21 de março de 2017

Resenha - Alucinadamente Feliz



Titulo: Alucinadamente Feliz
Autora: Jenny Lawson
Editora: Intrinseca
Nº de paginas: 352

Jenny Lawson está longe de ser uma pessoa comum. Ela mesma se considera colecionadora de transtornos mentais, já que é uma depressiva altamente funcional com transtorno de ansiedade grave, depressão clínica moderada, distúrbio de automutilação brando, transtorno de personalidade esquiva e um ocasional transtorno de despersonalização, além de tricotilomania (que é a compulsão de arrancar os cabelos). Por essa perspectiva, sua vida pode parecer um fardo insustentável. Mas não é. Após receber a notícia da morte prematura de mais um amigo, Jenny decide não se deixar levar pela depressão e revidar com intensidade, lutando para ser alucinadamente feliz. Mesmo ciente de que às vezes pode acabar uma semana inteira sem energia para levantar da cama, ela resolve que criará para si o maior número possível de experiências hilárias e ridículas a fim de encontrar o caminho de volta à sanidade.


Olá pessoal!!!
Quanto tempo... já estava sentindo falta de trocar dicas e experiências literárias com vocês... sendo assim que comece 2017... agora pra valer ;)
A minha primeira leitura do ano foi justamente esta obra que venho apresentar para vocês hoje. Alucinadamente Feliz foi uma surpresa para mim, pois ao ler a contracapa do livro me interessei pelo tom irônico do texto, porém não sabia que a autora sofria de transtornos mentais (diversos, profundos e complexos... rsrsrsrsr literalmente uma loucura... rsrsrsrs).

“ Minha avó dizia que “chove um pouquinho na vida de todo mundo ― chovem chuva, babacas e todo tipo de merda”. Estou parafraseando. Mas ela estava certa. Todos nós temos a nossa cota de tragédia, insanidade ou drama, o que faz toda a diferença é o que fazemos com esse horror. ”

Ahhhhh também não posso negar que achei a capa muito divertida e isso também me atraiu (ok... sou dessas... podem me julgar.... mas quem nunca???). 
Um belo dia, ou melhor, em mais um péssimo dia, Jenny recebeu a notícia do falecimento de um amigo ― foi a gota d’água. De saco cheio de tanta tristeza, a autora chuta o balde e decide: “VOU SER ALUCINADAMENTE FELIZ, SÓ DE RAIVA. ” Valeu, falou!
E assim teve início o movimento ALUCINADAMENTE FELIZ. Em algumas horas a #FURIOUSLYHAPPY já era um dos assuntos mais comentados no Twitter.
Gostei muito do livro, mas confesso que achei alguns momentos levemente enrolados...
Mas pensando bem, talvez a presença desses trechos seja necessária para nos mostrar como a mente de Jenny funciona, seus fluxos de consciência e nos ajude a entender ela um pouco melhor.
Acredito que a maioria das pessoas que leem esse livro, adoraria ter Jenny em seu círculo de amizade, uma pessoa bem-humorada, inteligente, com grandes tiradas sarcásticas e alto astral acima e apesar de tudo.
Com certeza me diverti muito com ela, mas também sofri... vendo a dificuldade que é passar por problemas assim. É uma luta diária interna e externa, pois muitas pessoas não compreendem e acham que depressão, crises de ansiedade, crises de pânico, entre outros, não passa de frescura, carência ou uma forma de chamar a atenção.
Mas olha só, não pense que se trata de um livro comum. Alucinadamente Feliz é uma biografia, mesclada com ficção (têm algumas histórias difíceis de acreditar kkkkkkk) e consequentemente uma obra de autoajuda... Jenny encontrou uma fórmula diferente, aprendeu a rir de si mesma aceitando como realmente é, admitindo suas vulnerabilidades e lutando contra elas. Despir-se de seu orgulho e escancarar suas fraquezas ofereceu forças para quem precisa procurar ajuda e muitas vezes não tem coragem para isso. Não há fuga, mas sim uma busca para o autoconhecimento e assim viver em paz consigo mesma.
Esse livro é um conforto para quem está passando por alguma dessas situações, pois essas pessoas perceberão que não estão sozinhas nessa e também é uma alfinetada para aquelas pessoas metidas a “Donas da Verdade” que tem mania de apontar o DEDÃO para TUDO e para TODOS! (Com certeza você conhece uma dessas né? Pois é... eu também...).
Essa obra reforçou um valor dentro de mim... não temos o direito de julgar o outro, em hipótese nenhuma, pois não sabemos o passado das pessoas, não sabemos o que se passa na mente e coração alheio...
Muitas vezes nem nós próprios nos entendemos, não é verdade?!
Acho o assunto abordado extremamente relevante, principalmente nos dias de hoje em meio a tantas obrigações, relações superficiais e competitividade, onde todos nós estamos sujeitos a passar por momentos de angústia espiritual em que não nos sentimos parte do todo...
Jenny reforçou a importância de se valorizar cada momento e termos a sensibilidade de reconhecer a felicidade quando essa bate a nossa porta.
Termino com o trecho de uma música de Tiago Iorc que vai muito além das palavras... esse mundo anda desequilibrado e temos que nos proteger para saber filtrar as coisas que realmente nos fazem bem!

