29 de outubro de 2015

Resenha - O Oceano no Fim do Caminho

Titulo: O Oceano no Fim do Caminho
Autor: Neil Gaiman
Nº de páginas: 208
Editora: Intrínseca

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.
Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.



O livro, que é uma fabula, é narrado por um homem, com um pouco mais de quarenta anos, que volta à cidade onde cresceu para um funeral. Ele retorna à uma fazenda no fim da estrada onde morava, onde está localizado um lago. Lá, ele recorda sua infância, lembranças esquecidas por ele até então, quando tinha apenas 7 anos. A morte de seu vizinho, há 40 anos, desencadeia vários eventos sobrenaturais que transformam sua vida. A família Hempstock, uma família um pouco incomum, se muda para a casa do falecido, e assim ele conhece Lettie, que apresentou a ele o mundo a partir de sua visão, mostrou a ele o seu oceano. Juntos, Lettie e o garoto passam por situações inusitadas.

A escrita é simples, mas extremamente rica. Somos facilmente conduzidos para dentro da história. O leitor é levado para um mundo repleto de seres fantásticos, imaginação, os medos de um mundo fictício.

Sobre os personagens, o principal, e narrador, é um homem que não recebe um nome, quando garoto era apaixonado por livros. Lettie tem uma personalidade forte e muito conhecimento.

“Adultos seguem caminhos. Crianças exploram. Os adultos ficam satisfeitos por seguir o mesmo trajeto, centenas de vezes, ou milhares: talvez nunca lhes ocorra pisar fora desses caminhos, rastejar por baixo dos rododendros, encontrar os vãos entre as cercas." 

O Oceano no fim do caminho mostra o encanto da infância e a grande diferença que existe entre crianças e adultos. E como acontecimentos podem mudar nossas vidas ou simplesmente desaparecer de nossa memória.

Em suma, senti que faltou alguma coisa no livro, foi um pouco "viajado" para mim. Contudo, indico para aqueles que gostam de fantasias.



0 Comments:

Postar um comentário