11 de junho de 2016

Resenha - Anjo negro

Título: Anjo negro
Autor: Nelson Rodrigues 
Editora: Nova Fronteira
Nº de páginas: 111

Ismael e Virgínia - ele negro, ela branca - parecem viver em desgraça: seus filhos morrem precocemente e de forma inexplicável. Quando, no dia do enterro da terceira criança, o casal recebe a inesperada visita de Elias, o irmão branco de Ismael, inicia-se uma história macabra de desejo e morte, que beira a loucura. Virgínia tem um romance com o irmão de seu marido, o que resulta no nascimento de Ana Maria e na morte de Elias. Uma obra muito crítica e atemporal que vai surpreender muito o leitor.


Olá, pessoal!
Nessa resenha vamos falar de um livro que faz parte da literatura brasileira e tem uma escrita bem diferente do que estamos habituados (pelo menos eu nunca havia lido nada nesse estilo).

"Anjo negro" é um livro bastante peculiar. É um teatro escrito por Nelson Rodrigues em 1946 que esteve sob censura durante dois anos e, só estreou em 1948. Isso ocorreu devido às temáticas polêmicas abordadas pelo autor, como racismo, estupro, incesto, mortes... 

Quando li este livro fiquei chocada com a loucura dos personagens e, aos mesmo tempo, maravilhada com a forma crítica que Nelson Rodrigues abordou tudo com suas ironias e sátiras características. Por ser um teatro, possui a descrição dos cenários e as falas dos personagens, o que torna a leitura super rápida e fácil, e é dividido em três atos.



A história começa com o enterro do terceiro filho do casal Ismael, negro que não aceita sua cor e vive como se fosse um branco da alta sociedade, e Virgínia, mulher branca que se casou com Ismael por ser órfã e foi estuprada pelo mesmo. A grande preocupação da família é que todos os filhos que Virgínia tem morrem de forma inexplicável. No momento do velório, o irmão branco de Ismael, Elias, cego e de bom coração, chega para visitá-los, mas é impedido. Ismael odiava tanto o irmão mais novo por este ser branco, que, na infância, trocou o colírio de Elias por ácido, cegando-o. Virgínia acaba discutindo com Ismael durante o velório do filho e é trancada num quarto, onde Elias a encontra e eles começam a conversar às escondidas e inicia-se um romance, resultando na gravidez de Virgínia, que tenta fingir que o filho é de Ismael, porém, sua tia conta sobre a traição e revela que o bebê é de Elias. Ismael mata o irmão com um tiro e, depois que a filha que sua mulher esperava, Ana Maria, nasce, ele não deixa a criança conviver muito com a mãe, isola-a em um quarto trancado. À partir daí, ocorrem muitas cenas que são chocantes para qualquer pessoa com princípios morais...

 "Elias (incerto e doce) - A senhora é bonita?
 Virgínia  - Me chame de você.
   Elias - É?
  Virgínia  - Você acha que sou?
Elias - Me disseram que sim.
  Virgínia  - Pois sou."

Este foi um dos livros mais inusitados que já li, que me surpreendeu do início ao fim. Apesar de ouvir alguns comentários negativos em relação à obra por todas as cenas de violência e tragédias, a genialidade do autor se faz presente; as críticas e considerações dos temas mega polêmicos ainda na atualidade são incríveis. A obra, extremamente genial e crítica, tem personagens à altura: Ismael é negro, mas não se aceita, tem espírito violento, faz de tudo para que os outros o vejam como um homem branco e rico da alta sociedade; Virgínia se passa por inocente, mas ao longo da obra vemos o quanto é dissimulada e ardilosa; Elias tem bom coração e se deixa levar pelas ideias supostamente inocentes de Virgínia e acaba pagando caro por isso; dentre outros personagens que aparecem ao longo da história. O desfecho é completamente surpreendente, deixa o leitor chocado com a "insanidade" de Ismael e Virgínia e o sentimento doentio que existe entre eles.

Super indico essa obra aos adoradores de leituras surpreendentes e cheias de reviravoltas, principalmente àqueles que gostam de temas polêmicos e obras críticas. A leitura é rápida e muito diferente de tudo que você já viu. 





54 comentários :

  1. Olá, confesso que não tenho interesse em ler esse livro, talvez por achar que a leitura pode ser um tanto confusa. De qualquer maneira, seus comentários sobre o enredo me fizeram perceber que realmente é uma leitura bem diferente ao qual estou acostumada a ler. Além disso, a temática é mesmo bem polêmica e não sei nem o que pensar ao ler sobre a história. Os detalhes ao longo do livro devem ser surpreendentes, acredito.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também fiquei apreensiva antes de ler, não sabia se iria me adaptar ao estilo de escrita diferente ou se ficaria perdida... Mas pelo menos nessa obra, achei tudo bem claro e simples, linguagem fácil, falas diretas, personagens bem descritos... Beijos.

