21 de maio de 2015

Conversando com o Autor - Li Mendi


Bom dia, Boa tarde e Boa Noite Leitores \o/

Estão todos bem ? Espero que sim ... (:

Devem estar ansiosos, para saber com quem será o - Conversando com o autor - de hoje?! O nosso bate papo de hoje é com a autora, que já escreveu mais de 13 livros, entre eles " A verdadeira bela" , " Alma gêmea por acaso", " O amor está no quarto ao lado", sinceramente já li alguns de seus livros e são perfeitos. E o nosso - Conversando com o autor - de hoje, é com a linda e querida Li Mendi.

Bom galera, vamos ao que interessa!

Antes de começarmos com as perguntas, fale um pouco de você para os nossos leitores.


Sou Jornalista, Publicitária e Escritora. Tenho 29 anos, moro no RJ e sou geminiana. Escrever começou como hobby e agora virou coisa séria, pois sempre serei “eternamente responsável” pelas leitoras que cativo e me acompanham pela estrada a fora.







1. Quando descobriu que queria escrever? De onde surgiu a ideia de um Livro?

Escrevo livros acho que desde os quatorzes. Na época, não havia internet, nem blogs. Todas as estórias ficavam registradas em cadernos, que se perderam nas mudanças. Depois, a praticidade do Word me fez esquecer a letra bonita e comecei a imprimir e encadernar os livros. Os amigos curtiam e o ciclo era pequeno de leitores. Mas, felizmente, a internet lá por 2000, me trouxe um mundo de gente pra conhecer meus romances. É assustador ver mais de 10 mil visitas em um livro e mil downloads de outro... O processo solitário agora é dividido com centenas de pessoas.
Até eu terminar a faculdade de jornalismo, havia horas a fio pra gastar teclando. Depois, veio a faculdade de publicidade, a pós-graduação, o trabalho frenético como publicitária e pronto, me peguei com saudade de escrever. Nesse meio tempo, quero dizer, nesse zero tempo, consegui fazer o meu primeiro lançamento impresso: O amor está no quarto ao lado. Em 2012, veio "A verdadeira Bela" pela editora Highlands, onde publiquei também Coração de Pelúcia e Alma Gêmea por Acaso. Agora, estou escrevendo um hot O Mestre do Amor.
Escrever sempre foi meu prazer, minha paixão, realização, tudo. O fascínio pelo mundo da fantasia se deu já nos primeiros anos de vida. Meus sonos eram embalados pelas incríveis aventuras narradas por meu pai, um excelente contador de fábulas.
Comecei com um pequeno projeto aqui na net, chamado Cada Casa um Caso. Era um hobby produzi-lo. As pessoas gostaram tanto e comentavam mensagens de incentivos que decidi continuar. Hoje, tenho vários livros disponíveis no meu site abertos e os leitores se reúnem em um grupo do Facebook para discuti-los. Os fóruns são acalorados e muito divertidos. Rio demais com as tiradas, fotos e debates.
Na última Bienal do RJ, encontrei muitos fãs que me abraçaram com carinho e contaram sobre a emoção de me ver e pegar o meu autógrafo. Isso é tão gratificante. São eles que me dão força pra continuar todas as madrugadas à dentro.

2. Qual a sensação de escrever?

Depende. Se estou escrevendo a morte de alguém é horrível. Eu choro, sofro, sinto, é aquela cena acontecendo nas minhas mãos. Se é divertido, dou risadas de chorar. Escrever é a sensação que cada capítulo pode dar.

3. Tem algum Ritual para escrever? Qual?

Eu procuro ouvir uma música, relaxar, ver um filme. Eu preciso me desligar do mundo burocrático para incorporar o personagem. Sim, ele tem que está totalmente dominando minha mente e minhas mãos para ele escrever. Senão, não sai! Gosto de escrever a mão jogada no sofá a lápis e depois voltar para o computador, onde posso formatar. O pc acaba fazendo você ficar com o monstrinho da autocrítica no seu ombro fazendo apertar a tecla de deletar o tempo inteiro. É necessário ser mais livre para criar.

