24 de janeiro de 2017

Resenha - Batom no dente


Titulo: Batom no dente
Autora: Maria Helena Mossé
Editora: 7Letras
Nº de paginas: 108

A mulher e suas dúvidas, amores e dissabores. Batom no dente, livro de estreia da escritora e psicanalista Maria Helena Mossé, como o título sugere, traz uma galeria de personagens femininos em situações de insatisfação, inadequação ou expectativa. Afinal, o que querem as mulheres? Indagaria o fundador da psicanálise Sigmund Freud. A autora não tenta responder, mas apresenta, através de sua prosa madura e elegante, rica em recursos narrativos, protagonistas de variadas idades e classes sociais – inclusive dois homens preocupados com o que as mulheres e os amigos pensam deles – que se inquietam, questionam e se movem em busca de realizar seus desejos. Como a moça do interior que ascende a dondoca na Barra da Tijuca e vai procurar a amiga que a desafia, a ex-esposa que finalmente se livra do jugo subliminar do ex-marido, a mulher casada e entediada que sai para passear com o cachorro numa noite chuvosa e vislumbra um grande amor.


Oi gentemmmm!!!
Ano novo, livros novos, novas aventuras... resumindo NOVAS RESENHAS chegando por aqui!!! Estava com muitas saudades de “tricotar” com vocês... enfim cá estou, cheia de animação e novidades!
Hoje vou falar de um livro que foi um verdadeiro presente, literalmente, pois recebi a obra em parceria com a autora e também porque foi uma imensa surpresa, já que nunca tinha lido nada da mesma.
“Batom no dente” é um livro de pequenos contos com grandes mensagens. As histórias são simples, de fácil leitura, porém de uma profundidade única.
O livro é composto por 21 contos, que envolvem os mais variados temas, como por exemplo mulheres desiludidas, mulheres acomodadas em suas vidas “perfeitas”, mulheres que dão a volta por cima e vão à luta e mulheres que se redescobrem depois de anos, com suas novas belezas, próprias de cada idade. Enfim... mulheres... com seus anseios, lutas, conquistas e acima de tudo, muito charme.

“E o mundo entrava nos eixos. Mas, de vez em quando, vinha uma espécie de nostalgia dos tempos em que os fatos não eram tão esperados, logo no começo, quando se conheceram tão jovens, as coisas pareciam lavadas pelo sol e ela, meio louca, não pedia explicações sobre a vida.”

Há também contos que são narrados do ponto de vista masculino, porém até mesmo estes, em sua maioria, giram em torno das figuras femininas, frágeis e fortes simultaneamente.

“Quem sou eu agora? O homem que acredita no capitalismo liberal, se orgulha do emprego que lhe garante viagens e bons hotéis e algumas belas mulheres? Se a vida é uma constante mudança de posição, quantas vezes mudei para chegar onde estou? Quando deixei de ser o rapaz cheio de ideais? Um amigo diz que mudamos de pele a cada sete anos. Será que a alma também desaparece e volta renovada?”

Os meus favoritos são “Entre lençóis” e “A Senhora de preto”. Duas histórias comoventes. A primeira envolvendo o gato Fredy, que depois de alguns percalços teve um destino bem melhor que sua antiga dona. Já o conto seguinte, nos apresenta uma dama de preto bem peculiar, que além de encantar com suas histórias, também fazia de suas gargalhadas um espetáculo à parte.
Essa é uma obra ideal para levar dentro da bolsa ou em uma curta viagem, pois pelo seu tamanho reduzido conseguimos acompanhar as histórias e os personagens sem nenhum problema.
Aliás, uma das coisas que eu mais gostei da obra são as suas mensagens sutis que fazem a gente ficar pensando horas sobre elas. São tipos de histórias que muitas vezes acontecem com a gente e pensamos... acho que esses acontecimentos dariam uma boa história, mas depois de uma forma autocrítica vemos que não não... não são bons o suficiente... mas SIM, a autora acreditou e escreveu essas histórias em que rapidamente nos identificamos e nos compadecemos de suas personagens e chegamos à conclusão de que SIM... nossas vidas dariam ótimos livros!

PS: A única coisa que me deixou triste foi abrir o livro e ver que não estava autografado :( ... poxa Sra. Maria Helena da próxima vez autografa seu livro para essa pobre infeliz rsrsrsrs...

