1 de novembro de 2016

Resenha - Extremamente Alto Incrivelmente Perto




Titulo: Extremamente Alto Incrivelmente Perto
Autor: Jonathan Safran Foer
Editora: Rocco
Nº de paginas: 360

Nunca é possível reconhecer o último momento de felicidade que antecede uma tragédia. Seja ela o ataque às torres do World Trade Center, seja o cruel bombardeio aliado sobre Dresden, que arrasou a cidade e a população civil da histórica cidade alemã na Segunda Guerra Mundial. Portanto, dificilmente há tempo de verbalizar o amor que se sente pelas pessoas próximas que, por um golpe do destino, tornam-se distantes. Esta constatação e os dois acontecimentos históricos guiam 'Extremamente alto & incrivelmente perto'. O principal narrador do livro, Oskar, é um menino extremamente inteligente de 9 anos de idade, sofre com a morte do pai, uma das vítimas do ataque ao World Trade Center, que estava no local da tragédia por um mero acaso - uma reunião no Windows of the World, o restaurante no último andar de uma das torres. A dor de Oskar não vem só da perda, mas do fato de julgar ser o único a ouvir as últimas palavras emitidas pelo pai, deixadas numa secretária eletrônica.


Olá amigos leitores... eu contraditoriamente estou sem palavras para fazer a resenha deste livro...
Um livro extremamente profundo e incrivelmente encantador!
Além do enredo maravilhosamente bem amarrado, da exploração de diversos recursos gráficos, a utilização de fotos e cartas, também apresenta uma rica intertextualidade se referindo a outras obras e músicas. Quer mais??? Kkkkkkkkkk
O autor consegue deixar a história ainda mais tocante por mostrar a dor da perda através dos olhos de uma criança. Mas não se deixe enganar... o menino Oskar, personagem principal de apenas 9 anos de idade, consegue conquistar o leitor desde a primeira página (literalmente rsrsrs) com sua imaginação hiper master blaster fértil e suas fantásticas invencionices (gente... como ele inventa coisas úteis... fiquei morrendo de vontade de ter um monte delas!).
O bichinho é danado!!!
Mas infelizmente, logo no início, nosso herói é surpreendido por uma tragédia. Oskar perde seu querido pai Thomas no atentado terrorista ao World Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001. Sendo assim, a trama começa a se desenrolar.
O garoto sofre muito devido essa perda, pois além de pai, Thomas era seu melhor amigo e os dois passavam horas criando, inventando, imaginando e investigando tudo que os rodeava, desde erros em notícias de jornais até os segredos do universo.
Algum tempo depois, Oskar encontra nas coisas do pai, uma “misteriosa” chave dentro de um vaso. No envelope onde a chave se encontrava, estava escrito apenas a palavra “Black”. Mas o que significaria essa palavra? Uma cor? Um nome?
Assim, o garoto encontra uma forma de manter viva a presença do pai e inicia a sua jornada em busca da fechadura de “sua” chave. O que essa chave abriria? Por que seu pai a manteve em segredo? Durante sua aventura, Oskar conhece as mais variadas pessoas e suas incríveis histórias, percebendo que o mundo pode ser ao mesmo tempo extremamente doloroso, porém ser incrivelmente acolhedor também.
A relação com a mãe é reinventada e a com os avós ganha uma profundidade inimaginada pelo protagonista.
Seus avós tiverem a vida fortemente marcada pela Segunda Guerra Mundial, onde tiverem que partir de sua cidade natal após o bombardeamento de Dresden na Alemanha. Ambos perderam muito mais do que suas casas... perderam suas famílias... seus sonhos.
E agora, como um círculo vicioso, Oskar e sua família também sofrem devido à Guerra e suas cruéis consequências.
Essa obra realmente nos faz pensar no quanto as guerras, o terrorismo, as disputas por territórios e as desavenças religiosas nos afetam, seja diretamente ou indiretamente, e na quantidade de vidas e famílias que foram destruídas por essas causas.
Nos sentimos indefesos... impotentes... massacrados...
É um livro sobre perdas, recomeços, perdão, amadurecimento e como o tempo não nos dá trégua – ele não volta atrás.

