22 de abril de 2017

Resenha - A menina que não acredita em milagres

Título: A menina que não acredita em milagres
Autor(a): Wendy Wunder
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 286

Campbell tem 17 anos.Ela não acredita em Deus.Muito menos em milagresCam sabe que tem pouco tempo de vida, por isso quer viver intensamente e fazer tudo o que nunca fez, no tempo que lhe resta. Mas a mãe de Cam não aceita o fato de perder a filha, assim, ela a convence a fazer uma viagem com ela e a irmã para Promise um lugar conhecido por seus acontecimentos miraculosos.Em Promise, Cam se depara com eventos inacreditáveis, e, também, com o primeiro amor. Lá encontra, finalmente, o que estava procurando mesmo sem saber.Será que ela mudará de ideia em relação à probabilidade de milagres?
A Menina que não Acredita em Milagres vai fazer você rir, chorar e repensar sua conduta de vida.
 
“Se fosse perspicaz o suficiente, consideraria aquilo um sinal. Essa consulta não ia dar certo. Eles haviam chegado ao ponto em que as coisas eram pretas e brancas. Os bons tempos do cinza tinham acabado.”

Campbell Maria Cooper, ou Cam, é uma adolescente de 17 anos com câncer em estágio quatro. Para os médicos, só um milagre poderá salva-la.

"A ciência não é suficiente agora, sopa Campbell. O que você precisa é de um milagre."

Como o próprio título já sugere, Cam não acredita que milagres possam existir, sua fé ou crença que sua vida possa prolongar foi extinta há muito tempo, dando lugar ao conformismo. Contudo, isso não faz com que sua família pense da mesma forma. Sua mãe, Alicia, juntamente com Perry, irmã caçula de Campbell, estão dispostas a fazer de tudo para que ela tenha o seu milagre. Nem que isso as leve a desistir das suas vidas, para buscar a tal cidade milagrosa, Promise, que sua mãe tanto ouviu falar.
Cam não acredita que essa cidade possa mudar sua situação, mas embarca nessa viagem.

Em um acampamento, Cam, junto com sua amiga Lily, que possui a mesma doença, criaram uma lista com 11 coisas que cada uma deveria fazer antes de morrer. Como seus dias já eram contados, cada uma escreveu o mais absurdos de se fazer, para elas. Depois daquele acampamento, Cam carregava em seu carro essa tal lista e, após o comunicado do médico decidiu, cumpri-la.

Em Promise, as coisas melhoram e a vida de Cam começa a tomar outros rumos. Itens de sua lista dos flamingos começam a ser riscados, entretanto, por mais que a “cidade” lhe mostre que milagres podem existir e pessoas maravilhosas entrem em sua vida, Campbell está disposta a não enxergar, em não acreditar.

" De qualquer forma, houve um tempo em que Cam teria acreditado em milagres. Um tempo em que ela fora erguida por uma força misteriosa e colocada gentilmente de volta na entrada da casa de Jessica. Mas isso foi antes do divórcio, do câncer e da morte do pai, bem no meio da vida dele. Muito antes de Cam saber que nunca chegaria ao aniversário de dezoito anos. "

A narrativa de “A menina que não acredita em milagres” é feita em terceira pessoa, porém não deixa o leitor vagar e nem sem saber os pontos de vista dos personagens que vivem a volta de Cam. A leitura é ágil e bem fácil, que trás muitas reflexões. O tema nunca é fácil de ser tratado e algumas vezes os autores exageram para que tenhamos pena dos personagens. Entretanto, Wendy Wunder traz um humor negro através da protagonista, fazendo com que sua estadia em Promise, desperte no leitor a vontade de querer que ela se cure e tenha uma vida estável e longa, mas com a consciência que isso talvez não aconteça. 

Um dos pontos que me chamou bastante a atenção em “A menina que não acredita em milagres” é que o enredo não gira somente na doença de Cam, poucas vezes ela é citada quando chegam à cidade milagrosa. E seu foco acaba indo para os itens da lista dos flamingos e as “coincidências” que acontecem na cidade.  

''-Algumas pessoas dizem que se deve prestar atenção em coincidências - [...]
- Pode mostrar a você o seu caminho. Além disso, essas coincidências são suficientes para manter as pessoas acreditando. Para lhes dar um pouco de esperança. ''

O livro possui vários pontos que faz com que seja uma leitura essencial para todo tipo leitor. Para mim, uma delas é a força e a reflexão que seus últimos capítulos têm e a mensagem que o livro inteiro traz, só lendo para saber!

“O amor, Cam tinha de admitir, poderia ser real. E o amor permanece. As relações permanecem. Porque os pensamentos são energia, energia é matéria, e a matéria nunca desaparece.”

Terminei a leitura com lagrimas nos olhos, com a sensação de alegria e tristeza ao mesmo tempo. Com isso, recomendo a todos, sem exceções. É uma leitura fantástica, com muitas reflexões e, claro, muitos ensinamentos.  


Você acredita que milagres possam existir?

7 comentários :

  1. Que resenha maravilhosa, preciso ler agora esse livro, agora estou super curiosa sobre esse livro , vai entrar para a lista de leitura 2017.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu gostei do título como há um bom tempo não gosto de algum da editora, acho que seria uma boa leitura. às vezes, é comum as pessoas perderem a fé diante de tanto sofrimento

    ResponderExcluir
  3. Fiquei interessada. Gosto de histórias desse tipo, provavelmente morreria de chorar também. Assim que tiver oportunidade, lerei.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Esse livro parece ter uma história linda e muitos ensinamentos. E pelo que você disse, faz com que os leitores reflitam sobre a vida.
    Gosto de livros assim, mas recentemente chorei litros com uma história do mesmo gênero e estou fugindo um pouco rs
    Por isso vou deixar a dica passar por hora, mas fica anotada para a posteridade.
    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  5. Olá! Já havia ficado muito interessada na premissa do livro e fiquei ainda mais curiosa para saber se Cam consegue finalmente se curar ou se pelo menos começa a acreditar em milagres... Espero ler o mais rápido possível e tirar a pulga detrás da orelha hehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oieee! Mlr eu adoro sick lit, eu não sei pq, mas eu não posso ver um sick lit, acho que sou louca kkkkkkkkk gostei da premissa, apesar de parecer ser beeeeem jovem mesmo, mas gostei. To a fim de ler, só achei meio bleh o titulo, não sei vc, mas eu nao aguento mais esses livros com "a menina que..." "o menino que..." haisuhaiushiauhs bjs
    Jo Scarreiro

    ResponderExcluir
  7. Oi Bella!!!
    Não conhecia o livro, e tanto a capa quanto a sinopse me cativaram muito!!!! Amei de verdade e já vou anotar, livros com boas reflexões são sempre incríveis.

    Beijokas

    ResponderExcluir