5 de agosto de 2015

Resenha - O Chamado do Cuco


Titulo: O Chamado do Cuco
Autor: Robert Galbraith
Editora: Rocco
Paginas: 447

O Chamado do Cuco - Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega. Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P.D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.


O livro começa com a morte de Lula Landry, uma modelo famosa apelidada por um amigo como Cuco, e com o caso sendo encerrado pela policia como suicídio. Mas todos os seus amigos e familiares dizem desconhecer os motivos que a levariam a cometer suicídio.

 A princípio, foi considerada a hipótese de que o responsável por sua morte seria o namorado viciado, o ator Evan Duffield, porém o álibi dele havia sido comprovado durante a investigação.

O único que não parecia convencido disso, ou de qualquer outra circunstância em torno da morte da modelo, era seu irmão adotivo, John Bristow, pois a polícia não havia conseguido identificar um homem flagrado pelas câmeras de segurança, espalhadas pelas ruas de Londres, fugindo do bairro onde Lula morreu.


O que faz com que Bristow contrate os serviços do detetive particular Strike para investigar o caso de Lula Landry.

"E então, finalmente, o frenesi se esgotou a tal ponto que até mesmo os jornalistas nada mais tinham a dizer, exceto que muito já havia sido dito." 

O Chamado do Cuco é um romance policial onde o autor nos apresenta Cormoran Strike, um detetive particular e um veterano da guerra. Strike possui problemas amoros e financeiros, e há também as cicatrizes que a guerra deixou: Cormoran teve sua perna amputada. Ele é um ótimo detetive, inteligente, com uma boa memória. Fiquei impressionada com seu raciocínio quando ele contou no final toda a sua teoria sobre o crime. Enfim, um personagem bem construído.

Robin, sua assistente, é bonita, curiosa, inteligente e sempre sonhou em ser detetive.

O livro se passa em Londres, todos os detalhes sobre o ambiente estão bem expostos e são encantadores. O foco do livro está mais no detetive e não no caso e isso foi o que mais me chamou a atenção.

A leitura no começo foi um pouco lenta, pois o livro não tinha me cativado ainda, mas depois não conseguia largar e queria descobrir a solução do caso Landry. A escrita fez com que eu me sentisse ao lado de Cormoran, fez com que eu quisesse estar lá e ajudá-lo a solucionar o caso.


O livro é narrado em terceira pessoa. E sobre a história, eu simplesmente não esperava que aquele fosse o desfecho do caso. Enfim, um ótimo livro que me deixou com vontade de ler tudo que tenha o detetive Cormoran como protagonista.

Recomendo a todos que gostem de um romance policial.


8 comentários :

  1. Olá!
    Adoro romances policiais e uma amiga já me indicou esse livro. Acho a premissa dele bem legal, será uma leitura proveitosa!
    Ótima resenha! Espero gostar tanto quanto você =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Aproveite sim a leitura, o livro é muito bom.
      Obrigada!
      beijos

      Excluir
  2. To louca pra ler esse livro, tenho um interesse enorme. E JK é JK
    Beijo, Colhendosonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, se você gosta de investigações ainda mais indicado. Verdade rs J.K é J.K!
      Beijos

      Excluir
  3. Coloquei na minha lista hahaha
    Eu amo ler romances, chick lit... Mas as vezes um livro de investigação vai bem né??

    Beijo
    Um Amor de Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sempre é bom mudar um pouco o gênero e conhecer novos mundos.
      ótima leitura
      beijos

      Excluir
  4. Toda santa vez que eu vou na livraria, vejo esse livro e babo por ele, mas cadê o dinheiro certo para comprar com a capa dura? Se é para gastar, que seja com uma coisa que irá durar.. haha
    Sua resenha só me deixou mais faminta por essa leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim hahaha a edição capa dura é maravilhosa, indico que você compre na internet em sites como submarino, americanas, extra ou saraiva, pois os livros saem mais em conta do que nas livrarias.
      Obrigada, te desejo uma ótima leitura.
      Beijos, Amanda.

      Excluir