15 de outubro de 2016

Resenha - 100 escovadas antes de ir para a cama

Título: 100 escovadas antes de ir para a cama
Autora: Melissa Panarello
Editora: Objetiva
Nº de páginas: 157


"100 escovadas antes de ir para a cama" relata sem pudores as precoces e variadas experiências sexuais vividas por uma colegial entre os 15 e os 16 anos. A descoberta de um mundo novo e diferente: o próprio corpo de adolescente, a viagem em busca de si mesma através do sexo, o desejo de captar o sentimento sempre inefável que é o amor. E também a ilusão de encontrá-lo em muitas camas, em muitos corpos, em casas desconhecidas com homens que não a amam. A protagonista se entrega aos excessos carnais como se desejasse, através deles, transcender o corpo. Orgias regadas a drogas, sadomasoquismo, homossexualismo: nada detém sua curiosidade, mas seu prazer é tingido de repulsa e insegurança. Antes de dormir Melissa escova cem vezes os longos cabelos, num ritual de purificação quase infantil que constitui, para o leitor, o único lembrete de que se trata, afinal, de uma menina.

Olá, pessoal! Hoje vim falar sobre esse livro bastante peculiar: "100 escovadas antes de ir para a cama". Foi lançado em 2003 pela italiana Melissa Panarello, na época com 18 anos, que conta, em forma de diário, sobre sua vida sexual durante a adolescência, de forma bem direta e sem pudores. O livro pertence ao gênero erótico devido à várias cenas picantes que são narradas por Melissa e, todas essas cenas são relatos verídicos da autora. A leitura é bem fluida, de fácil entendimento, apesar de as histórias que são contadas serem fortes.

Somos conduzidos na leitura por Melissa, uma menina de 14 anos que escreve um diário contando para o leitor seu cotidiano. Inicialmente, vemos uma Melissa carente de atenção por ter pais pouco afetuosos e quase nenhum amigo, sonhando em encontrar alguém que a ame, assim como ela se ama. Desde o início, ela já conta ao diário como ama seu próprio corpo, como se admira frente ao espelho e se excita só de olhar-se, que tem desejos sexuais, porém, ninguém com quem realizá-los. Mas, apesar de todos os seus desejos sexuais, é possível identificar grande inocência na personagem e, isso faz com nos preocupemos com seu bem estar, em mantê-la longe dos perigos aos quais, inocentemente (ou não), se expõe. 


"Quero amor, diário. Quero sentir meu coração se derreter e quero ver as estalactites do meu gelo se quebrando e afundando no rio da paixão, da beleza."


Em uma festa, Melissa conhece Daniele, um rapaz mais velho, e se apaixona por ele, porém, o sentimento não é recíproco. Ele tira a virgindade da menina após humilhá-la várias vezes por sua inocência, e passa a usá-la sexualmente, até que um dia Melissa percebe o erro que cometeu ao amá-lo e acaba com a relação que tinham. Após essa grande decepção, a jovem, já com 15 anos, embarca numa vida desregrada, regada a muito sexo com estranhos, até mesmo orgias e relações homossexuais. Vemos a inocência dar lugar ao desespero de ser amada e valorizada por alguém diferente, mesmo que essa busca seja feita da maneira mais errônea possível.


"O que me falta é amor, é de um cafuné que eu preciso, é um olhar sincero que eu desejo."


Após suas aventuras sexuais, Melissa, antes de dormir, escova os cabelos 100 vezes para apagar a vergonha do que fez, se tornar pura novamente e voltar a ser a menina inocente de antes. Nessas loucuras feitas pela personagem, que busca loucamente um homem para amá-la, vemos o quanto lhe falta amor e respeito próprios. Ela se deixa ser usada das mais diversas formas, preocupando-se apenas em agradar os homens com quem se deita e esquece de si própria.


"Minha paixão está em toda parte, assim como a minha malícia."


Esse foi um dos livros mais excêntricos que já li. A leitura foi uma montanha russa de sentimentos. Me encantei pela Melissa inocente e sonhadora que queria ser amada. Fiquei irritada com a Melissa burra que insistia em um "relacionamento" que só machucava-a. Fique com pena dela após a grande decepção amorosa que teve com Daniele. Fiquei assustada/chocada com a repentina mudança de comportamento da jovem de apenas 15 anos...


"O que posso fazer, não consigo deixar de provocar quem está na minha frente e gosto disso. Faço isso com cada palavra e cada silêncio, e me sinto bem assim. É um jogo."


Apesar de ter passado muita raiva em alguns momentos com as atitudes tolas de Melissa, é importante manter em mente que estamos vendo a vida de uma menina de 15 anos, perdida, carente, porém, muito curiosa. A história me entristeceu muito em determinadas partes, pois vemos Melissa se afundando gradativamente em mais tristeza, se entregando fisicamente às mais diversas pessoas, não se satisfazendo sexualmente com ninguém... apenas sofrendo cada vez mais. O mais deprimente é saber que é uma história verídica. No entanto, o final da história de Melissa é bastante compensatório!

É um livro bem peculiar, chocante e triste em alguns aspectos. Mas indico a obra para pessoas de mente aberta que gostem de histórias realistas.

