1 de outubro de 2016

Resenha - Confissões do Crematório

Título: Confissões do Crematório
Autora: Caitlin Doughty
Editora: Darkside Books
Nº de páginas: 251



A morte é a única certeza da vida. Então, por que evitamos tanto falar sobre ela? Morrer é inevitável, sentimos muito. Mas, pelo menos, como descobriu Caitlin Doughty , ficar a sete palmos do chão é uma opção. Ainda jovem, Caitlin conseguiu um emprego em um crematório da Califórnia e aprendeu muito mais do que imaginava preparando corpos para a incineração. A exposição constante à morte mudou completamente sua forma de encarar a vida, e a necessidade de dividir suas experiências transformaram a agente funerária em uma escritora e youtuber muito peculiar. O resultado é um livro surpreendente, repleto de memórias sinceras, hilariantes e transformadoras. 


Olá, pessoal! Hoje vim falar sobre essa obra de arte da Darkside Books: "Confissões do crematório". Confesso que adoro temáticas sobre mortes e investigações, então, quando vi nas redes sociais a prévia do lançamento dessa obra, enlouqueci para comprá-lo. 

Como sempre, a editora não decepcionou, fez um trabalho impecável: o livro com capa dura e detalhes em alto relevo, a lateral das páginas é vermelha, a diagramação está ótima, folha de guarda ilustrada com temas de anatomia humana, fita de cetim para marcar página... Tudo maravilhoso! E este veio com um marcador de página super lindo (é esse "cartão" que aparece na foto ao lado do livro) relacionado com o tema de MORTE.

"Confissões do crematório" foi escrito por Caitlin, que nos conta sobre sua relação com a morte ao longo da vida. Quando criança, ela presenciou um incidente e, após tomar conhecimento que aquele era o fim certeiro de todos nós, tornou-se obcecada pela morte e passou a se dedicar a pesquisas profundas sobre o tema. Ela formou-se em história na faculdade, com foco em rituais feitos em diferentes culturas após a morte de seus parentes e amigos. Aos 23 anos, conseguiu um emprego no crematório Westwind Cremation & Burial com o cargo de operante de retorta (retorta é o nome dado aos fornos crematórios), onde trabalhou durante um ano, aproximadamente.

A autora inicia a obra contando como conseguiu o emprego no crematório Westwind e discorre sobre tudo que aprendeu com os cadáveres, as famílias deles, os colegas de trabalho, tudo o que viu e fez. Lembrando que, todos os casos relatados por ela, são casos verídicos (mesmo que alguns nomes tenham sido alterados para preservar a identidade dos envolvidos). Ao longo da leitura vamos sendo incluídos do dia a dia de uma jovem que lava, prepara e maquia mortos para se despedirem de suas famílias, sejam esses cadáveres adultos, jovens, crianças ou, até mesmo, fetos, para, em seguida, serem queimados e empacotados em forma de cinzas.

O mais impressionante é que, mesmo sendo um tema cheio de tabu e considerado tão obscuro, Doughty consegue deixar a narrativa leve e tocante ao mesmo tempo, mostrando ao leitor que a morte é um fenômeno natural pelo qual todos passaremos um dia... A escrita da autora é bastante crítica. Caitlin nos conta sobre rituais pós-morte de várias sociedades e tribos do mundo, como as pessoas lidam com os corpos de seus falecidos (muitos de maneira simbólica e amorosa, diferente das sociedades atuais, que fogem de tudo que tenha qualquer ligação com a morte). Assim, paramos para perceber o quanto somos impotentes diante de algo tão inevitável. 


"Por mais que nos vejamos como pessoas de mentes abertas, ainda estamos aprisionados por nossas crenças culturais."


A morte só é um tabu tão grande que amedronta as pessoas por que fugimos dela, evitamos tudo que nos lembre que somos finitos, que vamos morrer e entrar em decomposição, feder, apodrecer... As pessoas pagam profissionais para retirarem seus entes falecidos de suas casas ou de onde quer que tenham morrido, lavá-los, embalsamá-los, maquiá-los... ou seja, tirar deles todos os vestígios de que estejam realmente mortos, que irão se decompor e deixar de ter a aparência de antes.


"Olhar diretamente nos olhos da mortalidade não é fácil. Para evitar isso, nós escolhemos continuar vendados, no escuro em relação às realidades da morte. No entanto, a ignorância não é uma bênção - é só um tipo mais profundo de pavor."


