6 de agosto de 2015

Conversando com o Autor - Cecilia Mouta


Oi, turma!

Hoje,  o Conversando com o Autor é com Cecilia Mouta :)

Ela mora no Rio de Janeiro e estuda na PUC-RJ. Seu primeiro romance publicado foi O Colecinador de Borboletas, que terá resenha aqui, no THS, já na semana que vem ;)


Antes de começarmos com as perguntas, fale um pouco de você para os nossos leitores.


Sou estudante de Publicidade e Propaganda na PUC-Rio, sou viciada em ler livros, assistir séries (minha preferida é Grey`s Anatomy) e filmes (O Rei Leão). Tenho o sonho de que um dia a literatura será valorizada no Brasil e que a nossa sociedade será uma sociedade que valoriza a cultura. Também amo praticar esportes, estou sempre participando de corridas de rua e jogo tênis.




1. Quando descobriu que queria escrever? De onde surgiu a ideia de um Livro?
Eu escrevo desde muito pequena, mas a vontade de ser escritora surgiu na adolescência. Quando assisti o filme “Efeito borboleta” gostei do tema do filme, disse para mim mesma que um dia faria algo com aquilo. Um dia, anos depois, surgiu a história na minha cabeça e eu escrevi o livro.

2. Qual a sensação de escrever?
É difícil dizer. Quando eu estou escrevendo, eu fico em outro mundo, então não tenho muita noção do que sinto e do que está acontecendo ao meu redor. Mas quando eu termino de escrever eu tenho uma sensação de saciedade, satisfação.

3. Quanto tempo demorou a escrever seu primeiro Livro?
O colecionador de borboletas é meu primeiro livro publicado, de mais seis livros escritos. Eu geralmente não demoro para escrever livros. Esse demorei em média um mês. O primeiro livro demorei alguns meses, mas não muitos. Não me lembro ao certo, tem muito tempo que foi escrito.

4. Tem algum Ritual para escrever? Qual?
Não tenho ritual, mas tenho preferencias. Gosto de escrever à mão, meu raciocínio flui mais rápido. Geralmente eu me sinto inspirada em momentos impróprios, quase sempre estou em sala de aula, então tenho que parar de prestar atenção na matéria e começar a escrever.

5. Em questão da publicação de seu primeiro livro: O que foi mais difícil desde a obra pronta até seu Lançamento?
Conseguir editora.

6. Ainda hoje, encontra dificuldade em publicar seus livros?
Com certeza. Não tenho condições de pagar pelas publicações e conseguir patrocínio ou alguma editora que publique de graça é quase uma missão impossível.

7. O que acha dos escritores atuais? E os mais antigos?
Gosto das duas literaturas (atuais e antigas) porque cada uma reflete sua época. Os escritores antigos sempre serão nossos mestres e os atuais refletem e registram as mudanças ocorridas. É muito legal de ver essa mudança no mundo.

8. Como cria seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou em fatos?
Eu geralmente dou nomes aos personagens ou de pessoas que eu gosto ou nomes que eu gosto. Mas relacionado a personalidades, são todos ficcionais.

9. Das suas obras, qual seu personagem favorito? Por quê?
Meu personagem favorito é de um livro meu não publicado. É o vilão do livro e eu simplesmente amo esse personagem porque ele foi o que me deu mais satisfação de escrever.

10. Quais são seus livros, autores e personagens favoritos? Eles te influenciaram de alguma forma na sua vida como escritor (a)?
Como sou fã de Harry Potter, claro que gosto da J.K. Rowling. Mas também gosto muito de Gabriel Garcia Marquez, José Saramago, Shakespeare, Machado de Assis e um autor atual que não é muito conhecido, mas eu amo os livros dele, Tom Rob Smith.

11. O que mais lhe chama a atenção em suas obras?
Acho que é meu jeito prolixo de escrever. Sou fã de aposto, então sempre uso frases longas. Sempre gosto de trazer reflexões para meus textos também.

12. Qual Livro recomendaria aos seus Leitores?
Um livro que me marcou numa época da vida: Memórias de minhas putas tristes, de Gabriel Garcia Marquez.



Bom , para finalizarmos, deixe uma mensagem para os seus leitores?




Eu gostaria de agradecer aos leitores que são leitores nacionais. É muito importante dar valor ao que é nacional.








É isso, pessoal! Espero que tenham curtido as respostas da Cecilia.

Para conhecer mais da obra da Cecilia, ou entrar em contato, podem acessar o fã page no Facebook: https://www.facebook.com/pages/O-Colecionador-de-Borboletas/246875638722554

Na próxima semana, a Bella retorna com mais um Conversando com o Autor.  ;)


5 comentários :

  1. Olá!
    Não conhecia a autora, mas até acho que alguns amigos meus podem estudar com ela, dependendo do período, rs.
    Adorei a premissa da obra dela, fiquei bem interessada, de verdade!
    Sucesso para a autora!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess!
      A Cecilia é muito simpática e prestativa. Adoraria conhecê-la. Se puder, leia a obra.
      Bjs

      Excluir
  2. Adoro conhecer os autores, essa interação.
    Beijo, Colhendosonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal mesmo Colhendo Sonhos, eu adoro também.
      Obrigada pela visita.
      Bjs Bella

      Excluir
  3. Seja bem vinda aos autores brasileiros, que seu's livros virem sucesso futuramente, boa sorte.
    Ótima conversa, deu para captar várias coisas legais sobre a autora.
    Beijos.

    ResponderExcluir