18 de maio de 2015

Resenha - Extraordinário


Título: Extraordinário
Autor: R. J. Palacio
Páginas: 320
Editora: Intrínseca


O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


August tem dez anos e seria um garoto normal, como tantos outros, se não fosse a deformidade de seu rosto, causada por uma falha genética durante sua gestação. Acostumado desde pequeno a enfrentar os olhares de espanto e repulsa das pessoas, ele fica assustado e com medo quando os pais anunciam que ele vai deixar de estudar em casa e passar a frequentar um colégio. Ele sabe que será isolado e que sofrerá a discriminação dos colegas. 

A autora não economiza na retratação de August. Ela descreve com detalhes a deformação do rosto e choca o leitor a ponto dele ter completa ideia de como seria difícil olhar para alguém como August sem desviar o rosto. Ao mesmo tempo, ela também é cuidadosa na descrição dos pensamentos e dos sentimentos do garoto. Ou seja, o leitor sente vergonha por pensar em desviar o rosto de alguém tão inocente e doce como ele. 


Entretanto, Extraordinário não é apenas a história de August. Os capítulos são narrados em primeira pessoa por August; Via, a irmã de 14 anos; Summer, a única menina do colégio que se senta com ele na hora do recreio; Jack, o único amigo; Justin, o namorado de Via, e Miranda, a melhor amiga de Via. Ou seja, temos diferentes perspectivas do problema de August. E é nessas perspectivas que Extraordinário é emocionante. 

Via nos mostra sua falta de inclusão familiar, uma vez que ela abriu mão de tudo, inclusive da atenção dos pais, para que o irmão pudesse receber todo o carinho que necessitava para tentar suportar sua imperfeição facial. Apesar desse sacrifício pessoal, Via ama o irmão incondicionalmente, que, sem perceber, é o seu centro de equilíbrio. Ela demonstra que é através dos sacrifícios individuais que moldamos nosso caráter. 

Summer demonstra como é ridículo o preconceito com a aparência dos outros. Ela se senta com August no recreio, ignorando os cochichos e as brincadeiras maldosas sobre sua nova amizade. Aos olhos de Summer, August é apenas diferente e ela enxerga nele a simpatia que ele transmite com suas ações e suas conversas. 

Jack, de forma diferente de Summer, abre mão de suas amizades para ficar ao lado de August. Ele é perseguido e mesmo assim mantém suas convicções, por escolha própria. 

Justin não chega a fazer nenhum sacrifício, mas desempenha um papel protetor. Ele defente August e Jack do bullyng e encontra na família de Via um entendimento diferente para a palavra amor e superação. Ele passa a compreender o significado da palavra família. 

Miranda se afasta de Via no início da história e, propositalmente, ela é deixada para narrar sua visão por último. Até essa parte, conhecemos apenas a versão de Via do motivo da separação. Então, Mirando nos mostra que algumas atitudes, mesmo que pareçam incoerentes ou ingratas, só o são por não conhecermos todo o contexto. Miranda ama August e Via. Isso fica claro quando ela faz um sacrifício para reatar a amizade de Via e para demonstrar o quanto gosta de August. É uma das partes mais emocionantes do livro. 

Extraordinário não tem esse título apenas pela força de viver e de enfrentar o preconceito de August. Ele tem esse título pela força de caráter e pelo amor que Via, Summer, Jack, Justin e Miranda compartilham por August. E eles, ao contrário de August, que não tem escolha diante de seu problema, fazem suas escolhas por vontade própria, com o único intuito de ajudarem August a suportar seu sofrimento. E isso é lindo!

5 comentários :

  1. Olá Carlos vc colabora aqui no House? Estou seguindo! Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas quero muito, parece ótimo! Aliás o Matheus (que Administra o blog comigo) já resenhou por lá o livro e seu capítulo de continuação, quando puder passa lá dar uma conferida!
    Abraços!
    http://coisasdeumleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse livro, está entre os meus preferidos.
    Muitas vezes durante a leitura quis abraçar o August bem forte e dizer que ia ficar tudo bem, que ele não precisava se importar com o que as pessoas pensavam dele. Mas em muitos momentos fiquei feliz por ele ser um garoto tão forte. Chorei litros com esse livro! kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leticia!
      Realmente algumas passagens são difíceis de segurar o choro. Uma família bem estruturada é essencial para esse tipo de dificuldade. Ele tinha isso.
      Abs

      Excluir
  3. Olá!
    Livro muito bom! Um dos melhores que já li. Gosto muito de todos. Principalmente do Auggie :)
    Chorei muito hahaha'
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vitor!
      Verdade, Auggie é uma coisa, viu! rsssss Mas os outros personagens também são extraordinários...rssss
      Abs

      Excluir