28 de maio de 2015

Resenha - Jogador Número 1

Título: Jogador Número 1
Autor: Ernest Cline
Páginas: 464
Editora: Leya

Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade. Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna. Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência.


Estamos em 2044 e OASIS é um jogo que não serve apenas para diversão: ele cria uma representação virtual do jogador, ou avatar, e o insere em um universo de planetas com funções específicas. Temos um planeta escola, um biblioteca, com todos os livros já escritos, um onde podemos interagir com nossas séries de TV favoritas, outro de filmes, e assim por diante. Para viajar de um planeta para o outro, o jogador usa o TARDIS, a cabine telefônica do seriado Dr. Who.


Wade Watts é um garoto igual aos de hoje em dia, viciado em jogos, séries, filmes, músicas e todo o tipo de cultura pop existente. Morando em um trailer, ele foge de sua pobreza e dos problemas familiares, refugiando-se no OASIS, onde passa a maior parte do dia, estudando e se divertindo com os amigos. Dentro do mundo virtual, Wade tem dinheiro, é popular e possui coisas que nunca conseguiria no mundo real, como um local decente para morar.

Então tudo muda, porque, apesar de toda a riqueza e popularidade do OASIS, seu criador, Halliday, morre e, ao invés de herdeiros, deixa um desafio: ele escondeu cinco ovos de Páscoa (são partes de código que não fazem parte do jogo, mas executam alguma brincadeira), dentro do OASIS. Quem encontrar os cinco, ganha a empresa de Halliday.

A corrida começa, e vale tudo para encontrar os cinco ovos. Qualquer jogador que conseguir vira um dos homens mais ricos do planeta e dono de um universo virtual gigantesco. Jogador Número 1 pode ser apreciado por uns e odiado por outros. Isso, porque ele trata principalmente de cultura pop dos anos 80, década preferida de Halliday. Você verá Wade interagir com filmes e séries como os Caça-Fantasmas, Curtindo a Vida Adoidado, Caras e Caretas, Clube dos Cinco, Gatinhas e Gatões, Mulher Nota Mil, Star Wars, O Senhor dos Anéis, Matrix, De Volta para o Futuro, Indiana Jones, Mad Max, jogos do Atari, MegaDrive, entre muitas outras referências. O final do livro, é uma batalha incrível para conseguir o último ovo, que mistura desde naves de Star Wars até Ultraman e Jaspion.

Em Jogador Número 1 você vai conhecer um mundo pop onde não pode participar. Os anos 80 foram uma máquina de cultura, tanto de filmes, jogos, livros, músicas e séries. Muita coisa de hoje em dia é reciclada dos sucessos dessa época. E a seleção feita por Ernest Cline só faz referência ao que de melhor existia.

0 Comments:

Postar um comentário