“ Eu disse Quero lhe contar uma coisa. 
Ela disse Você pode me contar amanhã. 
Eu nunca tinha dito o quanto a amava. 
 Ela era minha irmã. 
 Dormíamos na mesma cama. 
A hora certa de dizer nunca chegava. 
Era sempre desnecessário. 
Pensei em acordá-la. 
Mas era desnecessário. 
 Haveria outras noites. 
E como se pode dizer eu te amo a quem se ama? 
É sempre necessário. 
Eu te amo.”

O que tem que ser feito... tem que ser feito HOJE!
Quem você ama... precisa saber disso AGORA!
O que você está esperando... ???

Beijos literários


47 comentários :

  1. Oi, Pri! Só de ler a sinopse já fiquei tocada. Tenho a "mania" de me colocar no lugar dos personagens, o que sempre resulta em muito choro em livros profundos como esse hahahhaa Esses livros que tratam de guerras, perdas, ataques... são incríveis para nos pôr para pensar, refletir o quanto somos sortudos de não vivenciar esses horrores diariamente na nossa realidade. Acredito que ler tudo do ponto de vista de uma criança torna tudo mais intenso, por sua inocência e esperança. Adorei a resenha, Pri, é uma ótima indicação de leitura! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Saritcha!!!
    Adorei seu comentário, muito obrigada!
    Também faço a mesma coisa que você... sempre fico me imaginando... e se fosse eu naquela situação... o que faria?
    Nossa, realmente somos muito sortudos por não sofrermos essas situações no nosso dia-a-dia... realmente abençoados ;)
    Se puder leia sim... foi uma maravilhosa leitura e aposto que você vai super se emocionar!
    Bjos flor

    ResponderExcluir
  3. Ai, como é ruim quando a história nos impacta tanto que não conseguimos nem escrever sobre ela né? As vezes eu também me sinto assim sem palavras.
    Não conhecia essa história mas já achei super interessante..

    http://www.vivendosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique
      Realmente esse livro me tirou o chão... mas foi tão bom porque me fez pensar em diversas coisas e o quanto sou sortuda por ter a vida que levo...
      Se puder leia mesmo... é muito tocante!
      Bjo

      Excluir
  4. Esse livro já está na minha lista a anos. haha
    Quando li a sinopse já me interessei na hora.
    Sua resenha esta maravilhosa. Não vejo a hora de conhecer o Oskar.
    Beijos! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ca
      Tomara que você logo tenha a oportunidade de conhecer esse menino tão especial que é o Oskar...bjosss

      Excluir
  5. Esse livro sempre me chamou atenção pela capa e título mas nunca tinha parado pra ler uma resenha. Gostei de saber mais sobre ele e, sem dúvidas, quero ler ainda em 2016.
    bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Que beleza Jenifer... leia sim é uma ótima obra!!!
      Bjosss

      Excluir
  6. ahhhh eu vi o filme, não sabia que tinha livro!
    Achei a história muito linda <3
    Adorei a resenha
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tha
      A minha situação foi o contrário... li o livro e não sabia que tinha o filme kkkkkk, agora já estou louca pra assistir... bjokas

      Excluir
  7. Oi Pri, tudo bem? Nossa só a sua resenha já me deixou sem fôlego imagina o livro kkkk sua dica está anotadissima, vou ler assim que diminuir um pouco da minha lista enorme kkk Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Faby
      Nossa... fiquei super feliz com seu comentário!
      Deppisw que você ler me diz o que achou ;)
      BJOSSSS

      Excluir
  8. Quando comecei a ler a resenha desse livro, lembrei na hora que tinha visto a adaptação Tão forte tão perto, só que no filme achei o menino um mala, por isso sempre gosto de ler primeiro, por que pela sua descrição o menino é bem mais interessante e cativante. Fiquei com vontade de ler a obra. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani
      Então menina... nem imaginava que tinha o filme... QUE LOUCURA!!! Huahuahuahua
      Mas olha só, até no livro, no começo, achei o garoto meio chatinho, mas depois ele foi me conquistando e no final já estava amando ele ;)
      Bjosss

