5 de abril de 2015

Resenha - O Lado Bom da Vida


Livro: O Lado bom da vida
Autor: Matthew Quick
Nº de paginas: 255
Editora: Intrínseca


Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um “tempo separados”. Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. 

Pat e Tiffany tem em comum o trauma que causou a dor e a confusão mental que sentem dia após dia. Eles lidam com isso de forma diferente: Pat busca, no contato com sua família e amigos, as partes que faltam em sua memória, que explicam o que aconteceu com ele antes de ter sido internado em uma instituição psiquiátrica, e que causou o afastamento de sua esposa; Tiffany busca em Pat a salvação para uma perda e uma culpa que a corroem por dentro.

Narrado em primeira pessoa, por Pat, às vezes sentimos estranheza no tom infantil e imaturo que este descreve os acontecimentos. Mas é justamente esse tom imaturo que ajuda a compreender como e por quê ele insiste em ver apenas o lado bom das coisas, negando-se a aceitar o que fez antes de ter o colapso nervoso e a reconhecer em Tiffany o sentimento que ele direciona para outra pessoa.

Aos poucos, conforme descobrimos tudo o que aconteceu com Pat e Tiffany, sentimos o peso de como nossos atos, por menores que sejam, ou por mais bem intencionados que pareça, podem influenciar a vida dos outros de forma irremediável. E terrível.

E é emocionante quando ele finalmente percebe que sua salvação e redenção está na pessoa que se sente tão destruída quando ele e que insiste em chamar sua atenção, como se gritasse por um pedido de socorro.

O livro foi adaptado para o cinema e é fiel ao livro em quase sua totalidade. Entretanto, tem o mérito de melhorar e intensificar o relacionamento entre Pat e Tiffany, além de transformar a parte final em um encontro emocionante entre os dois personagens principais.



Por : Carlos H. Barros

0 Comments:

Postar um comentário