26 de abril de 2016

Resenha - A Quinta Onda

Título: A 5ª Onda
Autor(a): Rick Yancey
Editora: Fundamento
Nº de paginas: 368

Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora A QUINTA ONDA está começando... Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva - Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!


Comecei a ler "A Quinta Onda" por pura insistência de uma amiga que virou fã incondicional dessa série e me induziu a amar a ficção científica de Rick Yansey.

Antes de mais nada gostaria de dizer que é extremamente difícil achar um ponto negativo num livro que eu gostei tanto, mas vou tentar não falar só os pontos positivos. A história se passa num planeta Terra depois de uma invasão alienígena. Cassie, uma dos poucos sobreviventes, se agarra à esperança de encontrar o irmão mais novo levado para um suposto lugar seguro após ela ver o pai e a mãe morrerem. Num mundo devastado de diferentes formas pelos Outros a ideia de sobrevivência era aparentemente nula e confiar estava fora de questão.

Mas quando tem sua vida salva por Evan e vê que ele pode ser sua única chance de encontrar o irmão, Cassie entra em um conflito interno, sem saber se realmente deve confiar nele.

Enquanto isso crianças e adolescentes resgatados inclusive  Sam - irmão de Cassie são treinados para se tornarem soldados por aqueles que eles acreditam estar protegendo-os.

No Campo-Abrigo, lugar onde são treinados, Ben - outro sobrevivente - aprende a ignorar suas fraquezas e aguentar o peso da culpa por ter abandonando a irmã mais nova para a morte. Lá ele acaba se tornando responsável por Sam, mas alguns fatos o faz ter motivos para acreditar que tudo aquilo que lhe ensinam naquele lugar serve para outro propósito. E não tem nada haver com a salvação da humanidade.

O livro é dividido em partes sendo narrado ora na primeira pessoa por Cassie e Ben, ora na terceira pessoa mostrando o que acontece com outros personagens, um pouco confuso eu sei, o autor teria facilitado a minha vida anunciando quem narraria cada parte, e isso conta como um lado negativo.

E bem que eu tentei, mas não teve como não me apaixonar pelo Evan, além de formar um casal muito lindo com a Cassie ele é uma peça fundamental para a história, apesar de ser do tipo misterioso.

Bem assim como outros personagens do Campo-Abrigo tem coisas em comuns, como a dor das perdas e as lembranças ruins do passado o que influenciou de maneiras diferentes na personalidade de cada um, o que nos mostra que realmente não é as circunstâncias que nos mudam mas a forma com a qual lidamos com elas.

Essa obra de ficção me surpreendeu e muito, adorei como o autor conseguiu abordar todo o clichê sobre a existência de ET'S e transformou em um enredo viciante e tudo, menos clichê. Se você curte esse gênero e um pouco de mistério eu super recomendo, mal posso esperar pelas continuações (ansiosa? Quem eu?)

Beijos de chocolate!

0 Comments:

Postar um comentário