinho e atenção que teve conosco.

E você, quer saber mais sobre o autor e seus livros, acessem http://andreasnora.blogspot.com.br/. Para adquirir os seus exemplares dos livros  " Você Precisa é de uma boa dose de Vadiagem" , " Cachorro do Mato" e " Raira" , envie o seu pedido para andreasnora@gmail.com .

Siga o autor em suas redes sociais:

Instagram; https://instagram.com/andreasnora_escritor/
Pikore: http://www.pikore.com/andreasnora_escritor

Bom meus amores, estamos finalizando mais um - Conversando com o autor - espero que estejam gostando das entrevistas e não deixem de conferir as outras que já foram postadas!!!

 Quero saber o que acharam!!! Deixe seu comentário \o/ 

 Beijo da Bella e fiquem de olho.

0 Comments:

Postar um comentário