Dentre os casos narrados pela autora, me emocionei com alguns, principalmente aqueles que contam sobre pessoas que morreram sozinhas (e não tiveram nenhum familiar para visitá-los) e crianças/bebês (chorei de soluçar kkkkkkkkk). Por outro lado, existem casos que a autora escreveu com grande bom humor, fazendo comparações dos corpos com coisas banais engraçadas. Isso para mim tornou o livro maravilhoso, porque a morte não é tratada como algo distante da nossa realidade, e sim como algo que acontece o tempo todo e nos é escondido.


"Alguém precisa tomar conta desses cadáveres, pois eles são inúteis quando o assunto é cuidar de si próprios."


Para aquelas pessoas que têm curiosidade sobre todo o processo feito com os cadáveres durante a preparação e cremação, super indico essa obra, pois nela temos vários detalhes sobre as partes técnicas dos bastidores de um crematório. Eu mesma fiquei super empolgada ao ler sobre todas as etapas de preparação de um cadáver (é muito interessante). Indico esse livro a todos, na verdade... Como a capa dele mesmo diz: "UM LIVRO PARA QUEM PLANEJA MORRER UM DIA".

Eu adorei "Confissões do crematório", é fantástico e muito crítico, uma fonte de informações importantes para uma sociedade que "tapa o sol com a peneira" ao fugir de algo tão inevitável: morrer.


"Corpos completamente cremados, cabeças doadas para a ciência, bebês e a perna amputada de uma mulher saem todos com a mesma aparência no final. Ao mexer em uma urna de restos crematórios, você não tem com saber se a pessoa teve sucessos, fracassos, netos ou crimes."


A autora tem um canal no YouTube, onde posta vídeos falando sobre vários aspectos da morte. Para quem tiver interesse, este é o link: aqui
Tanto o livro quanto o canal foram criados à partir da vontade de Caitlin Doughty de mostrar às pessoas tudo que aprendeu ao longo de sua carreira no mundo funerário.



53 comentários :

  1. Olá Sara!

    Adorei sua resenha! Me instigou muito a ler esse livro! Gostei de como você colocou a forma que a atora trata o tema da morte! Quero muito ler esse livro e ele está na minha lista de desejados depois que li sua resenha! Parabéns pelas suas resenhas maravilhosas!

    Beijão!
    Fernando Sousa Filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que tenha gostado da resenha! =D O livro é muito bom, indico bastante a leitura. Beijos.

      Excluir
  2. Oi Saraaa
    Menina do céu... esse livro é um espanto! Rsrsrsrsr
    Sério, sua resenha me deixou com muita vontade de ler essa obra... fiquei curiosa a respeito dos casos vividos pela autora. Casos reais nos deixam ainda mais impressionados!
    Parabéns pela resenha!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! O livro é incrível, tanto em relação à estética quanto ao conteúdo. Vale a pena conferir. Obrigada. Beijos. =D

      Excluir
  3. Oi Saraaa
    Menina do céu... esse livro é um espanto! Rsrsrsrsr
    Sério, sua resenha me deixou com muita vontade de ler essa obra... fiquei curiosa a respeito dos casos vividos pela autora. Casos reais nos deixam ainda mais impressionados!
    Parabéns pela resenha!
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Essa é a primeira resenha que leio a respeito desse livro e realmente fiquei bem curiosa para conferir, especialmente por conta de todos os elementos que você comentou. Só pela sinopse já estava na minha lista de desejados, então foi ótmo poder conferir suas impressões. Essa edição está espetacular, mas também não podemos esperar menos vindo dessa editora maravilhosa.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fer! A edição desse livro está impecável e o conteúdo dele também vale muito a pena. Espero que aprecie a obra. Beijos.

      Excluir
  5. Cada vez mais querendo ler esse livro.
    Não é uma obra que me chama a atenção, porém são tantos comentários favoráveis que a pessoa fica na vontade de conferir.
    Sua resenha me fez perceber que a autora foi muito além do lado fazer o leitor entender sua profissão e uma questão inevitável em nossa vida. Acho que vou soluça de chorar nos casos de pessoas sozinhas e bebês, assim como você.
    Amei a diagramação do livro, como sempre a Darkside arrebentando.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiana! É um livro lindo, tanto esteticamente quanto no conteúdo. Apesar de tratar sobre a morte, é uma leitura leve, sensível... Muito bacana. Afinal, todos vamos morrer um dia, é bom sabermos o que nos aguarda. Beijos.