      Excluir
  9. Eu já comecei curtindo a capa e a sinopse, então vem você com essa resenha maravilhosa e me faz querer muito esse livro rsrs.
    Gosto de enredos tocantes e que, ao término, nos passem alguma lição. A desta obra desde a sinopse já consegue fazer isso.
    Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia
      Fiquei muito feliz de saber que você super gostou da sinopse e da resenha... muito obrigada pelos elogios!!!
      Quando puder leia, pois você vai amar!!!
      Bjos

      Excluir
  10. Nossa eu adorei a capa, fiquei super admirando ela rses.
    Quanto a sinopse me deu uma certa curiosidade mas no momento são tantos livros atrasados que irei deixar esta dica passar, adorei sua resenha e irei anotar ela.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine
      Que bom que ficou curiosa... quem sabe você dê uma chance a essa obra logo logo hein???
      Kkkkkkk bjos

      Excluir
  11. Olá
    Eu adoro o titulo desse livro e nunca pensei que ele falava sobre isso. Na verdade, nem imaginava do que se tratava. Eu imagino que esse livro tenha uma carga emocional muito forte e que o mesmo tenha muita coisas para ensinar.
    Gosto de leituras assim.
    Bela resenha
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re
      Quando comecei a leitura também não sabia sobre o que se tratava e fui maravilhosamente surpreendida... cheia de lições e emoções ;)
      Bjokas

      Excluir
  12. Olá! A capa é linda e a sinopse também! Gostei de saber que há mistérios na história, também fiquei curiosa para conhecer a diagramação do livro, já que você disse que há recursos gráficos que só enriquecem uma obra. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su
      É isso mesmo, o livro é cheio de surpresas na diagramação... o autor soube usar muito bem a criatividade, vale a pena conferir ;)

      Excluir
  13. Priscilla, como vai?
    Eu fiquei completamente apaixonada por essa obra e sua resenha, livros sobre a segunda guerra mundial me deixam babando e querendo sempre ler ou comprar, fico feliz que tenha trazido ao blog e dica super anotada.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgs
      Adoro suas resenhas e fico super feliz em saber que você gostou da minha dica... muito obrigada!
      Também me interesso muito por obras que abordam a segunda guerra mundial e logo logo trarei outra ;)
      Bjos

      Excluir
  14. Adoro livros com elementos intertextuais, é muito bacana de se acompanhar.
    Adorei a resenha e fiquei doidinho pelo livro, a edição também parece ser ótima.

    beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo
      A edição é ótima e o enredo maravilhoso... vale a pena ler!
      Abraço ;)

      Excluir
  15. Oi Priscilla,
    Eu vi a adaptação desse livro e não curti muito o filme, apesar do tema me agradar. Gosto de quando dramas são contados do ponto de vista de uma criança. Me identifico de imediato. Sempre tive vontade de ler o livro que sempre é melhor, mas ainda não tive a oportunidade.
    Beijos,
    André, do Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André
      Nunca assisti o filme... mas vou ver, estou bem curiosa!
      Sempre gosto de ler a obra primeiro e depois ver a adaptação...
      Dê uma chance a obra, pois o livro sempre é melhor que o filme!!!

      Excluir
  16. Oi Priscilla,
    Comecei a seguir aqui, adorei o blog.
    Não conhecia a dica literária e adorei a resenha, fiquei com vontade de ler.
    Voltarei mais vezes!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale
      Volte sim... estarei te esperando com mais dicas ;)
      Bjos

      Excluir
  17. Priscilla, eu não conhecia a obra ainda, mas gostei muito, da capa, do título e do que você contou sobre o livro, sua resenha demonstrou toda a sensibilidade que uma história sobre a guerra nos trás. Parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi May
      É uma história bem tocante mesmo, vale a pena conferir e se emocionar ;)
      Bjos

      Excluir
  18. Olá, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha! Achei muito engraçada a maneira que você a escreveu, não vejo muitas resenhas parecidas com a sua, me chamou muita a atenção que neste livro o protagonista tem 9 anos de idade. Gostei bastante!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari
      Muito obrigada pelo seu comentário... adorei! kkkkkkk
      Gosto de me divertir durantes as resenhas e comentar o que li como se estivesse falando com amigos de longa data, entende? ;)
      Bjos flor

      Excluir
  19. OOi!