4. Em questão da publicação de seu primeiro livro: O que foi mais difícil desde a obra pronta até seu Lançamento?

O mais difícil não é achar uma editora, é vender. Óbvio não? Sim, porque colocar os livros nas livrarias é muito difícil. Você pode achar que o sucesso vem depois da distribuição, mas, às vezes, ele vem antes e você ganha muitos fãs, no entanto, eles gostam dos seus livros feitos free no wattpad e não compram seus livros impressos. Hoje em dia, recebo centenas de mensagens de pessoas desconhecidas para responder. Isso requer tempo e carinho. E tempo é um luxo e uma dificuldade para quem escreve também! Porque precisamos trabalhar em outras profissões e levar a vida de escritor à noite. Muitas vezes, fazemos escolhas cruéis.
Mas, essa "quantidade" de milhares de fãs significa números lá no topo da fanpage. Números não compram livros e não mandam "parabéns pelo livro que li". Na maioria, as pessoas só querem baixar, ler e nunca vão interagir com o autor. Logo, 15% disso realmente é seu fã. O resto é número. Por isso, não encho o peito, nem fico orgulhosa com nada disso como se fosse uma garota metida.
O que muda minha vida são pessoas e as histórias delas particularmente. No fim do ano passado, recebi um email de uma leitora que havia descoberto uma doença grave e estava muito triste. Eu fiquei ali de coração na mão, olhando pra tela, me imaginando no lugar dela... Então, ela me disse que leu "Coração de Pelúcia" e que o livro a ensinou muito e que quando ela lê meus livros, esquece a dor, o destino e sorri.
Eu chorei como ela nem imagina. Isso sim é o valor de um trabalho. Não x mil seguidores numa rede social.
Sabe o que me move? Não é escrever história pra 8 mil pessoas do meu Facebook. É escrever pra alguém em algum lugar sorrir e esquecer seu problema.
Eu recebo um volume de mensagem via face, instagram, email e outras redes tão grande que não conseguem imaginar. Eu leio todos e respondo absolutamente todos. Só que preciso ser muito organizada para ter tempo para tudo, então, paro um dia na semana e faço isso. Dou todo o meu carinho. Porque eles são para mim alguém que levam um pedaço do meu coração para sempre.
Lido super tranquilamente, nada aumenta minha vaidade, nada mesmo. Continuo andando por aí de chinelo, livro de braço do braço, anonimamente sem qualquer superioridade na alma. Pelo contrário, eu acho que estou muito aquém do que esperam de mim.

5. Ainda hoje, encontra dificuldade em publicar seus livros?

Não. Publicar um trabalho que é feito com carinho e profundidade não é tão difícil assim. Há ótimas editoras pequenas e médias. Agora, entrar nas grandes, que basicamente traduzem livros estrangeiros não é nada fácil mesmo! Mas, quem sabe chego lá, hen?

6. O que acha dos escritores atuais? E os mais antigos?

Acho os mais antigos profundos e históricos. A literatura da Clarice, do Fernando Pessoa, do Drummond etc nunca vai morrer para quem sabe o que é fazer mágica com as letras. As frases deles são de temas universais. Mas, hoje, temos uma nova geração capaz de retratar a realidade que não encontramos nos antigos, feitos em outros tempos. Porém, sinto que hoje, no Brasil, há livros famosos que são vazios, alguns de um erotismo barato e desproposital. Livros hot bem escritos existem sim e são deliciosos de ler, mas, há autores que apelam pra tudo. Por que são famosos? Porque existe público que apreende naquele nível. Um dia, me fizeram uma crítica: “Olha, eu acho que algumas frases que você coloca, ninguém falaria”. Eu fico me perguntando a que patamar rasteiro chegamos? Não uso nada arcaico ou forçado nos meus livros para parecer erudito. Escrevo chicklit. Mas, infelizmente, nem todos estão preparados para ler.

