16 de setembro de 2015

Resenha - It: A coisa

Titulo: It: A coisa
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 1104

Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.


A Coisa é um mal que se instalou na cidade de Derry, que "hiberna" de 25/28 anos e quando ele "desperta", ele espalha seu terror. George é a primeira vitima da coisa no ano de 1958. Seu irmão Bill quer se vingar de sua morte, junto de Ben, Eddie, Beverly, Mike, Stan e Richie, também aterrorizados por esse mal. 

"Todos eles flutuam aqui em baixo"


Nesse ano, as crianças, basicamente, encontram-se fugindo e apanhando de Henry e sua turma, e é isso e o medo da Coisa que os une - que se veem com o dever de fazer algo para detê-la. Eles não sabem se conseguiram deter A Coisa e fazem uma promessa de voltarem caso A Coisa volte.

1985 marca o retorno da Coisa. Mike, o único dos sete amigos que ficou na cidade de Derry, trabalha na biblioteca da cidade e descobre um padrão de mortes na cidade e percebe que A Coisa está de volta, e, com isso, liga para cada um dos outros ex-integrantes do grupo, para que eles voltem para Derry para destruir A Coisa de vez.
Muitos acham que se trata de um livro sobre um palhaço assassino, mas não. A Coisa é um ser que se transforma no seu pior pesadelo e te faz sentir tanto medo quanto seu ser pode suportar.

O livro se passa em duas linhas de tempo (1958 e 1985), que vão se intercalando entre os capítulos. A introdução dos personagens acontece com cada um deles recebendo a ligação de Mike e a ação de cada um deles após essa ligação.

Quando retornam para a cidade, eles começam a se lembrar o que causou tanto medo neles em 1958, e logo se lembram que eles precisam deter A Coisa. Intercalando entre passado e presente, acredito que King enriqueceu ainda mais a obra, pois não é de cara que sabemos o que aconteceu quando crianças, o que aguça ainda mais a curiosidade.

Sobre os personagens, King os desenvolve de maneira genial.

Um ponto negativo do livro, é uma cena logo no final que eu julgo ser desnecessária e horrenda, mas já que é um livro de horror, medo, preconceito e relacionamentos, foi uma ideia bem pensada pelo autor, onde ele sabe que ninguém nunca imaginaria tal ação para aquele momento.

Eu recomendo o livro, porque King é o mestre do terror e sabia o que estava fazendo ao escrevê-lo. Com uma de suas melhores características, que é o comportamento humano frente ao caos, medo e dor (como em Sob a redoma), o livro possui homofobia, racismo, pedofilia e violência doméstica, o que nos leva a refletir sobre a maldade humana. 


4 comentários :

  1. Heey!
    Eu adoro os livros do King justamente pelo fato de explorar a natureza humana e nos fazer refletir sobre o quão mau o homem pode ser... It está na minha estante e pretendo lê-lo o mais breve possível =)
    Amei seu blog e já estou seguindo ^^
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com você, Guilherme. Leia sim, e logo rs.
      Obrigada
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Amanda,

    Adoro o enredo dessa obra, apesar de ainda não te-la lido. A história marcou minha infância, pois lembro-me de assistir com muita frequência a adaptação (que tem um final lixo, por sinal). Acho engraçado essa atual chuva de resenhas dessa obra, o povo realmente gostou dessa nova capa da edição da Suma de Letras, que na minha opinião, é a mais bonita de todas já lançadas até hoje.

    Pennywise é o grande responsável pelo meu eterno pavor de palhaços :(

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, concordo que ultimamente ele esta sendo mais resenhado e a capa nova é bem mais bonita, mas acho q isso se deve a volta do livro ao mercado, já que antes dessa capa, o livro estava fora do mercado rs.
      Leia, você vai gostar.
      Att.
      Amanda

      Excluir