12 de abril de 2016

Resenha - O Café dos Anjos

Título: O café dos Anjos
Autor(a): Max Lucado
Editora: Thomas Nelson Brasil
Nº de páginas: 206

Chelsea acabou de passar por uma separação conturbada, e decide enfrentar o desafio de reconstruir a vida atrás do balcão do Café dos Anjos, um pequeno negócio herdado da família que está à beira da falência.
Quando tudo dá errado e ela começa a se perguntar se o universo inteiro conspira contra sua busca por se reerguer, os céus se encarregam de trazer respostas surpreendentes e transformadoras.
Max Lucado, autor das mais belas e marcantes páginas devocionais da atualidade, presenteia os leitores com esta obra de ficção fantástica e envolvente.
Suas páginas estão carregadas de mensagens bíblicas de esperança, superação e fé, no estilo que faz de Lucado um dos mais aclamados autores da literatura inspirativa e motivacional.


Já imaginou se você pudesse fazer qualquer pergunta que quisesse para Deus onipresente e onipotente?

Em Café dos Anjos de Max Lucado, isso é possível. Nessa obra de ficção e fantasia conhecemos a Chelsea que após uma separação conturbada tenta tomar conta dos negócios da família, o Café dos Anjos, uma cafeteria que passa de geração em geração que além de ser um ponto de encontro para tomar um cafezinho e provar das famosas receitas de doces também é um lugar onde é possível fazer suas orações. 

Mas lidar com a concorrência não é algo tão fácil dado que sendo um lugar antigo já não atrai tantos clientes e agora com a descoberta de uma dívida que pode levar ao fechamento do estabelecimento, Chelsea não vê muitas opções a não ser vender o lugar.

Isso sem falar dos vários problemas emocionais pelo qual ela já vinha enfrentando, seu filho adolescente não quer aceitar de jeito nenhum a separação e seu ex marido não está nenhum pouco disposto a assinar os papéis do divórcio sem ao menos tentar reconquistá-la, mas Chelsea está determinada a seguir em frente, pelo menos esse é o plano.

Querendo ou não, a protagonista é uma mulher com mágoas e inseguranças devido a traumas do passado, que está fazendo de tudo para se virar sozinha, mesmo que na maioria das vezes não saiba como fazer isso, a questão é que ela nunca esteve sozinha.

Samuel ou Manny é um anjo com sérios problemas de coordenação e moda, fã incondicional de Guerra nas Estrelas enviado numa missão e responsável pela segurança de Chelsea. Na história ele é o novo ajudante dela no café e um dos grandes motivos da reviravolta na vida de Chelsea.

O carisma e simpatia do anjo contagia quem o encontra, mas mesmo assim nossa protagonista decide vender o café a fim de não aumentar a dívida com a Receita Federal.

Mas tudo muda quando Chelsea aceita usar gratuitamente por dois meses um roteador que ela acredita dar acesso a internet, mas que quando conectado só permite acesso a apenas uma página: O Blog de Deus.

A partir daí toda a história muda drasticamente, as pessoas passam a ver no café de Chelsea a chance de fazer qualquer pergunta a Deus, logo fica difícil conter o sucesso, atraindo até mesmo os mais céticos.

Porém nem tudo são flores e mesmo com a visível melhora e chegada de uma nova ajudante: Katrina, Chelsea aprenderá que perdoar não é muito difícil e que nunca estamos sozinhos, por mais difícil que tudo pareça ser.

Escrito em terceira pessoa e alternando a perspectiva entre vários personagens o livro nos conta várias histórias em uma só sem deixar de focar na principal e de certa forma interligando algumas. É uma daquelas leituras que quando se chega ao fim, você pensa: O mundo precisa ler isso. 

Cheio de mensagens que nos faz refletir sobre a humanidade, sobre Deus e até sobre nossas atitudes. Já parou para pensar que há problemas maiores e piores do que os nossos? Muitas vezes só enxergamos nossos problemas e esquecemos que não somos os únicos.

Superar as dificuldades, aprender a perdoar quem errou, bem como perdoar si mesmo e ter compaixão pelo próximo não são coisas de outro mundo, todos nós somos capazes de tudo isso, basta força de vontade e talvez um pouco de fé, isso sempre ajuda. A esperança de que tudo sempre acaba bem e que podemos melhorar não só nossas vidas, mas o mundo com essas atitudes e com a confiança em Deus me faz pensar que aos poucos faremos a diferença.

Viu só porque o mundo precisa ler essa história?


Se você busca uma leitura envolvente e emocionante com os mais variados tipos de personagens, bem construídos e fáceis de se identificar, Café dos Anjos é uma ótima escolha! Beijos e até a próxima resenha!


Um comentário :

  1. Nossa Ra, nunca li nenhum livro dele mas achei bem interessante o enredo. Imagina só, quem não gostaria de ter um contato direto com Deus através da internet???!!! ;)

    ResponderExcluir