      Excluir
  6. Olá,

    Se antes eu já estava interessada por esse livro, agora sinto que preciso ter ele na minha estante urgentemente. Gostei de saber que a autora fala sobre rituais de morte em cada cultura, isso engrandece a alma. Interessante também ver essa preparação dos corpos e fazer reflexões que você apresentou, que somos todos finitos e porque não falar da morte com certa naturalidade, já que ela é a única certeza que possuímos na vida? Me encantei muito pelas suas impressões, vou correndo comprar o meu nessa blackfriday.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Viviane. Esse é um dos livros que acredito que todos deveriam ler, pois ele trata da morte de um ponto de vista sensível e cultural muito bacana (claro que muita gente pode discordar das opiniões da autora, mas são expostos muitos conceitos e histórias criticamente nos mostrando a mudança do ponto de vista da morte ao longo dos tempos). Fico muito feliz que tenha gostado da resenha. =D Beijos.

      Excluir
  7. Oiee.
    Adoro a capa desse livro, eu amo os livros da Darkside rs
    Eu fiquei bem intrigada para conhecer a história, confesso que estou um pouco receosa de ler, mas sua resenha me acalmou.
    É definitivamente um livro para se falar de morte.
    Mas sobre morte de pessoas sozinhas e bebês, ainda estou me preparando.
    Beijos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rachel! A edição desse livro está magnífica. É uma leitura crítica, sensível e muito enriquecedora. Vale a pena. Beijos.

      Excluir
  8. Eu estou louca para ler esse livro. Quando o conheci, achei que fosse de terror pesado ou algo que eu não conseguiria ler, mas logo percebi que estava enganada e que a leitura pode ser muito interessante. Gostei bastante de poder conferir a sua opinião sobre a obra e espero que eu leia em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz! A obra não tem nada de terror hahahaha Pode ficar tranquila! Apesar de tratar de um tema polêmico (MORTE), a leitura é bem tranquila e leve, e claro, muito interessante. Beijos.

      Excluir
  9. Olá!! :)

    Eu não conheço este livro, mas ainda bem que gostaste assim tanto de fazer a leitura, e que gostaste do aspeto critico também! :)

    Eu não lerei porque o tema so me arrepia.. E não tenho qualquer interesse em ler nada sobre morte e processos de preparação de cadáveres..

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A obra é incrível, quem sabe um dia você não tenta... =D Beijos.

      Excluir
  10. Oi!
    Quando vi esse livro pela primeira vez fiquei morrendo de curiosidade por causa do tema incomum e depois da sua resenha todas os receios que eu poderia ter em relação a ele foram desfeitos e fiquei com a sensação de que esse é um livro que eu preciso ler. Acho que todos tem um certo medo da morte e do que há ou não depois dela e por isso ainda hoje é um tema tabu, além é claro de toda a questão da dor da perda, e por isso achei muito interessante essa junção de casos, parte técnica e crítica sobre a morte. A autora foi muito além da funerária e fez um livro que parece ser enriquecedor. Ah, sem falar nessa edição magnífica.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Fico muito contente que eu tenha te incentivado a ler o livro, que é cheio de conteúdo crítico e muito interessante. Todos deveriam lê-lo! A autora conseguiu abordar todos os aspectos da morte de forma crítica, cultural e, também, sensível. Espero que goste da leitura. Beijos.

      Excluir
  11. Olá amore,
    Sendo sincera esse livro não me instigou não ... sua capa é estranha a meu ver... mas como costumo não julgar um livro pela capa... decidi ler sua resenha.... e para minha surpresa, me instigou demais a leitura, e até vou indicar pra minha mãe que está estudando Ciências Mortuárias... coragem né rsrsrs.
    Em relação a DarkSide, confesso que não li nada dela até então... mas, vejo comentários super positivos a respeito das edições, curiosa por aqui!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Grazi! Fico feliz que a resenha tenha despertado seu interesse para o livro. Caramba, sua mãe é bem corajosa hahaahahah Fico bastante surpresa em saber que nunca leu nenhum livro lançado pela editora Darkside, afinal, ela tornou-se tão popular no ano passado e virou febre. Beijos.

      Excluir
  12. Olá Sara,
    Não sabia que esse livro era assim, não sei o que esperava dele.
    Acho engraçado que, pensando o que você escreveu, tenho que concordar a morte é um tabu porque não gostamos de assumir que somos finitos, que um dia terminaremos.
    Fiquei bem intrigada para saber o que acontece com a protagonista e como ela lida com essa sua obsessão por mortes.
    Dica anotada.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! O livro, ao contrário do que muitos pensam, não é de terror nem suspense, apenas tem como tema central a morte, que é tratada com criticidade e inteligência. É muito bacana vermos a trajetória da autora em sua profissão como operadora de retorta e, posteriormente, em outros cargos, pois ela se adapta, amadurece... Super indico a leitura. =D Beijos.

