30 de março de 2015

Resenha - Seis anos depois


Livro: Seis Anos Depois
Autor :Harlan Coben
 Páginas: 267


Jake Fisher e Natalie Avery se conheceram no verão. Eles estavam em retiros diferentes, porém próximos um do outro. O dele era para escritores; o dela, para artistas. Eles se apaixonaram e, juntos, viveram os melhores meses de suas vidas. E foi por isso que Jake não entendeu quando Natalie decidiu romper com ele e se casar com Todd, um ex-namorado. No dia do casamento, ela pediu a Jake que os deixasse em paz e nunca mais voltasse a procurá-la.Jake tentou esconder seu coração partido dedicando-se integralmente à carreira de professor universitário e assim manteve sua promessa... durante seis anos.Ao ver o obituário de Todd, Jake não resiste e resolve se reaproximar de Natalie. No enterro, em vez de sua amada, encontra uma viúva diferente e logo descobre que o casamento de Natalie e Todd não passou de uma farsa.Agora ele está decidido a ir atrás dela, esteja onde estiver, mas não imagina os perigos que envolvem procurar uma pessoa que não quer ser encontrada.

 Nunca havia lido nada de Harlan Coben, por isso comprei Seis Anos Depois pensando ser um romance. Fiquei surpreso ao descobrir que o livro é mais um suspense policial.

Jake é um personagem obstinado, persistente, incansável. Quando descobre que sua mulher não se casou de verdade com Todd, que o casamento foi uma farsa, parte em busca da verdade. Afinal, pode ser que ela o ame de verdade.

O personagem é simpático. Sofremos com ele conforme descobrimos que a insistência em encontrar Natalie pode colocá-la em perigo. E mais ainda quando desconfiamos que a única forma de deixá-la em segurança é desistir.
Benedict, o melhor amigo de Jake,  é o típico cara que fica ao seu lado o tempo todo. Que gosta de você e faz tudo para ajudar. E que sempre esconde um segredo. Sinceramente? Gostei de Benedict tanto quanto de Jake. Fiquei muito comovido como ele se sacrifica em prol de uma pessoa de uma forma muito mais forte e emocionante do que Jake. Ele me conquistou.

Entretanto, algumas coisas me incomodaram em Seis Anos Depois. A primeira delas, é que é muito fácil descobrir o motivo da farsa e do desaparecimento de Natalie. Para quem assiste filmes policiais com regularidade, até na sinopse dá para sacar o que houve. Se não conseguir, tem a chance quando descobre a forma como Todd morreu. Aí fica muito evidente.

A segunda, é que depois que descobre o motivo, você se pergunta se uma conversa não teria resolvido todo o problema e evitado tanta confusão, sem falar em separar duas pessoas que se amam por tanto tempo. O próprio Jake faz essa pergunta a um outro personagem no meio do livro. A resposta do personagem é: por que não!

O estilo de escrita de Coben é o padrão do mercado hoje em dia. Linguagem fácil, pouquíssimo descritivo, o que deixou o livro fino, permitindo ser lido rapidamente.


Por: Carlos H. Barros

0 Comments:

Postar um comentário