2 de maio de 2017

Resenha - O que você faz com uma ideia?




Titulo: O que você faz com uma ideia?
Autor: Kobi Yamada
Editora: Voo
Nº de paginas: 36

O que você faz com uma ideia? Especialmente uma ideia que é diferente, desafiadora, ou só um pouquinho maluca? Essa é a história de uma ideia brilhante e da criança que a ajuda a vir ao mundo. Conforme a confiança da criança cresce, a ideia cresce também. E então, um dia, uma coisa maravilhosa acontece. Essa é uma história para qualquer um, de qualquer idade, que, alguma vez, já teve uma ideia que parecia grande demais, esquisita demais, difícil demais. É uma história para inspirar você a aceitar sua ideia, a dar espaço para que ela cresça e ver o que acontece então.


Olá pessoal!
Depois de um feriadão como esse consegui colocar minhas leituras em dia... só que nãooooo... kkkkkkkkkk.
O feriado foi recheado de passeios pela grande São Paulo – Pinacoteca, Casa das Rosas, Livraria Martins Fontes e a maravilhosa, estupenda, perfeita Livraria Cultura - Conjunto Nacional! Ahhhhhhh que loucura aquele lugar gente... queria morar lá! 
Sendo assim, não consegui ler quase nada...
Ahaaaaaaa mas consegui ler uma obra inteirinha, em uma só sentada!
Quando vou para cidades grandes e encontro uma livraria, junto a fome com a vontade de comer, ou melhor, junto minha paixão por literatura infantil com a permissão para ler obras inteirinhas, ali mesmo na loja... quer dizer... é permitido não é?!
Enfim, fui vasculhando o maravilhoso mundo das histórias infantis com seus livros grandes, pequenos, coloridos, ilustrados, pop up, importados, nacionais... quando de repente me deparei com um que me chamou a atenção... “O que você faz com uma ideia?”.
Um livro de capa praticamente monocromática e simples, em comparação com os outros, mas com um título que realmente me atraiu.
Fui folheando... fui folheando... e a história me pegou... viajei junto com o protagonista e a sua ideia que foi crescendo... cresCENDO... crESCENDO... CRESCENDO.
Trata-se de uma história de como surgem as ideias, o que fazemos com elas e as maravilhas que elas podem causar. Um livro curto, porém essencial!
É um livro encorajador, tanto para crianças quanto para adultos, que precisam dessa “mãozinha” para confiar mais em si mesmo e nas suas próprias ideias.
Não sei vocês, mas sou uma pessoa que vive cheia de ideias, sonhos, planos, vontades, porém tenho uma certa dificuldade em colocá-las em prática, por falta de foco por exemplo, ou às vezes por não acreditar muito em mim mesma e no meu potencial.
Vivemos em uma sociedade onde temos medo do fracasso e do julgamento alheio... temos medo que as pessoas nos achem tolas e preferimos assim não arriscar, viver na comodidade.
Está certo, totalmente compreensível, mas qual a chance de termos sucesso dessa forma???!!! Quantas vezes ouvimos falar sobre ideias absurdas que deram super certo, heinnnn?!

Para provar pesquisei algumas ideias simples que renderam até bilhões aos seus corajosos idealizadores:

- Band-Aid: o curativo foi inventado em 1921 e após a morte do seu criador Early Dickson, a marca foi comprada por US$ 30 milhões pela Johnson & Johnson.

- Post-it: o bloco de notas, tradicionalmente amarelo, já salvou muitas cabeças de vento e seus importantes compromissos. Foi inventado em 1974 e em 2012 foi avaliado em US$ 1 bilhão.

- Slynk: lembra aquela mola de brinquedo que adorávamos ver descendo escada abaixo, com suas cores vibrantes? Então... essa “brincadeira”, criada em 1943, já vendeu mais de 250 milhões de unidades em todo o mundo.

- Crocs: baseado em um plástico a prova d’água, foi criado em 2002 e já vendeu mais de 200 milhões de pares em todo o mundo.

PS: Acredito que essa seja verdadeiramente a ideia mais corajosa de todos os tempos, pois não é para qualquer um imaginar um calçado tão “estiloso” e “bonito” como esse... e depois ainda assumir a autoria... parabéns mesmo ;D 

Aproveitando o post sobre literatura infantil, aproveito para fazer um adendo...
Porque os livros infantis são tão caros??? 
Mesmo sendo menores que os livros adultos, os preços permanecem indiscutivelmente lá nas alturas... muito triste isso, pois muitas vezes dificulta o acesso e o incentivo...
Em relação a isso, a obra descrita faz parte de um projeto bem bacana o “Um por um”, da editora Voo, onde para cada exemplar vendido outra edição do livro será doado a uma criança. Maravilha!!!
Ahhhh, outra coisa, as ilustrações feitas com lápis e aquarela são doces e encantadoras...
Vou ficando por aqui e resumindo...

Coragem crianças, coragem adultos... as boas pessoas e as boas ideias ainda irão mudar o mundo!!!

Beijos Literários


0 Comments:

Postar um comentário