“ Gente demais, com tempo demais 

Falando demais, alto demais 

Vamos atrás de um pouco de paz “

Beijos literários


28 comentários :

  1. Olá, tudo bem?

    Não sabia que esse livro se tratava de uma autobiografia meio doidinha – pelo que você descreveu – rs. Mas é bacana quando uma pessoa consegue, apesar de todas as dificuldades que tem de encarar, que ela consegue dar a volta por cima e se reerguer. Acho que a leitura pode ser legal mesmo, apesar de não ser muito adepta de nada que se volte muito pra autoajuda, mas valeu a indicação, mesmo assim.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana
      è bem isso que você disse, é maravilhoso ver a pessoa enfrentando suas fraquezas e amadurecendo... mostrando que pra tudo se acha uma solução... por mais difícil que seja a "caminhada".
      Também não gosto muito de autoajuda, porém essa obra é realmente bemk difere3nte de tudo que li... valeu a pena!
      Bjuuu

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Nossa eu nem imaginava do que se tratava o livro, e adorei a premissa!
    Não sou muito fã de autoajuda, mas me interessei muito pela obra, dica anotada!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ray
      Essa obra surpreende mesmo a gente... acho que vale a pena!
      Bjuuu

      Excluir
  3. Oi, Pri.
    Tenho esse livro aqui, mas ainda não li.
    Gostei bastante de como vc se expressou, e fiquei com mais vontade de ler o livro. Não sei pq, mas sinto que vou me identificar com ele.. Rsrs

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena
      Ahhhh esses livros que nunca conseguimos por em dia né... rsrsrsrs... mas é assim e sempre será kkkkk.... quando conseguir ler me fala o que achou flor... bjuuuu

      Excluir
  4. Oi.

    Só de olhar para esta capa eu já fico feliz :) Quero muito ler este livro, já pensei várias vezes em comprar, já cheguei a colocar ele no carrinho de compras, mas depois acabei tirando. Mas deste ano não passa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeee
      A capa é um arraso mesmo!!! Também sou apaixonada por ela ;)
      Depois que conseguir ler volta aqui pra me dizer o que achou... vou adorar saber!
      Bjuuuu

      Excluir
  5. Olá Priscila, tudo bem??

    Eu não curto muito esta temática... então não tenho pretensão de ler, mas eu gostei muito da forma como escreveu sua resenha cheia de felicidade e empolgação e é tão gostoso ler algo assim!!!! Gostei demais... o lado bom foi que você levou algo para si e é isso que importa. Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana
      Isso mesmo, o maravilhoso é a gente sempre estar aberto para aprender, seja com leituras que estamos acostumados ou não... o que importa é se divertir e crescer... sempre!!!

      Excluir
  6. Olá!
    Já tinha ouvido falar desse livro mas nunca tinha lido a resenha. Gostei muito da premissa, fiquei super curiosa para ler. Espero ter a oportunidade de ler em breve (:
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nat!
      Que bom que gostou, para mim foi uma experiência literária bem diferente... valeu a pena!
      Bjuuu

