23 de abril de 2017

Resenha - O Olhar de Milo




Titulo: O Olhar de Milo
Autor: Virginia MacGregor
Editora: LeYa
Nº de paginas: 384


Milo Moon tem nove anos e sofre de retinite pigmentosa. Ele está perdendo a visão e logo ficará cego. Mas, por enquanto, vê o mundo por um buraco de agulha e percebe coisas que as outras pessoas não notam.
Mas quando a adorada avó de Milo começa a sofrer de demência e vai para uma casa de repouso, ele percebe que há algo de muito errado naquele lugar. Os adultos não lhe dão atenção e, por isso, com a ajuda do cozinheiro Tripi e de Hamlet, seu porquinho de estimação, Milo decide mostrar o que realmente acontece na casa de repouso e quem é a sinistra enfermeira Thornhill.
Perspicaz, inteligente e surpreendente, O olhar de Milo é um romance cheio de grandes ideias, verdades simples e uma mensagem emocionante, capaz de tocar todas as pessoas. Milo vê o mundo de uma forma muito especial e será impossível não se apaixonar por ele, saborear cada momento e depois compartilhar sua história.


Milo é um menino de 9 anos e tem uma doença que o faz perder a visão aos poucos. Logo, essa doença o deixará cego, mas, enquanto isso não acontece, ele enxerga as coisas como se estivessem por um buraco de agulha. Tudo muda na vida de Milo quando sua vó começa a ter problemas mentais e vai parar uma casa de repouso. Somente nosso pequeno herói percebe que há algo de muito errado. Mas, com a ajuda de Tripi, o cozinheiro do lugar, e Hamlet, seu porquinho de estimação, Milo arma um plano para mostrar o que realmente acontece dentro o Lar Não me Esqueças e a verdadeira face da enfermeira Thornhill.

A primeira coisa da qual lembrei quando comecei a ler esse livro foi de Auggie. Apesar do contexto ser completamente diferente, as semelhanças entre o protagonista de Extraordinário e Milo são bem próximas. O que possa, talvez, ter me feito criar certas expectativas.

"Algumas coisas não fazem muito sentido quando somos crianças. Acreditamos que entendemos o que está acontecendo, mas sempre existe um contexto mais amplo."

Como a escrita da autora é bem leve e fácil, a leitura acaba sendo bem rápida. A diagramação simples também contribui bastante para essa fluidez. A narrativa é bem charmosa e delicada. Pode-se perceber o cuidado que a autora teve ao abordar diversos temas e colocá-los de uma forma encantadora e compreensível no livro. Os personagens são bem construídos e possuem destaque na medida e no momento certo. É bem legal de acompanhar as tramas secundárias e conhecer melhor cada personalidade presente na história. E acho que a autora soube como trabalhar isso muito bem.

A premissa do livro é muito boa e capaz de prender o leitor durante um bom tempo. Faz com que a gente queira continuar lendo e lendo e lendo, até desvendar tudo que está acontecendo ali. Maaas... como nem tudo são flores, é exatamente nessa parte que mora o problema. Até metade do livro a história estava realmente ótima e empolgante, entretanto a autora não conseguiu continuar nesse ritmo. O desenvolvimento do meio para o fim é completamente tedioso, nem parece que foi a mesma pessoa que continuou escrevendo. A história não só perde a empolgação, como também parece perder o foco. Enquanto algumas situações relevantes são precariamente trabalhadas, outras são trabalhadas demais e nem sequer fazem diferença no enredo. Inclusive, vários assuntos muito interessantes foram deixados de lado.

"Se todo mundo vê, não é muito especial. Mas o que você vê, isso sim, é importante."

O desfecho também deixou a desejar. Algo que poderia emocionar e surpreender, acabou se tornando previsível e sem graça. Além disso, o final de alguns personagens foi bem ruim e tão tedioso quanto a segunda metade do livro. Esperava bem mais, tanto no fechamento principal quanto nos secundários.

Deixando de lados as críticas negativas, o livro não é de todo ruim. Ele é cativante e fofo, delicado e simples. Acredito que, mesmo sendo muito bom, o tema escolhido não foi suficiente para carregar a história, o que acabou fazendo a autora se perder quando precisou fechar tudo. Contudo, a trama ainda carrega bons ensinamentos e acho que pode valer a leitura.


0 Comments:

Postar um comentário