      Excluir
  13. Eu acho que ja falei que amo o seu jeito de fazer resenha né? Esses quotes bem escolhidos da vontade de ler até mesmo um livro que você não tem o mínimo de vontade que é esse aqui. Mas pretendo conferir em breve graças a sua resenha. Ps: a beleza desse livro está digna da Darkside. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! hahahaaha Fico tããão feliz em saber que realmente gosta das minhas resenhas! =D Esse livro é lindíssimo e cheio de conteúdo, dê uma chance a ele. hahahaha Beijos.

      Excluir
  14. Olá,
    Desde que vi o lançamento da obra fiquei bem intrigada pelo fato de ser uma temática inusitada e criativa de se abordar dessa forma.
    Achei interessante saber suas impressões e que a obra é bem crítica. A morte é tão comum, todos estamos caminhando para ela, uns até correndo rsrs

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michele! É um livro muito incomum, principalmente pela forma que a autora aborta a temática morte, que é tão cheia de tabu. Acredito que essa é uma ótima dica de leitura para todos, pois vamos morrer de qualquer forma... hahahah Beijos.

      Excluir
  15. Oi!

    Acho a temática desse livro super inusitada, o que desperta bastante a minha vontade e curiosidade de ler. É uma pena que eu esteja tão atribulada, mas lendo sua resenha só fiquei mais ansiosa ainda. A DarkSide manda bem demais né? Claramente tem uma critica contida na obra e to indo mais por ela, confesso. haha

    Parabéns pela resenha.

    beijos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anelise! Sim, a temática é bastante peculiar, pouco comentada, porém, nessa obra, é abordada criticamente. Darkside arrasou nesse edição meeeesmo! Beijos.

      Excluir
  16. Menina!!! Uau (°o°) Que coragem trabalhar preparando corpos, eu amo CSI mas quase morro quando vejo as autopsias, imagina preparar corpos. E falar sobre eles em um canal no Youtube? É um Arrazo essa garota. Espero que ela consiga alcançar muita gente, até porque eu acho que a morte , é sim um tema que deve ser discutido. Eu pelo menos acho que morreu acabou, e a Lembrança de quem fomos fica na memória de Deus. Temos que aproveitar para fazer tudo que pudermos enquanto estivermos vivos.
    “Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol, o lugar para onde vais."

    Eclesiastes 9:10

    Bejinhux!

    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angélica! Também acho essas pessoas que trabalham cara a cara com a morte muito corajosas. Confesso que não tenho uma opinião formada sobre o que acontece quando morremos, mas não me apego muito às explicações religiosas. Achei muito bacana essa iniciativa da autora em escrever um livro e criar um canal no YouTube para falar de morte, são ótimas formas de conscientização popular. Beijos.

      Excluir
  17. Oi, tudo bem? Por mais que eu ame a Darkside é tenha o sonho de ter todos os livros deles esse é o unico que não leria pois achobque não teria estrutura emocional para ler algo lidando com a morte tão diretamente. Principalmente nos relatos envolvendo crianças.
    Bjs
    N.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Essa obra possui muitos aspectos culturais da morte e opiniões críticas de diversos nomes importantes do mundo, mas possui momentos bem tocantes, então, entendo seu ponto de vista. Beijos.

      Excluir
  18. Olá, tudo bom?
    Confesso que já queria esse livro só pela edição maravilhosa! O que é esse corte do livro vermelho não é mesmo? rs
    Saber agora do que se trata e que tira esse tabu que temos em relação a morte e fala sobre ela abertamente me deixou muito curiosa, ainda mais para conferir os casos que você falou que ela conta, da época em que ela trabalhou preparando os corpos e tals. Amei sua resenha e mal posso esperar para ler essa obra.


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pollyanna! Siiim, a edição é maravilhosa. É um livro muito enriquecedor, com muitas informações interessantes. Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que leia a obra e aprecie. Beijos.

      Excluir
  19. Olá,

    Não sei se tenho tanto interesse em saber mais sobre toda essa coisa de morte, mas confesso que sua resenha me deixou interessada na história. Sem dúvidas é algo curioso saber sobre o que é feito com os cadáver. Também achei a capa maravilhosa e agora esse livro entrou para minha lista de próximas leituras!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isadora! Fico feliz que minha resenha tenha despertado seu interesse. =D É uma leitura muito interessante e enriquecedora, talvez você deva tentar. Beijos.

      Excluir
  20. Não tenho interesse em saber detalhes do que ocorrem no crematório, até por isso, acabei descartando a leitura do livro. De qualquer forma, parabéns pela resenha, trouxe informações que eu não conhecia sobre o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rose! Entendo seu posicionamento. =) Obrigada. Beijos.

      Excluir
  21. Oi, Sara

    A temática do livro é bem pesada mesmo, então achei interessante quando você falou que mesmo assim a leitura é leve, primeira vez que leio essa característica. Acho a proposta bem bizarra, eu não tenho medo de morrer, mas tenho medo da morte de pessoas que eu amo. Acho que não leria o livro, e não é nem pelo tema, e sim porque não me chama tanto a atenção assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! A leitura consegue sim ser leve porque a autora não trata da morte como algo sombrio e terrível, mas sim como algo natural e respeitável, envolvendo muitos rituais de culturas diversas. Além de que a Caitlin escreve de forma divertida em muitas partes. Na minha opinião, não temos medo da morte dos nossos parentes e amigos, temos medo do que acontece conosco após isso: o luto, a saudade, o vazio... Beijos.

      Excluir
  22. Olá Sara =) Planejando ou não todo mundo morre. Mas acrdito que não precisamos pensar nisso o tempo todo, porém as vezes pensar nisso faz a gente querer viver a vida da melhor forma e está em paz com quem amamos. Já conhecia o livro mais não sabia que a autora tinha um canal no youtube onde posta vídeos falando sobre vários aspectos da morte. Já tinha lindos outras resenhas do livro e não tinha me interessado, mas sua resenha me despertou curiosidad. Beijos'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dayane! Com certeza hahahaha É um futuro inevitável. Fico feliz que a minha resenha tenha despertado seu interesse. =D Beijos.

      Excluir
  23. Oi!
    Adorei a temática do livro. Conhecia apenas a capa do livro, mas nunca li uma sinopse ou resenha dele e por isso não fazia a menor ideia do que ele falava.
    Realmente os livros da Darkside são lindos. Tenho um (O Demonologista) que gostei muito, mas não veio com marcador ;'(
    Mas enfim, adorei sua resenha e vou ler esse livro, pois fiquei bem curiosa sobre o que a autora tem a nos contar.
    Beijos.
    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Taisa! Os livros da Darkside são lindos mesmo e nem todas as títulos vêm com marcadores, mas os lançamentos mais recentes possuem marcadores personalizados. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Boa leitura. =D Beijos.

      Excluir
  24. Oieee, tudo bem??? Eu amoooooo os livros da Dark <3 Por mim teria todos e paquerei demais o crematório na Black Friday, mas como já tinha outros Crush da Dark acabei não dando prioridade a esse :/ Não tem nem o que falar dessas edições de capa dura, e a história em si parece bem interessante. Não imaginava que o livro tivesse essa pegada triste/ engraçada. Imaginava que era bem sombrio mas ainda assim despertou minha curiosidade. Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana! Adoraria ter todos os livros da editora também hahahhaah Esse livro é muito rico em informações culturais, sociais... Muito bacana e nçao tem essa pegada de terror. Beijos.

      Excluir
  25. Olá Sara,
    a DarkSide me parece uma editora muito caprichosa e tenho namorado alguns livros dela, mas ainda não comprei nenhum.
    Amei as citações e a forma triste e ao mesmo tempo engraçada, com o que a autora desenvolveu um tema tão doloroso. Perder alguém que amo é meu maior medo, acordo em pânico quando tenho sonhos assim.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anne! Os livros da editora são lindíssimos, todos muito caprichados, valem a pena. É um tema bem delicado e triste essa da morte, lembramos muito de pessoas queridas que se foram. Beijos.

      Excluir
  26. Oie
    Tudo bem?
    Eu tenho esse livro porém ainda não fiz leitura comprei pela capa que eu adoroo. Estou esperando um melhor momento para ler adorei suas impressões em outras resenhaas que vi de blogs que acompanho as pessoas não ficaram tão emotivas como sou chorona acho que vou me igualar a você.
    BJU
    Mary Reis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mary! Estou bem e você? É um ótimo livro. =) Tenho essa mania de comprar livros pela capa também hahahahaah Beijos.

      Excluir
  27. Oi, tudo bem?
    Eu estou morrendo de curiosidade para ler esse livro, acho a proposta muito bacana de mostrar o que se passa num crematório e todos os seus segredos. Gostei muito da sua resenha e vou ver se consigo ler o livro uma hora dessas. Adorei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kétrin! Estou bem e você? É um ótimo livro, interessante e cheio de informações bacanas. Fico feliz que tenha gostado da resenha. =D Boa leitura. Beijos.

      Excluir