      Excluir
  2. Oi flor , tudo bom? Eu não gosto da escrita em forma de teatro e nunca xjsnegui ker um livro assim por mais que eu tenha tentado. Com certeza com esse livro iria acontecer o mesmo. Então vou deixar a dica passar dessa vez mesmo sendo um livro com uma premissa bacana e interessante.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, entendo seu problema... Nem todos gostam desse estilo, mas até que achei esse bem escrito e interessante. Beijos.

      Excluir
  3. Oi, achei mega original a forma que o livro se desenvolve e como é escrito, acho que nunca li nada tão parecido. Acho que eu até me perderia nestas reviravoltas...
    Amei a indicação e já quero ler o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que se interessou pela obra, super te aconselho a ler ele... hahahha Beijos

      Excluir
  4. Oie, uau, eu não gosto muito do gênero teatro mas é impossível não se interessar por essa obra e pela loucura que a cerca. Parece ser daquele tipo de livro que nos prende do início ao fim e acho que eu gostaria de ir descobrindo o quanto cada personagem mmente e quanto falam a verdade. Vou procurar para ler, nunca tinha ouvido falar na obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente a loucura de tudo te prende bastante... hahahah Li esse livro em dois dias. O mais bacana é a forma que vamos desvendando os personagens. Beijos.

      Excluir
  5. Oi
    Confesso que fiquei curiosa para ler esse livro pelo fato de ser tão inusitado.
    A primeira vista, não tinha me interessado, mas os elementos que vocÊ comentou na resenha me empolgaram. Parece ser um daqueles teatros bem exigentes.
    Anotei a dica e espero ter a oportunidade de ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Esse livro é daquele tipo que você não espera nada dele, mas ele te deixa atônito de tão bacana... Beijos.

      Excluir
  6. Sinceramente não curto esse tipo de livro! Acho que deve ser no momento, mas se acaso um dia eu querer ler, irei seguir sua dica... Por enquanto deixo passar a dica.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ah, que pena. Mas se um dia quiser experimentar algo do gênero, acredito que esse seja uma boa dica pra começar. =) Beijos.

      Excluir
  7. Oi!
    Não conhecia esse livro é fiquei surpresa pelas cenas que ele contém. Me lembrou os livros do autor Raphael Montes, pela temática, e me deixou em uma dúvida cruel sobre ter ler ou não esse livro, já que gosto de gênero mas a trama parece ser bastante cruel.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Também gosto muito dessas temáticas, mas esse livro não foca nas tragédias em si, mas nos personagens e no que leva cada um a cometer cada ato (ruim ou bom), trabalhando com o psicológico do leitor ao mostrar os lados bom e ruim de cada personagem, nos fazendo questionar carto e errado... Acho que você gostaria da obra! =) Beijos.

      Excluir
  8. Bom, eu já li "A Vida Como Ela É", também de Nelson Rodrigues. Embora as histórias sejam diferentes, a maior parte das críticas são as mesmas. Isso porque o autor sempre foi polêmico ao expressar sua opinião sobre o que lhe causava repúdio. E, geralmente, tratava-se de assuntos delicados, incompreendíveis pela população.
    Não tive a oportunidade de ler a sobra resenhada, mas já conheço esse estilo literário único do autor. Com sua resenha pude esclarecer algumas questões sobre o exemplar.
    Muito obrigado por compartilhar essa resenha conosco!
    Grande abraço, Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente, essa obra evidencia o estilo de escrita de Nelson Rodrigues e é bem evidente nas críticas. Por ser um livro relativamente antigo, mostra o quanto o autor estava à frente de seu tempo, já tentando quebrar tabus, tratando de assuntos polêmicos abertamente... Creio que você gostaria da obra. =) Beijos.

      Excluir
  9. Oiee ^^
    Não gosto muito de peças teatrais, na verdade, a única peça que eu li foi "A megera domada", do W. Shakespeare. Mas eu fiquei curiosa para ler este livro, principalmente por ele tratar de temas polêmicos com sátira e crítica. E eu adoro reviravoltas, então....hehe' dica mais do que anotada ;)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Já li "A megera domada" também e, pessoalmente, não gostei da escrita, mas a temática em si achei fantástica. Se gosta de reviravoltas e histórias acompanhadas de críticas, vai gostar de Anjo negro... hahaha Beijos.

      Excluir
  10. Olá Sara,
    Fiquei muito feliz por saber que o livro tenha te surpreendido. Não o conhecia e fiquei interessada, pois a crítica parece ser muito presente.
    Me pergunto sobre essa forma inexplicável que os filhos de Virginia morrem e qual o fundamento para isso.
    Já li outros livros escritos em forma de peça teatral e até curti, mas demorei um pouco para engatar, sabe?
    Anotei essa dica e acho que vou curtir.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A forma "inexplicável" é desvendada no livro e é bem inusitada... Nessa livro eu engatei a leitura rapidinho, porque a tensão já começa logo no início. Beijos.

      Excluir
  11. Oii, o livro não me atraiu, apesar de gostar da minha zona de conforto e sua resenha está ótima passando uma imensa empolgação, eu não consegui me interessar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que pena que não se interessou pelo livro, mas continue acompanhando o blog, outra resenhas podem ser do seu interesse. =) Beijos.

      Excluir
  12. Oi Sara, seja bem-vinda ao blog!!!
    Adorei sua resenha e sua indicação, pois como tenho um grupo de teatro Nelson Rodrigues é referência para nós ;)
    Essa obra eu ainda não li, mas fiquei ainda mais curiosa do que já estava com as suas super revelações.
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada! =D Nelson Rodrigues realmente é referência para teatros hahahha Beijos.

      Excluir
  13. Olá,
    O livro parece mesmo interessante e bem diferenciado, mas não sei se leria por medo de achar a leitura um pouco cansativa, já que não sou acostumada com o estilo que a obra é escrita. Confesso que fiquei intrigada com Ismael e isso me despertou curiosidade em ler. Fico feliz que tenha gostado, vou ver se dou uma chance ao livro.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Esse livro, apesar de ter um tema pesado, não é cansativo, porque é muito claro e tem linguagem fácil... Tente ler "Anjo negro", talvez goste! =)
      Beijos.

      Excluir
  14. Olá!
    Eu já vi vários comentários positivos sobre esse livro, mas sinceramente, não tenho interesse em lê-lo.
    Já li livros que eram teatros e não curti muito. Tendo essa temática da loucura e violência então... não curto mesmo, rs.
    Ainda assim fiquei curiosa sobre as revelações e reviravoltas do enredo, rs.
    Fico feliz que tenha gostado da leitura e se surpreendido com o livro.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ah sim, entendo que não goste dessa temática... Realmente é bem chocante. Obrigada! =) Beijos.

      Excluir
  15. Olá,
    Nelson Rodrigues é sem dúvida um nome que me faria ler o livro sem mais nenhuma recomendação, quanto mais com uma resenha tão legal como essa tua, adorei, fiquei super interessada em fazer essa leitura, acho interessante as peculiaridades e o modo visceral do autor, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Siiim, Nelson Rodrigues é incrível! Vale a pena ler as obras do autor. Beijos.

      Excluir
  16. Oiii!!

    Eu não conhecia esse livro, e achei essa resenha maravilhosa!!! Adorei saber que você gostou da obra e conseguiu falar dela sem soltar nenhum spoiler, isso é maravilhoso!!
    Gostei muito, dica anotadinha :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou da resenha. =) Hahahaaha Me monitorei muito para não soltar nenhum spoiler, pois tenho pavor disso hahaah Beijos.

      Excluir
  17. OI!!


    Confesso que nunca parei para ler uma peça teatral, entretanto até a sinopse do livro é bem peculiar e me vejo lendo essa obra, conhecendo um pouco sobre a sociedade da década de 40 e de todos esses temas polêmicos e infelizmente ainda atuais. Com certeza devem ter cenas tristes que me faram ler, mas para mim é uma dica válida e me vejo mergulhando no mundo do Nelson Rodrigues e tentando entender essa mente tão complexa. Beijos e obrigada pela dica ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que você consiga se ver mergulhando nessa obra. =) Não tive problemas quanto a choro durante a leitura, porque o choque que as cenas me causaram foi tão grande que nem chorar eu consegui... Beijos.

      Excluir
  18. Oi Sara, tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro do Nelson Rodrigues e não conhecia essa obra dele. Não costumo ler livros cheio de violências e tragédias e apesar de ter um enredo bem construído, com um tema polêmico, surpreendente e cheio de reviravoltas, no momento não penso em fazer a leitura, mas gostaria de lê-lo algum dia. Obrigada pela dica.
    Beijos.

    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Entendo você... Mas continue acompanhando o blog e lendo nossas resenhas, pois alguma pode te agradar. =) Beijos.

      Excluir
  19. Oi, flor.

    Apesar de não conhecer o livro, gostei bastante da premissa da obra. A história parece ser bem interessante e marcante. O livro parece ser bem diferente de qualquer um que eu tenha lido, mas acho que vou me aventurar na obra, ainda mais que vc achou a história surpreendente! Amei sua resenha ♥

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que tenha gostado da dica de leitura e da resenha. =) Obrigada. Beijos.

      Excluir
  20. O tipo de narração não me agrada, mas a leitura parece épica e com pontos que me influenciaram a querer saber como tudo vai ser conduzido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Entendo... O livro realmente tem fatores históricos interessantes. =) Beijos.

      Excluir
  21. Oie!
    Acredita que não conhecia esse livro? mas é uma trama que não me chamou a atenção, e por isso vou deixar para outro momento. Não que a história não seja interessante, apenas é algo que no momento não me atrai.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Entendo você, também tenho meus momentos para gêneros específicos de livros... Beijos.

      Excluir
  22. Nossa parece um livro e tanto esse viu! a trama me chamou muito a atenção e com toda certeza irei colocar na minha lista de leitura, amo personagens loucos, e parece que loucura e oque não falta nesse livro... obrigado pela dica...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Quem bom que gostou e, realmente, loucura não falta nessa obra... hahahaha Beijos. Boa leitura!

      Excluir
  23. Oi!
    Eu ainda não conhecia o livro, mas parece ser uma história realmente bem polêmica. Não sei se leria no momento, agora estou procurando leituras mais leves, mas deixo a dica anotada até porque gosto de peças teatrais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ah sim... Eu ando procurando livros mais "pesados", com suspense e reviravoltas. Um livro bem bacana para você ler nesse momento seria "Dois garotos se beijando", que fiz resenha dele aqui no blog, é super fofo e leve. Beijos.

      Excluir
  24. Olá!
    Que história louca, polêmica e interessante. Interessante porque mostra como o ser humano é estranho e quer ser o que não pode. Sou bem curiosa para saber mais sobre as obras do Nelson Rodrigues que são tão polemicas rs' irei colocar na lista de leitura.

    beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, esse livro é muito louco hahahah O autor dá bastante ênfase no psicológico dos personagens e isso mostra realmente essa face dissimulada do ser humano. Espero que goste da leitura. Beijos.

      Excluir
  25. Oi linda,

    Nelson foi um dos artistas que mais polemiza muitos assuntos, principalmente a questão racial, desigualdades sociais e a sanidade e a loucura que sempre foram suas joias de estudo e aprofundamento.
    Normalmente todos os textos criados no tempo da Ditadura são de uma dificuldade de entendimento grande, porque são recortes feitos para passarem pela censura da época.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Exatamente! Tudo que disse é verdade... Esse lado crítico do autor nas obras mostra o quanto ele era à frente do seu tempo e isso me encanta muito!
      Beijos.

      Excluir
  26. Olá!!

    Já tinha ouvido falar, mas nunca li atentamente nada sobre ele. Adorei! Eu adoro dramas intensos e violentos assim, acho ótimos para refletir. Só me incomoda que seja uma peça, eu detesto ler a forma como é disposta, com o nome na frente da fala principalmente. Mas acredito que pelo que falou, isso é o de menos! Vou tentar ler!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Particularmente, acho o formato de peça mais fácil de ler, ainda mais nesse livro, em que o foco da narração não é descrições, e sim, nos personagens. Acho que super vale a pena você tentar ler já que gosta do tipo de história. Beijos. =)

      Excluir
  27. Olá, tudo bom?

    Eu fui lendo a sua resenha e me surpreendendo a cada fato contado, imagina lendo o livro? Pior que fiquei pensando "ela está contando um monte de spoilers da história", porém você disse que, ainda por cima, ocorre muitas outras coisas e depois fui reparar que essas coisas também foram contadas na sinopse. Eu, com meu princípio moral, já sei que ficarei chocada com a obra, só não sei se gostarei (só lendo para saber mesmo).

    Mas pelo jeito o livro traz o debate de temas importante, então seria uma interessante leitura. Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Que bom que se surpreendeu, mas acredite, não cometi spoilers hahahaha A história é ainda mais surpreendente! Apesar do choque da leitura é uma obra que acorda seu senso crítico na vida real. Beijos.

      Excluir