7. Como cria seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou em fatos?

As pessoas sempre perguntam se me inspiro na minha vida, mas, quando escrevo procuro criar um personagem completamente diferente que se encaixe naquele conflito. Escrever profissionalmente não é um diário ou uma catarse, é muito de um processo complexo de elaboração, roteiro e criação. Mas, claro, que acontecimentos do dia a dia ou experiências pessoais possam pintar em alguma parte da história. Pra me inspirar, eu leio muito de tudo, várias revistas, sites, olho e observo as pessoas o tempo inteiro. Gosto de conversar com gente de todas as profissões e experiências. O mundo é o meu laboratório, anoto tudo no celular ou cadernos. E vou trazer ou uma fala ou outra ou a própria sensação do momento para os livros. Há milhares de pedacinhos verdadeiros em vários e vários livros meus.

8. Das suas obras, qual seu personagem favorito? Por quê?

O Alan, de Coração de Pelúcia. Ele é um personagem cego, que já foi um adolescente famoso por sua beleza e sociabilidade. A transformação pessoal que a escuridão lhe traz faz o livro ser arrebatador. De longe, meu melhor na escrita.

9. Quais são seus livros, autores e personagens favoritos? Eles te influenciaram de alguma forma na sua vida como escritor (a)?

Eu gosto muito da complexidade de criação dos personagens de Machado de Assis, que cria personas problemáticas e maravilhosas. Aquilo é genial. O jeito de escrever da Sophia Kinsella com uma pegada de humor me influenciou demais e acredito que assistir muitos seriados americanos também me inspiram. A profundidade da redação da Clarice Lispector, Fernando Pessoa e outros grandes escritores também mexem comigo, quando preciso me inspirar.

10. O que mais lhe chama a atenção em suas obras?

Eu procuro usar sempre o humor, os personagens não são tão certinhos e cometem muitos erros. Os maus também são envolventes e instigantes. E nada é lugar comum ou feito de forma aleatória. Você encontrará muitas mensagens profundas nos livros.

11. Qual Livro recomendaria aos seus Leitores?

Eu recomendaria O Amor está no Quarto ao Lado, A Verdadeira Bela, Coração de Pelúcia, Alma Gêmea por Acaso, O gênio do Amor, Será uma Vez 1 etc. Temos mais de quinze no meu site entre frees e impressos.

Bom , para finalizarmos, deixe uma mensagem para os seus leitores?


Leitores, o que move a minha arte é a minha missão de fazer você feliz ao virar as páginas, é te arrancar risadas, fazer voar borboletas no seu estômago. E se eu te fizer chorar e se emocionar, prometo que me perdoará antes do final. Se não acredita, então, baixe um dos mais de 10 livros do meu site e abra a porta desse mundo envolvente e apaixonante! Acesse limendi.com.br/livros E quando entender o que quero dizer e perceber meu estilo, compre meus livros, porque será ainda mais único quando ele chegar autografado pra você! Basta você acessar a coluna “COMPRINHAS” lá do meu site limendi.com.br Beijos! Li Mendi





Então Leitores, terminamos mais um -Conversando com o autor - espero que estejam gostando da nossa nova coluna do blog. Eu particularmente estou amando, saber mais sobre esses autores nacionais maravilhosos que temos.

Quero agradecer a Li Mendi pelo carinho e atenção que teve com o nosso blog.

E você, que quer saber mais sobre a autora, acesse http://www.limendi.com.br/. Alem de conhecer mais sobre a Li, você também irá encontrar mais de 13 livros free completíssimos para baixar em PDF. Se quiser, também pode ler no wattpad e widibook! Para Adquirir os exemplares que já foram publicados, encontrá lá no site da autora, para mais informações sobres os livros e como adquiri-los entre em contato diretamente com a autora, pelo email li@limendi.com.br.

Convido a todos, que ainda não leram "A Verdadeira Bela " e " Alma Gêmea por Acaso "  a conhecer esses encantadores e emocionantes livros, recomendo a todos pois são romances de tirar o folego.
A resenha dos dois você encontra aqui http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/2015/03/resenha-verdadeira-bela.html e aqui http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/2015/03/resenha-alma-gemea-por-acaso.html .

Bom leitores, espero que tenham curtido, o -Conversando com o autor - dessa semana. Aguardo vocês semana que vem. 

Quem será o próximo autor ou autora ?



Estão curiosos? Fiquem de olho.  

Beijocas a todos, até a próxima. 
                                                         





0 Comments:

Postar um comentário