15 de outubro de 2015

Resenha - Sob a Redoma

Titulo: Sob a Redoma
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Nº de paginas: 960

Na trama, em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer.Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade.Enquanto isso, o veterano da guerra do Iraque, Dale Barbara, é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel. Big Jim, insatisfeito com a perda de autoridade que tal manobra poderia significar, encoraja um sentimento local de pânico para aumentar seu poder de influência. O veterano se une a um grupo de moradores para manter a situação sob controle e impedir que o caos se instaure. Junto a ele estão a proprietária do jornal local, uma enfermeira, uma vereadora e três crianças destemidas.No entanto, Big Jim está disposto até a matar para continuar no poder, apoiado por seu filho, que guarda a sete chaves um segredo. Mas os efeitos da redoma e das manobras políticas de Jim Rennie não são as únicas preocupações dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.


Tudo começa com Barbie tentando sair da cidade de Chester's Mill, mas ele não consegue, já que uma redoma invisível, misteriosamente, cerca toda a fronteira da cidade. No instante em que ela cai, pessoas e animais morrem em acidentes. Afinal, ninguém espera que uma barreira invisível apareça nos limites da cidade. Logo se inicia uma corrida pela sobrevivência e por poder.

Sob a Redoma é mais do que um livro sobre uma redoma, é mais sobre o comportamento humano quando confrontados com situações incomuns. A redoma é apenas a razão da exibição de todos os sentimentos humanos, e King não economizou nessa parte. O livro possui mortes, medo, dúvidas, ganância, corrupção, abuso de poder, sexualidade e até o sobrenatural.

“[...] Mas talvez o levasse a refletir (pois, a seu modo, ele era um homem reflexivo) sobre a semelhança entre assassinato e Elma Chips: é impossível parar num só.”

O livro não possui protagonistas. Apesar de Barbie, Big Jim, Julia e Rusty aparecerem bastante nos capítulos, o livro nos mostra um pouco de cada pessoa da cidade, cada segredo e dor escondida. Os personagens são incríveis e memoráveis - as vezes sinto vontade de ler o livro novamente. 

Como primeiro livro que li do autor, eu não esperava tanto da história, não esperava tanta análise comportamental. Na verdade, esperava muito sangue e monstros. Porém fui surpreendida. O foco, como dito anteriormente, não é na na redoma e no seu mistério.

O roteiro chama a atenção pela perfeição e a exatidão, o cuidado que ele teve ao criar toda a história e os personagens, de modo que tudo se ligue e seja coerente no decorrer das 960 paginas. É admirável!

A história te prende de um jeito inacreditável, você não sente as 960 paginas, cada fim de capítulo foi devidamente pensado para você não querer largar o livro.

Recomendo a leitura, principalmente porque me fez querer ler outras obras de King.


2 comentários :

  1. Oi Amanda!
    Você falou exatamente o que eu penso sobre o livro: não é sobre a redoma, é sobre o comportamento dessas pessoas a partir do momento em que se veem presas.
    Muita gente tem essa impressão que SK é só terror, mas são livros como esse que mostram que ele é muito mais, né? Quando li, eu também não esperava esse enfoque nos personagens e gostei muito. Já tinha lido outros livros dele, mas foi esse que me fez virar fa.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, que bom que achei alguém que concorda comigo rs King é muito mais que terror! Tem resenha de IT A Coisa aqui no blog onde falei também sobre essa característica dele.
      Beijos

      Excluir