    Parece ser um livro que toca muitoooo o leitor, característica que amo! ❤ Dica anotadissima!
    E que resenha maravilhosa! :)

    ResponderExcluir
  20. Oi Priscilla, sua linda, tudo bem?
    Achei lindo o que escreveu no final, sabe, a vida é muito curta e não é só isso, sempre deixamos para depois ao nos envolvermos em nossas rotinas e só paramos para perceber que o depois não vai acontecer quando perdemos alguém. Fiquei de coração partido, pois a perda dele foi dupla. Parece ser uma história fantástica e linda demais!!! Não conhecia, mas com certeza vai para minha lista. Sua resenha ficou ótima!!!
    P.S.: Já estou seguindo seu blog também, com certeza vamos continuar trocando dicas literárias. Você é muito simpática!!!

    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila querida...amei seu post... muito obrigada, me arrancou vários sorrisos :)
      Realmente é uma história que toca nossa alma e repensamos a forma como nos relacionamos com aqueles que mais importam para nós... nossos entes amados!
      Bjosss

      Excluir
  21. Olá!
    Eu amei a sua resenha e achei esse livro tão fofo e ao mesmo tempo tão trágico. A tragédia do 11 de setembro deixou muitas feridas em diversas famílias e ler, mesmo ficção, sobre a dor da perda causada por esse atentado é sentir um pouquinho da dor desses familiares e aumentar nossa empatia por eles.

    Acredito que esse livro seja uma leitura de fazer com que choremos horrores. Sendo contada por uma criança então... já prevejo minhas lágrimas rs
    Esse livro já entrou para a minha lista de futuras leituras! Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran
      Realmente derramei algumas (na verdade muuuuitas rsrsrs) lágrimas com essa obra... mas vale muito a pena, é um livro de tocar o coração e a nossa alma!
      Bjosss

      Excluir
  22. Oie
    muito legal sua resenha, eu já ouvi falar bastante do livro, adoro a capa e parece ser bem legal mesmo, espero poder ler em breve gostar bastante, tem um ótimo enredo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cath
      Quando puder dê uma chance... você não vai se arrepender :)
      Bjosss

      Excluir
  23. Oie, tudo bem? É tão bacana quando um livro nos deixa assim, apaixonados não é mesmo? Estou me sentindo da mesma forma com a minha leitura atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tha
      É muuuito bom quando isso acontece... me sinto sortuda quando isso acontece, pois sei que não conseguirei ler tudo o que quero, então tenho que fazer escolhas certeiras, não é mesmo????
      Bjossss

      Excluir
  24. Olá,
    Se somente algumas citações no decorrer da sua resenha e suas impressões já me emocionaram a tal ponto, imagina a obra na íntegra!
    Adorei a premissa da obra e ela realmente nos faz pensar em quantas vidas são destruídas com a guerra, quantos sonhos ficam perdidos em meio aos destroços, quantas oportunidades deixam de existir...
    Eu que estou sem palavras agora, mas uma certeza eu tenho: anotei a dica e em breve farei a leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi
      Muito obrigada por suas observações... amei!
      Quando puder leia esse livro, vc vai se emocionar demais...
      Bjos querida

      Excluir
  25. Esse parece ser daqueleslivros que te ensina muito, aquele que você se pega pensando vez ou outra, amei sua resenha, confesso que pela sinopse não tinha me convencido, mas sua resenha não só me convenceu como me fez adicionar aos desejados ;)


    Beijos^^

    ResponderExcluir