30 de junho de 2015

Resenha - Mundo Novo


Título: Mundo Novo
Autor: Chris Weitz
Páginas: 328
Categoria: Ficção, distopia
Editora: Seguinte


Neste mundo novo, só restaram os adolescentes e a sobrevivência da humanidade está em suas mãos. Imagine uma Nova York em que animais selvagens vivem soltos no Central Park, a Grand Central Station virou um enorme mercado e há gangues inimigas por toda a parte. É nesse cenário que vivem Jeff e Donna, dois jovens sobreviventes da propagação de um vírus que dizimou toda a humanidade, menos os adolescentes. Forçados a deixar para trás a segurança de sua tribo para encontrar pistas que possam trazer respostas sobre o que aconteceu, Jeff, Donna e mais três amigos terão de desbravar um mundo totalmente novo. Enquanto isso, Jeff tenta criar coragem para se declarar para Donna, e a garota luta para entender seus próprios sentimentos - afinal, conforme os dias passam, a adolescência vai ficando para trás e a Doença está cada vez mais próxima.


Após um ataque biológico, que mata todas as pessoas menores de 12 anos e maiores de 18 anos, as crianças e adolescentes remanescentes criam tribos. Cada tribo mantém sob controle uma parte da cidade, no caso, Nova York. Jeffersom e Wash são os dois irmãos que controlam uma dessas tribos. Vivem dentro de um dos parques da cidade, completamente rodeado por muros de entulhos, e sob a observações de snipers, que ficam o dia todo em alerta para qualquer ataque de outra tribo. 

Já nas primeiras páginas, Wash completa 18 anos e morre vítima do vírus. Jefferson assume a liderança do grupo, mesmo sem desejar, mas enxergando nele o único com autoridade suficiente para manter todos unidos. Ao seu lado está Donna, a garota por quem ele é apaixonado desde a infância. Ela não sabe disso, embora também nutra por ele um sentimento forte, encoberto pela forma como eles vivem e pelo medo de não ser correspondida. 

Além dele, também conhecemos Crânio, o gênio da tribo. Através de livros e revistas científicas, ele descobre uma pista que pode levar à cura do vírus. Mas para isso, precisa de mais uma revista, que está na Biblioteca Municipal da cidade. Para chegar lá, precisam atravessar metade da cidade. Jefferson e Crânio decidem arriscar e partir nessa aventura. Claro que Donna se junta à dupla, bem com Peter, o confidente de Donna, e Minifu, uma garotinha apaixonada por Crânio. 

Utilizando uma picape velha como transporte e armados com todas as armas que possuem, o grupo começa uma jornada cheia de violência, tiroteios, perseguições, explosões e mortes. Ao mesmo tempo, Donna precisa aceitar o que sente por Jefferson, e este ganhar confiança em si para manter os amigos vivos e completar a missão. 

Mundo Novo é narrado por Jefferson e Donna em capítulos alternados. O estilo dos dois é completamente diferente: Jefferson é mais sério, centrado em suas ações e nas escolhas que é obrigado a fazer por ser o líder; Donna é pura dualidade, humor, sarcasmos e torna deliciosa a leitura de seus capítulos. 

Os personagens de Chris Weitz possuem características apaixonantes, fortes, críveis para a idade que têm. Eles enfrentam dúvidas, medos, paixões, desejos comuns, ao mesmo tempo que precisam enfrentar situações de morte e escolhas difíceis até para adultos experientes. 

A forma como os jovens se agrupam, formando tribos, é muito semelhante ao que já fazem nas escolas hoje em dia. É coerente. E os erros que eles cometem, também. O autor não esconde detalhes que sabemos que existiram em uma sociedade formada por adolescentes, como a dominação sobre as garotas e os mais jovens. 

Alguns lugares por onde passam Jefferson e sua turma são assustadores, e a forma como alguns jovens decidiram sobreviver, também. E tudo isso sem perder aquela pequena inocência que existe no íntimo de cada um, mas que é ofuscada pela crueldade e pela dureza da vida que são obrigados a suportar, pelo curto espaço de tempo até atingirem os 18 anos. 

E é essa certeza de que não têm muito tempo, que torna a decisão da maioria tão compreensível. Por que ser bom ou justo ou honesto se não haverá tempo para arrependimentos e nem maturidade para compreender o papel de cada um no que sobrou da sociedade? 

O casal formado por Jefferson e Donna, devido ao fato de serem tão diferentes em pensamentos e comportamentos, conquista o leitor desde os primeiros capítulos. E Jefferson é protagonista de um dos trechos que melhor define a força da adolescência no meio do caos, quando encontra uma inimiga e resolve o impasse de uma forma que faz qualquer um sorrir. 

Mundo Novo é uma distopia, mas se destaca da maioria pela criatividade em usar os jovens como eles realmente são, em situações que não desmerecem a idade que possuem. Não são heróis cheios de força, planos, certezas, mas apenas jovens que erram pela imaturidade e que lutam para conseguirem deixar de ser jovens e se transformarem em adultos.


4 comentários :

  1. definitivamente eu preciso desse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno!
      É uma ótima leitura. Se tiver oportunidade, leia, sim! A aventura empolga e os personagens são muito carismáticos.
      Abs

      Excluir
  2. Olá!
    Não sei mais o que fazer, a cada resenha que leio, mais um livro que tenho vontade de ler haha'
    Esse está na lista faz muito tempo! Estou muito atrasado, parece ser muito bom mesmo! Espero poder ler um dia :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor!
      Leia, sim! Espere não, ele está com preço bom nos sites de livros.
      Abs

      Excluir