      Excluir
  7. Oi, Priscilla ^^
    Nunca parei para ler uma resenha dessa obra até que topei com a sua!
    Acho a capa da obra linda demais e tenho que te confessar que possuo uma birra com os físicos da Intrínseca pois os mesmos me fazem ter uma leitura gradativamente lenta.
    Não esperava ver o que você me apresentou com suas impressões, como não lia a sinopse ficava achando que era um livro infantojuvenil de aventura!!! hasuahsuashu
    QUE GRANDE EQUÍVOCO O MEU!
    É muito incomum ver um escrito desses no mercado editorial, a autora conseguiu seguir um enredo linear? Ou foram amontoados de ideias e episódios da vida dela?
    É admirável saber que a Jenny luta contra o seu corpo que tenta a qualquer custo fazê-la afundar. Enfrentar os seus dragões é preciso e Jenny enfrenta valentemente.
    Concordo que não devemos julgar o outro sem antes saber as suas vivências. A galera tem muito de acessar o perfil das pessoas no face e tentar ter uma opinião delas sendo que você nem as conhece, não dá para conhecer muito uma pessoa através dos seus compartilhamentos, claro que a opinião pessoal da pessoa é material suficiente para julgar mas deixemos os outros se afundarem em suas decisões, né. Nada de querer interferir no modo de pensar dos outros.
    Parabéns pela resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno!!!
      Amei seu comentário! Gostei muito de saber que te surpreendi, porque realmente... só pela capa temos uma ideia totalmente diferente da obra ;)
      Em relação ao enredo, não é linear, porém os episódios são muito bem organizados em tempo e espaço, não confundindo o leitor.
      Sobre a questão dos julgamentos é bem isso que você disse... não dá pra conhecer alguém apenas pela sua vida virtual, isso é tão superficial. Às vezes não conseguimos conhecer de forma verdadeira nem quem está ao nosso lado...
      Bjussss

      Excluir
  8. Eu já vi esse livro várias vezes e já recebi muitas recomendações, infelizmente ele não é um tipo de livro que eu gostaria de ler, não faz o meu tipo de leitura, entende? Ainda assim, nunca diga nunca, não é?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débs!
      Ahhh mas é assim mesmo... são tantas leituras bacanas a serem feitas que temos que selecionar e restringir nossas escolhas... mas como vc mesma disse... nunca diga nunca! Kkkkkkkkkkk ;)

      Excluir
  9. Olá,
    Acredita que não conhecia o livro?!
    Posso dizer que faria a leitura somente por essa capa que achei muito legal e chamou minha atenção (sou dessas que compra o livro pela capa e nem sabe do que se trata kkkk)
    Lendo sua resenha fiquei feliz diante de uma obra bem divertida, que nos mostra uma Jenny inteligente e perspicaz. Porém também um pouco triste por saber de todo o sofrimento pelo qual ela passa.
    Dica anotada.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Foi bem essa a minha sensação também! Me diverti, mas também fiquei bem emotiva devido aos vários transtornos sofridos pela autora. Um exemplo de pessoa!
      Espero que consiga ler!
      Bjokas

      Excluir
  10. Olá! Amei sua resenha! Me deixou animada para ler! Já tinha visto esse livro, mas não imaginava que seu conteúdo fosse esse. Quero conhecer a história dela, suas tiradas sarcásticas e entender seu mundo! fiquei encantada! Obrigada pela dica!! beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su!
      A capa engana né menina?! kkkkkkk
      Que bom que gostou ;)
      Bjokas

      Excluir
  11. Que história bacana Priscila!
    Parece ser uma leitura fácil, divertida, dentro de uma realidade que estamos acostumados além de uma moral no final. Gostei e vou procurar ler. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia
      Realmente é uma história que rende, e como você disse tem uma razão de ser no final! Gostei bastante!
      Bjuu

      Excluir
  12. Oiii Priscilla, tudo bem?
    Eu tenho tamanha curiosidade em realizar a leitura desse livrinho, sua resenha ficou incrível e fico feliz que tenha vindo compartilhar com nós, além do mais, achei uma fofura essa foto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgs!
      Fiquei feliz em saber que curtiu a resenha e a foto do meu gatinho leitor ;)
      Bjuu

      Excluir
  13. Olha, vou te confessar que tbm gostei da capa kkkk! Mas assim, eu acho que vou pular essa dica pois acho que essa não é o meu tipo de livro! Mas gostei muito da resenha!! Curta e bem feita!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Calebe!
      Sem problemas... temos que selecionar nossas leituras, pois a vida é muito curta para lermos tudo que queremos kkkkk
      Bjuuu

      Excluir
  14. Oie Pri, tudo bem? Não sabia do que o livro se tratava ainda, fiquei bem curiosa pelo enredo e me identifiquei bastante (fui diagnosticada com depressão e ansiedade há alguns anos) e também já passei pela tricotilomania quando mais nova, então imagino que o livro vá mexer muito comigo. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  15. Oi Priscilla, sua linda, tudo bem?
    Gente, um livro escrito por uma autora com essa doença, é uma conquista muito grande e nos mostra a mensagem de superação. Existem pessoas que infelizmente agem assim mesmo, só acreditam que elas têm problemas e que o outros não têm esse direito, como se alguém quisesse ter direito a ter um problema. Não faz meu gênero de leitura, mas adorei a campanha de ser feliz que ela iniciou. Sua resenha ficou ótima!!!

    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir