17 de setembro de 2015

Conversando com o Autor - Leonardo Nóbrega


Bom dia, Boa tarde e Boa Noite Leitores \o/

E ai galera, sentiram a minha falta?
O conversando com o autor da semana passada com o Carlos foi show demais!!!
Essa semana estou de volta para apresentar a vocês o nosso convidado e também novo parceiro. Escreveu as obras "Crimes do Tarô" e "Outros Tempos".
Que soem os tambores!!!! ( uhhul) O bate papo de hoje é com o Leonardo Nóbrega.  

Bom galera, vamos conhece-lo um pouquinho?!

Antes de começarmos com as perguntas, fale um pouco de você para os nossos leitores.

Sou brasileiro, cearense e fortalezense. Já vi e vivi um bocado, tenho bem contados cinquenta e cinco anos. Filho de um viúvo com três filhos e da minha mãe, segunda esposa dele com quem teve outros três, sou o segundo da segunda aventura matrimonial do meu pai, paraibano, com quem comecei a gostar dos livros e de quem lembro sempre com um livro nas mãos. Já minha mãe, professora de história, completou o gosto doce pelas leituras. Já os meus irmãos mais velhos, que lotavam todos os cantos da casa com livros de todos os tipos, tamanhos, gostos e cheiros, me deram diversidade e substância. Sou filho, marido, pai, professor, psicanalista, curioso e, hoje eu sei, escritor.

1. Quando descobriu que queria escrever? De onde surgiu a ideia de um Livro?
Sou um escritor tardio, mesmo que na adolescência estivesse sempre produzindo algum tipo de escrito, fossem algumas pequenas poesias ou umas peças para teatro que pareciam com tudo, menos com peças teatrais rsrsrs, mas a verdade é que elas acabavam sendo encenadas nos acampamentos escoteiros – sim sou escoteiro - e até faziam algum sucesso, pelo menos entre os camaradas. Livros só resolvi escrever após os trinta e cinco anos. Porém o primeiro escrito nunca foi publicado e jamais será, está enterrado no meio do meu quintal debaixo de sete palmos de terra e de uma pedra de quinhentos quilos rsrsrs, ficou muito ruim. Depois desse veio a ideia de escrever o Outros Tempos que uniu a questão, que de tão comum já virou cliché, sobre se o passado seria melhor que o momento atual e uma homenagem a cidade de Fortaleza, principalmente o Centro onde nasci e cresci. Já o Crimes do Tarô foi inspirado em uma notícia que li em um jornal de 1928 que falava de uma bela ladra que atuava em uma cidade da Espanha, entretanto não envolvia o Tarô.

2. Qual a sensação de escrever?
Escrever é uma das melhores atividades que se pode realizar, perceber um novo mundo cheio de gente nova criada por você e que, em algum momento, se tornarão independentes é maravilhoso. Eu costumo dizer que escritores são esCrizofrênicos rsrsrs. As emoções são muitas, diferentes e intensas. A luta contra a folha em branco, a felicidade de fechar um capítulo ou a saudade que se instala quando se digita fim, são caminhos inebriantes.

3. Quanto tempo demorou a escrever seu primeiro Livro?
Os Outros Tempos, o primeiro publicado, foi escrito ao longo de aproximadamente dois anos. Já o Crimes do Tarô foi bem mais rápido, apenas (e curiosamente rsrs) nove meses.

4. Tem algum Ritual para escrever? Qual?
Não exatamente, mas prefiro escrever aos sábados e domingos pela manhã, a partir das cinco horas por causa do silêncio e do “esvaziamento” da mente, já que nada requer minha atenção para o restante do dia, afinal, como bom neurótico obsessivo, nos dias em que ministro aulas elas ocupam os meus pensamentos desde a hora em que acordo. Também gosto de escolher uma trilha musical que me acompanha durante a produção dos livros, no caso do “Crimes” a trilha foi de música cigana, principalmente com o grupo Gipsy King.

5. Em questão da publicação de seu primeiro livro: O que foi mais difícil desde a obra pronta até seu Lançamento?
Na verdade não foi tão difícil, só caro rsrs. Eu sou um autor autopublicado. O primeiro estava pronto e engavetado eu não pensava muito nele, em publicar. Aí tive um golpe de sorte: fui demitido. Isso mesmo, fui demitido de uma das escolas em que ensinava a aproximadamente vinte e cinco anos e com parte do dinheiro da rescisão contratei uma editora para publicar o Outros Tempos e com a venda dele publiquei o Crimes do Tarô.

6. Ainda hoje, encontra dificuldade em publicar seus livros?
Por enquanto não.

7. O que acha dos escritores atuais? E os mais antigos?
Acho que, independente do tempo, existem escritores muito bons, mas também muito ruins. Acredito que a principal diferença dos atuais para os clássicos é que no caso dos antigos o próprio tempo já se encarregou de filtrar a produção literária e retirar de cena os muito ruins (pelo menos a maior parte). Mas é evidente que essa é uma questão pessoal, então muitos jovens, por exemplo, irão odiar José de Alencar e amarão capítulos curtos, palavras simples e histórias superficiais. Não que isso seja vil, apenas são épocas distintas com leitores distintos e escritores com novas abordagens.

8. Como cria seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou em fatos?
Meus personagens surgem de várias maneiras. Eu escrevo a partir de um tema para o qual imagino o final, embora ele possa ser alterado vai manter o básico inalterado, a partir daí construo a trama para chegar a esse final. Os personagens vão sendo criados à medida que o desenrolar da história exige, apenas os protagonistas são determinados antes. Por exemplo, no Crimes do Tarô existe um Bairro Cigano que foi construído para atender a necessidade que Tomás (protagonista) tinha de informações sobre as cartas do Tarô de Marselha. E dentro desse bairro apareceram personagens que cresceram até o final do romance. Sobre a segunda parte da pergunta a resposta é sim. Não são todos os personagens, mas muitos são homenagens a amigos que já se foram e outros são vinganças sórdidas hehehe.

9. Das suas obras, qual seu personagem favorito? Por quê?
Essa pergunta é um tantinho difícil rsrs. Gosto muito dos personagens femininos. Elas sempre me surpreendem, são fortes e determinadas e têm sempre um papel decisivo nas obras. Mesmo, ou principalmente, as vilãs.

10. Quais são seus livros, autores e personagens favoritos? Eles te influenciaram de alguma forma na sua vida como escritor (a)?
Acho que tudo o que vivemos, lemos ou assistimos acaba influenciando a nossa escrita, assim como também somos influenciados pelas pessoas com quem convivemos e até por aquelas com quem trocamos cinco minutos de prosa no ônibus ou na fila da padaria. Mas, no caso dos livros e autores, alguns marcam mais. Eu poderia fazer uma lista bem grande, entretanto acredito que o intuito da pergunta é pinçar o principal, aquilo que primeiro vem à cabeça. Autores mais antigos: Júlio Verne; Edgar Alan Poe; Agatha Christie. Mais modernos: Albert Cossery; José Saramago; Umberto Eco. Filmes: A Vila; Peixe Grande; Meia- Noite em Paris.

11. O que mais lhe chama a atenção em suas obras?
É difícil falar sobre o próprio trabalho, mas eu diria que o ritmo de novela que os dois livros têm. Não novela televisiva, mas literária. Ou seja, gosto muito da dinâmica, da ligação provocativa entre os capítulos que deixam sempre um gosto de quero mais.

12. Qual Livro recomendaria aos seus Leitores?
Além de Outros Tempos e Crimes do Tarô? Rsrsrs De autora nacional eu recomendo O Farol do Porto da Paz, da Kelly Cortez e estrangeiro Mendigos e Altivos do Albert Cossery.



Bom , para finalizarmos, deixe uma mensagem para os seus leitores?




“As palavras eram desnecessárias, não comportavam tudo que deveria ser dito. Por isso nada foi explicado, nada foi questionado. Palavras são traidoras, mostram-se quando deveriam esconder-se; quando proferidas, tomam vida própria, são rebeldes e não podem mais serem contidas. À palavra dita não cabe recurso.” (Outros Tempos Pág. 232). Pensem nisso. Abraços e que a Carta X, a Roda da Fortuna os acompanhe.




Quero agradecer o Leonardo Nóbrega pelo carinho e atenção que teve conosco. Além da parceria, espero que cresça.

E você, que quer saber mais sobre o autor e seus livros, acessem as paginas no facebook:
 Para adquirir os seus exemplares dos livros "Crimes do Tarô" e "Outros Tempos". você pode comprar enviando o seu pedido para leonobrega@hotmail.com .

Bom meus lindos e lindas, vamos finalizando o - Conversando com o autor- de hoje. Espero que tenham gostado de conhecer mais um autor nacional. Eu acho o máximo esse poste.
Não deixem de conferir as entrevistas que já foram postadas e darem sua opinião!!!

Quem será o próximo entrevistado e o apresentador da semana que vem? Qual o seu palpite?

Estão ansiosos ? Eu estou!

Beijos da Bella para todos e fiquem de olho! :*

Um comentário :

  1. Bom dia Bella,

    Gostei demais da sua entrevista, sempre gosto de saber mais sobre os autores, li e resenhei o livro Crimes do Tarô e gostei demais...parabéns.....bjs.

    http://www.devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir