21 de março de 2016

Lançamento - Pra brincar | Global Editora

Poemas e brincadeiras?

Título: Pra brincar
Autor: Manuel Bandeira
Ilustrações: Claudia Scatamacchia
Editora: Global Editora
Páginas: 32
Largura x lombada x altura: 20,5  cm x 4 mm x 27,5 cm
Acabamento: Lombada quadrada com laminação brilho na capa
Capa: 4x4
Encadernação: Brochura
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-260-2220-1
EAN: 9788526022201
Lançamento: Março de 2016
Origem: Nacional
Idioma: Português
Edição: 1ª edição
Gênero: Literatura brasileira/Poesia infantojuvenil
Indicação: a partir de 9 anos 

Em Pra Brincar (Global Editora, 32 páginas, R$ 39), Manuel Bandeira faz um convite às crianças: conhecer a poesia por meio das brincadeiras com as palavras. São doze poemas acompanhados pelos traços artísticos de Claudia Scatamacchia, que reavivam as recordações da infância. Entre eles estão “Pardalzinho”, “Lenda Brasileira”, “Na Rua do Sabão”, “Trem de ferro”, “Porquinho-da-Índia” e “Vozes da Noite”.

Bandeira soube, como poucos escritores de sua geração, captar os aspectos mais simples do cotidiano, resgatar em seus versos a cultura popular, o humor e dar a eles linguagem coloquial, musicalidade, ritmo, sonoridade e lirismo.

Possibilitar o contato com os clássicos da literatura o mais cedo possível é quebrar o preconceito de que o clássico é sinônimo de velho, quando é, na verdade, algo que o tempo eternizou, certamente, por algum valor especial.

Café com pão
Café com pão
Café com pão

Virgem Maria que foi isto maquinista?

Agora sim
Café com pão
Agora sim
Café com pão

[...]

Trem de Ferro, Manuel Bandeira

Sobre o autor: Manuel Bandeira nasceu em 1886, em Recife. É amplamente considerado, seja pelo público, seja pelos numerosos estudiosos de sua obra, como um dos maiores poetas da língua portuguesa, tendo se destacado também como cronista, professor, tradutor, ensaísta, crítico de literatura e de artes plásticas. Estreou em 1917 com A cinza das horas, seguido de dezenas de outros livros essenciais de nosso panorama poético, tais como Carnaval, Libertinagem, Estrela da manhã, Belo belo, Opus 10, Mafuá do malungo e Estrela da tarde. Bandeira residiu a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde lecionou literatura no Colégio Pedro II e, posteriormente, na Faculdade Nacional de Filosofia. Amigo de vários participantes da Semana de Arte Moderna de 1922, principalmente de Mário de Andrade e Ribeiro Couto, manteve com alguns deles uma vasta correspondência que, como seu livro de memórias Itinerário de Pasárgada, é fonte indispensável para o aprendizado da poesia e da história de nossa literatura. Em 1940, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras.

Sobre a ilustradora: Claudia Scatamacchia é paulistana e neta de imigrantes italianos que vieram para o Brasil no começo do século passado. Os olhos da gente deslizam pelos traços delicados e fortes de seus desenhos. E descobrem detalhes: pedras podem não ser só isso, elas formam um desenho que é beleza pura. É formada em Comunicação Visual e diz: "Gosto de desenhar, de reinventar a linha, de revigorar o traço, de perseguir as sombras, de buscar as luzes, de saborear as cores".


0 Comments:

Postar um comentário