15 de maio de 2016

Resenha - Pasta Senza Vino

Título: Pasta Senza Vino
Autor(a): Eduardo Krause
Editora: Terceiro Selo
Nº de páginas: 288


Na Florença dos anos 60, o jovem Antonello Bianchi é um italiano indolente, machista e metido a conquistador. Sua única ocupação é atrair clientes para o restaurante em que trabalha (ou para si, quando for una bella donna). Essa vida de aventuras amorosas sofre uma virada quando ele conhece uma turista carioca, que o leva a atravessar o oceano para compreender o próprio coração. Em tom leve e envolvente, Eduardo Krause apresenta um romance com sabor e graça, os ingredientes da boa literatura.

Olá Pessoas! Ou melhor, ciao ragazzi, visto que vamos falar de um livro no qual as personagens utilizam das línguas portuguesa e italiana de forma fluída e pontual, dando um sabor intercontinental às aventuras de nosso protagonista Toni.

Na bela Firenze encontramos o jovem e porque não dizer malandro Toni, que sem perceber inicia uma jornada sem volta em busca da maturidade. Entre aventuras de uma só noite com as turistas, o conturbado relacionamento/não relacionamento com o pai alcoólatra e a ausência de uma mãe brasileira o então garoto vai, paulatinamente, deixando os velhos comportamentos gazeteiros, substituindo-os por atitudes marcadas por traços de melancolia e também por total isenção de sentimentos. Esta última característica confesso que me irritou em algumas passagens, pois o autor nos coloca em cenas com acentuadas pitadas de emoções e Toni apenas as observa, deixando o leitor com a sensação de que o protagonista deveria sim reagir emotivamente.

A narrativa é bastante clara e direta e o autor conduz com maestria a trama, que se sobrepõe a cada capítulo. Este para mim é um daqueles livros que pedem uma leitura rápida, dinâmica e sem pausas porque a história é dinâmica e envolvente. O final, claro que não será citado aqui, tem uma pitada de Nelson Rodrigues supreendente.

Cabe destacar também o esforço bem sucedido do autor ao utilizar a "dupla nacionalidade" do protagonista para explicar com ricos detalhes pontos das culturas italiana e brasileira, realizando em diversos momentos contrapontos e comparações entre ambas, o que torna o livro divertido e enriquecedor. Para quem já conhece Firenze e o Rio de Janeiro, fica o sabor da nostalgia com pitadas de manjericão e pimenta, para quem não as conhece ainda, sobra o desejo de se lançar na estrada.

Pasta Senza Vino é um livro para os amantes da cultura italiana, para quem já se apaixonou ou ainda vai se apaixonar por Firenze e também os que se interessam por romances com narrativa intensa e ao mesmo tempo sintética.






Livro cedido pela Oasys Cultural em parceria com o blog The House of Stories.

2 comentários :

  1. Despertou minha curiosidade quanto ao livro.

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro há pouco tempo e adorei! A leitura flui tão bem que é até difícil de parar, né?! Também me surpreendi com o final.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir