17 de maio de 2016

Maus – A história de um sobrevivente



Titulo: Maus - A história de um sobrevivente

Autor: Art Spiegelman
Editora: Companhia das Letras
Nº de paginas: 296

Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura. A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas - história, literatura, artes e psicologia. Em nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume.


Maus sem dúvida nenhuma é uma obra impactante!
Primeiramente pela forma única que descreve a crueldade nua e crua do Holocausto na forma de HQ ― tema que já foi tantas vezes escrito, documentado e filmado.
Talvez este fato, ser desenhada em quadrinhos, nos afaste um pouco do sentimentalismo que esse assunto naturalmente nos traz e nos leve a refletir a respeito de outras diversas questões. Como por exemplo o que levou tantas pessoas a seguirem Hitler e a ideia do nazismo em geral, de que forma tantos judeus, por questões de sobrevivência, começaram a delatar o seu próprio povo e como tantos alemães que não concordavam com estas questões, começaram a arriscar suas próprias vidas para ajudar os judeus.
Sem floreios, o autor conta a história de seu pai, Vladek Spiegelman, um judeu-polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz. Vladek vai relatando suas experiências ao filho Art, desde antes da guerra, quando conheceu sua esposa, até os dias de hoje.
Art descreve com tamanha realidade situações que até então eu não havia lido em nenhum outro livro, como por exemplo as infestações de pulgas nos locais que serviam de abrigo e como estes parasitas ficavam impregnados nas feridas dos refugiados. Também conta como muitas vezes os nazistas assassinavam os judeus sem necessariamente usar de armas ou da câmara de gás. Descreve uma situação em que estes são presos em vagões e aos poucos vão morrendo pisoteados, asfixiados ou de fome.


Outro ponto genial e audaciosa da obra é que todos os personagens da obra são retratados como animais: os nazistas são gatos, os judeus são ratos, os poloneses são porcos e os americanos são cães. O próprio título do livro faz menção a essas representações, “Maus” significa rato em alemão.
Isso nos faz pensar em várias coisas, a relação entre presas e predadores, oprimidos e opressores e quem são os verdadeiros seres irracionais, o ser humano ou os animais?



A difícil relação entre pai e filho também é retratada ao longo da narrativa. Em nenhum momento o autor tenta fazer de seu pai um herói, inclusive mostra a personalidade de seu genitor com qualidades e defeitos, ou seja, como as pessoas realmente são.
Maus recebeu o Prêmio Pullitzer em 1992, prêmio entregue aos melhores trabalhos de jornalismo. Foi a primeira vez que um graphic novel recebeu esse prêmio.
Maus é um daqueles livros que nos faz pensar em quanto o ser humano é capaz de atos tão cruéis sem que haja nenhuma explicação ou sentido.
O sentimento que me tomou no fim desse livro foi a completa desolação e por mais que eu não queira fico pensando nos dias de hoje e o quanto as coisas vão mal... será que esse mundo ainda tem jeito?
Beijos literários


8 comentários :

  1. Oi Priscilla! Resenha perfeita! Não conhecia Maus e histórias que falam sobre esses momentos cruéis da Segunda Guerra me chamam muita atenção. Achei interessante o fato de ser HQ. Mesmo sendo um entretenimento, agrega bastante conhecimento, pois como você falou, tem fatos desconhecidos da grande maioria. Eu também não sabia sobre os vagões.

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura
    http://www.saletadeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo elogio Vivian querida!
    Essa obra realmente é muito interessante, te surpreende do início ao fim!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, e o fato de abordar o nazismo em forma de HQ me chamou bastante atenção. Amo ler novas perspectivas sobre fases históricas tão importantes e essa com certeza não irá me decepcionar.
    Já estou procurando para adicionar no Skoob.

    Beijos e parabéns pela resenha.
    S de Sarah

    ResponderExcluir
  4. Uau foi para a lista com certeza, gosto de ler sobre o tem a e acho importante.
    Em HQ nunca li nada sobre e fiquei com mta vontade!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Parece uma obra impressionante! ainda temos carência de releituras como estas, o que se ensina sobre a guerra ainda é muito pouco profundo. Talvez precisássemos de uma nova sensibilização para não acabar achando que guerras causam perdas apenas aos derrotados...

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu comentário Sid... porque infelizmente é bem isso que acontece e todos nós deveríamos saber que em uma guerra não há vencedores, TODOS saem perdendo :(

    ResponderExcluir
  7. não é o tipo de livro que me interesso pela leitura, mas adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou... se um dia se aventurar em outros gêneros realmente recomendo ;)

      Excluir