7 de julho de 2015

Resenha - Aparências


Título: Aparências
Autor: Luís Madureira
Editora: All Print
Nº de páginas: 214


O que você, mulher, faria se o seu marido fosse assediado insistentemente por uma "amiga" sua? Pior ainda, o que você faria se o seu marido cedesse aos assédios dela?
E você, homem, o que faria se uma linda, charmosa e fogosa mulher o assediasse seguidamente? Mesmo amando sua esposa, você conseguiria resistir aos apelos sexuais da outra?
Com a personagem Silvinha como pivô, esse tema polêmico é abordado de forma simples e divertida, prendendo a atenção dos leitores do início ao surpreendente final.

Quando comecei a ler “Aparências”, não imaginava que a história seria tão intrigante como é. Apesar de ser o terceiro livro da serie “Award”, ele não é uma continuação, assim como os dois primeiros livros (“Joia Rara” e “Amor e Ódio”), que têm personagens em comum. “Aparências” é uma história a parte.

Fiquei a pensar em varias passagens do livro, se realmente poderiam existir pessoas com tão pouco escrúpulos e ruins daquele modo. Sei que muitas pessoas falam que não ligam para o que os outros dizem, mas, mesmo assim, não deixam de manter as aparências para a sociedade.


O Livro nos trás a realidade de muitos casais, que, apesar de estarem se envolvendo em relações extraconjugais, ainda mantém um comportamento de que nada está acontecendo. Trás também a realidade de muitas pessoas que dizem ser uma coisa e na verdade são outra.

Juca é um empresário bem sucedido e seu maior defeito é se incomodar com o que as pessoas pensam, por isso sempre se mantém vivendo de uma forma que não será julgado ou falado pelas outras pessoas. Em contrapartida, sua esposa Silvinha, uma mulher linda, sexy e fogosa, não se incomoda muito com o que as pessoas dizem a seu respeito ou sobre o marido. O casamento dos dois não seria a melhor alternativa, mas, como a atração física falou mais alto, acabaram se cansando. Um casamento conturbado, de muitas brigas e desavenças em seu pouco tempo, por serem tão diferentes. E isso faz com que Juca acabe decidindo por fim ao seu casamento.


“- Infelizmente está terminando dessa forma. Vai ser complicado na hora que eu chegar em casa. Espero que depois de alguns dias tudo se acalme. – Pensou Juca” Pág. 9

Em uma determinada reunião de trabalho, Juca reencontra Carlos, um velho amigo de faculdade, que acaba convidando ele e a esposa para um jantar informal em sua casa. Juca fica relutante em aceitar o convite, por causa do jeito espalhafatoso de sua mulher, mas acaba aceitando.


“[...] – Será que a Silvinha vai saber se comportar ou vai me colocar em situação embaraçosa mais uma vez?” Pág. 14


Nesse jantar, eles conhecem a esposa de Carlos, Bibi, e os amigos do casal: Nando e Val.
Silvinha, com seu jeito saidinho, não agrada Juca e as mulheres presentes. Desperta nas esposas dos amigos de Juca muita irritação, mas nos maridos, certa admiração. E é depois desse jantar que tudo começa a dar errado para os homens presentes.

Silvinha tem um objetivo: voltar a ser feliz novamente. E para isso, está disposta a fazer qualquer coisa para alcançar esse objetivo. Mesmo que isso coloque a sua própria vida em risco. Já que seu casamento não é as mil maravilhas, e seu marido não se importa com ela, ela decide pelos seus próprios meios voltar a ter o que já foi dela um dia.


“- Eles podem muito bem me ajudar caso eu tenha problemas em conseguir o dinheiro com o Juca. Claro que podem. Acho até que me devem isso. [...] – Pensou ela animando-se.” Pág. 97

O livro, do começo ao fim, me fez refletir como podemos ser fracos em determinadas situações, e como pode ser fácil manipular as pessoas para conseguirmos o que queremos. O livro traz uma realidade surpreendente, pois a história narrada é um fato do cotidiano. Homens e mulheres que tentam manter uma conduta que não é real, somente para serem aceitos na sociedade sem discriminação. Mulheres que se dizem “direitas”, mas que na verdade são piores que muitas que se mostram ser o que realmente são.

O autor trás várias passagens que te fazem pensar sobre quem poderia ser o real assassino, mas, quando chegamos a uma conclusão, acontece alguma coisa e você acaba por pensar novamente. O livro tem varias reviravoltas, principalmente em seu final, que poderão agradar a muitos, ou não. Francamente, não sei ao certo onde estaria minha opinião, mas com certeza os personagens tiveram o que mereceram. 

Como em seus dois primeiros livros, Luis Madureira nos dá um leitura agradável, sem muitas complicações. O livro, narrado em terceira pessoa, tem uma confusão e uma trama deliciosas, com varias passagens hots. Silvinha, Juca, Bibi, Carlos, Val e Nando vão te fazer rir, se indignar e refletir muito sobre a vida.

"Aparências" recomendo para todos que gostam de uma boa confusão e um bom mistério, porque é isso que ele lhe oferece.



0 Comments:

Postar um comentário