16 de agosto de 2016

Resenha - Respeitável Público

Título:  Respeitável Público
Autor(a): Henrique Schneider
Editora: Dublinense
Nº de paginas: 126
Teodoro Alegria governa a cidade de Galateia a fogo e favores. Entre os ofícios pouco urgentes e a fome intratável, com a esposa e a filha tranquilas e um tanto tristes, ele vive como acha que deve ser. Eis que chega o Holywood, pobre na estrutura, rico na extravagância. O trapezista com olhos cor de púrpura, a cigana com aroma de sândalo, o dono do circo com dentes de ouro — todos dispostos a oferecer ao respeitável público um espetáculo com tradição e grandeza. No dia da estreia, uma força inexplicável surge como ameaça ao poder do prefeito. Destino? Sorte? Do picadeiro ao gabinete, nas ruas malcuidadas e nos cafés sonolentos, agora só se fala nisso.
Fiquei algum tempo a pensar como escrever sobre um livro, onde sua linguagem é extremamente encantadora, mas também um pouco diferente e com muitas passagens que às vezes impressionam e outras não. Onde a politica e o romance é empregados de uma forma cômica. A tragicomédia é mostrada de uma forma extraordinária, que faz a leitura ser ágil, imaginaria e até mesmo um pouco atual. Com personagens únicos, ao meu ponto de vista, Henrique Schneider, faz os leitores ter uma leitura calma e tranquila, como uma tarde de sol. Acho que para entender somente lendo, mas vou tentar reproduzir a vocês um pouco do que senti.

E que se abram as cortinas!

Em seu reino, para não dizer uma pequena cidadezinha, Galateia. Teodoro Alegria manda e desmanda como acha que deve. Vindo de uma linhagem de prefeitos, onde nenhum deles foi derrotado e todas as vezes que cogitaram essa possibilidade, isso era facilmente resolvido. Teodoro é o tipo senhor sabichão, que por achar que é o prefeito, é também o dono da verdade. Tudo para ele é no tempo dele. Porém, não prestar atenção nas pequenas coisas que acontece em sua própria casa. Morando em uma casa com sua mãe Natélia, uma senhora reclusa, que passa os dias tricotando a companhia de seu falecido marido ( que dos fingem que ele não está lá); sua esposa Madalena, uma mulher conformada com a vida que tem e prefere depositar sua alegria nas flores; e sua filha Alba Rosa, uma menina que sonha em um dia ganhar o mundo. Não se diria que nenhum deles é feliz por ter um ao outro, mas convivem como a lei manda, ou melhor, como Teodoro Alegria acha que deve ser.

Teodoro, mesmo sendo prefeito, não se importa muito com o que os habitantes dessa cidadezinha pacata e sem muitos costumes, necessita. E os mesmos não se encontram satisfeitos, mas também não se atrevem a consterna-lo perante a isso. Mas esse mundo de poder começa a ser abalado com a chegada do Gran Circo Holywood.

O enredo de “Respeitável público” é extremamente delicioso de se ler, ter de uma forma cômica, contado os dias que o circo chegou a Galanteia, com a mistura de tragédia com a comedia em seus parágrafos e capítulos curtos, da ao leitor uma nova forma de encantamento e deslumbre. O circo traz a sensação de magia, de novas possibilidades, de um mundo novo, porém traz também os tormentos para a vida de Teodoro. “Respeitável público” dentro de suas 126 páginas, desperta aos leitores sonhos e a certeza que aquela cidadezinha já era um circo muito antes do Gran Holywood chegar e que após a sua partida continuará sendo.

Achei muito interessante como o autor emprega a politica e como ela pode ser facilmente abalada, se não for bem coordenada, dá ao leitor mundos de reflexões.  Os personagens são muito bem construídos, sua evolução no decorrer do enredo e o amadurecimento da história é muito clara. E mesmo sendo um livro de poucas paginas o autor traz um enredo dosado e sem correria. Como já havia dito, é uma leitura leve, sem muitos altos e baixos, mas que possui reviravoltas encantadoras.
É um livro que recomendo, para leitores que buscam um livro para quebrar a ressaca literária ou os que desejam uma leitura rápida e ágil, com um enredo brando.



0 Comments:

Postar um comentário