Após o sucesso das vendas do livro, em 2006 foi lançado uma adaptação cinematográfica (para quem quiser assistir, o link é este). No entanto, o filme foi fortemente criticado por fugir muito da história original e, até mesmo a autora disse que não gostou da adaptação. Como eu não assisti, não tenho como opinar, mas caso alguém já tenha visto, deixe nos comentários o que achou. =D


17 comentários :

  1. Oiee Sara ^^
    Ainda não conhecia este livro, mas me pareceu ser muito triste, e um tanto pesado também. Acho muito triste quando uma pessoa só quer amor e atenção, e acaba fazendo vários tipos de coisas para se sentir completa (como se sentiria se estivesse sendo amadx), e, no fim, continua se sentindo incompleta. Mas, apesar de parecer ser uma montanha russa de sentimentos, eu gostei da premissa :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dryh! É sim um livro bem triste e pesado, mas o leitor reflete muito durante a leitura. Claro que sentimos pena e raiva da personagem às vezes, mas é como você disse, é extremamente triste quando alguém faz de tudo para ser amado. Mas que bom que gostou! =D Beijos.

      Excluir
  2. Eu não sabia que a história é verídica. Sempre tive muita vontade de ler a obra, e agora sabendo disso a vontade só aumentou, pois adoro ler livros com histórias reais. E gostei de saber que a leitura dá ao leitor um misto de sentimentos. Deve ser triste ver a personagem se entregar desta forma mesmo. :/
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dessa! Siiiim, história verídica. Eu soube disso durante a leitura, o que me deu ainda mais pena da autora... A narrativa é ótima, apesar de ser pesada, nos põe para refletir muito. Beijos.

      Excluir
  3. Olá Sara,
    Nossa, que história mais pesada. Não consigo me imaginar lendo esse livro, infelizmente. Entendo a carência da protagonista e essa busca por se encontrar, mas não aceito, sabe? Acho que ela se entregar tanto a diversas pessoas e depois voltar a ser inocente como era é algo que não entra na minha cabeça.
    Gostei demais da sua resenha e de conhecer a obra, mas vou deixar a dica passar, pois acho que não vai funcionar para mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna! Entendo totalmente você. A história tem uma carga emocional muito grande e é bem pesada (ainda mais por ser realista). Fico feliz que tenha gostado da resenha! =D Beijos.

      Excluir
  4. Olá,

    Eu já tinha ouvido falar no livro, mas bem por alto. Não sabia do que se tratava e confesso que fiquei um pouco chocada lendo sua resenha, imagine se fosse ler o livro? Enfim, apesar do choque inicial, eu acredito que esse livro serial muito bom para mim, pois adoro livros onde podemos usar a psicologia para entendermos os personagens, não sou formada em psicologia, contudo adoro observar alguns personagens problemáticos com essa visão. Dica anotada!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thayenne! A obra consegue ser bem chocante inicialmente, porém, cada leitor lida de uma forma com a leitura. Eu, assim como você, tentei entender a personagem do ponto de vista da psicologia, o que torna as coisas mais intensas e a gente passa a ver a menina de forma diferente. Beijos.

      Excluir
  5. Não conhecia o livro, e já me vejo irritada como você com algumas das atitudes de Melissa. Uma pena que toda a admiração que ela sentia pelo próprio corpo não resultou em respeito a si mesma.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Concordo plenamente com você, ela não teve respeito consigo mesma em muitos momentos, o que é muito triste. Beijos.

      Excluir
  6. olá... eu já assisti a adaptação, apesar de na época nem saber que era baseada num livro... depois que soube quis ler, mas até o momento não tive oportunidade... imagino o quão densa é a leitura, e tudo o que Melissa passou...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria! Eu fiz o contrário, li o livro e, só depois, descobri que tinha uma adaptação cinematográfica. A leitura não é tão densa, apesar de parecer pelos temas pesados. Você consegue ler o livro super rápido, a escrita é fluída (tanto que li a obra em uma tarde), porém, tem uma carga emocional grande. Beijos.

      Excluir
  7. Não conhecia o livro, nem tampouco a adaptação. Gostei da premissa e de todo esse enredo tão diferente do que conhecemos. Já estou sentido pena da Melissa, por ela querer tanto ser amada e acabar se deixando levar por pessoas que querem apenas usá-la.
    Mesmo prevendo que eu vou me irritar bastante com esse aspecto, quero ler. Quero entender essa personagem e saber o que vai lhe acontecer no fim.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! A leitura vale muita a pena. Como você disse, sentimento raiva de Melissa em dados momentos graças à seus comportamentos ruins, mas entendemos os seus motivos ao longo da leitura. Beijos.

      Excluir
  8. Nossa que pesado, parece ser uma leitura demasiadamente interessante (ainda que particularmente não sou fã do gênero erótico) mas há todo um embasamento, é visível isso em sua resenha, o que torna a história atraente e dá sentido. É triste realmente, e pior ainda saber que existe muitas Melissas por aí, que se desvalorizam e se tornam objetos. Muito legal conhecer o livro! Bjos.

    www.euvoceeoslivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olá. Sabia da existência do filme, mas nunca tinha ouvido falar do livro. Não sabia também que era baseado em uma história real. Fiquei ainda mais curiosa pra conhecer esta história, mas não sei se lerei o livro.
    Pretendo assistir ao filme, e se for bom irei procurar pelo livro.

    ResponderExcluir
  10. Oie Sara,
    Desde que li a garota do calendário estou fugindo de romance erótico ou do que sigam essa linha. Talvez seja a falta de enredo e a superficialidade com que esses romances são escritos. Por outro lado, a Melissa é o tipo de personagem desvalorizada durante toda a trama. Talvez nesse ponto eu desse uma chance e por isso te parabenizo pela qualidade e profissionalismo da postagem. Houveram outras resenhas que li desse livro que me fizeram fugir mesmo, a sua não, me convidou a opinar sobre o livro.

    ResponderExcluir