Beijos literários





47 comentários :

  1. Pois é, eu não fiz uma dedicatória! Farei num próximo livro. Seus comentários me animam a ir em frente. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria!
      Que bom que gostou, pois foram comentários sinceros... sua obra realmente me fez pensar em muitas situações, sensações e posicionamentos... muito obrigada por essa experiência.
      Estou esperando o próximo livro. Muito sucesso pra você querida ;)

      Excluir
  2. Oie Bela, tudo bem?
    Confesso que não sou muito fã de contos, porque sempre fico querendo algo mais sabe? A historia acaba e eu fico aguada haha. Que bom que foi uma leitura satisfatória pra você. Contos sobre o universo feminino na visão masculina devem ser bem interessantes!

    Com carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana
      Entendo sua sensação em relação aos contos, mas de um tempo pra cá estou aprendendo a apreciar essa forma mais prática de leitura, digamos assim, kkkkkk já que a faculdade e outros afazeres têm me consumido um pouquinho.
      Bjossss

      Excluir
  3. Olá Bella!!!

    Livros de contos são maravilhosos, mas nunca li um nesse estilo da autora, o livro parece ser incrível e a resenha está maravilhosa, parabéns 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo
      Que bom que gostou da resenha, fico muito feliz, e espero que tenha a chance de ler, é uma obra realmente incrível!!!
      Abraços

      Excluir
  4. Gostei da resenha, Priscila! Parabéns! Não é o tipo de livro que leio, mas vou deixar anotado ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos
      Obrigada pelo comentário, mas quem sabe você dá uma chance para a obra e se surpreende hein??? ;)
      Abraços

      Excluir
  5. Olá, resenha interessante!!! Acho complicado falar sobre contos e confesso não gosto de ler, fico com aquela sensação de querer saber mais... E acaba.
    Com carinho
    One

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii One
      Realmente não é todo mundo que gosta de contos, mas é uma boa opção principalmente para pessoas com pouco tempo para leitura.
      Neste caso os contos são muito interessantes e acertam a gente em cheio!!!
      Bjokasss

      Excluir
  6. Olá!
    Encontrei aqui duas coisas que estou apreciando: autores nacionais e contos...adoro!
    Uma coisa que achei interessante foi a temática feminina, mas ainda estou com medo de ter um gato em m dos contos...rs.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati Gatita
      Que bom que você gostou!!!
      Ahhh e não tenha medo não, amo gatos e esse conto foi um dos meus favoritos!!!
      Bjokas

      Excluir
  7. Teu layout é mttt lindo *---* Gostei do livro, amei a temática dele! Parabéns pela resenha! Ah, gostei mt dos trechos que tu postou tbm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cynthia
      Que bom que gostou de tudo!!!
      Eu e minhas colegas de blog ficamos muito felizes!!!
      Bjossss

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?
    Menina que fofo esse livro parece ser um amor. Amo livros de contos e o PV masculino é o meu favorito nas histórias. Não conhecia a obra, mas já anotei a sua dica. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Faby
      Que bom que gostou, é realmente um livro que vale a pena, pois além de nos divertir nos agrega demais!
      Bjosss

      Excluir
  9. Oi tudo bem, não conhecia o livro.
    achei a premissa interessante, mas não me senti muito animada para fazer a leitura.
    Não ando muito no clima de ler contos no momento.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kris
      Que bom que gostou da premissa... assim quando estiver com vontade de ler um conto se lembrará dessa obra! ;)

      Excluir
  10. Oi Priscilla,
    As mulheres devem se identificar mais com esse livro, por isso vou deixar a dica passar.
    Beijos, André
    Garotos Perdidos || Participe do sorteio de 2 livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André
      Acho que seria muito interessante para os homens lerem essa obra, conhecerem e se interessarem pelo universo feminino, digo o que passa dentro da nossa cabeça... assim não seríamos tão "complicadas" como vocês dizem...kkkk fica a dica! Abraços!

      Excluir
  11. Oi
    Acho o título do livro um pouco bobo, não é a primeira resenha que vejo, mas, depois de conhecer um pouco mais da obra, percebi que talvez eu vá curti muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian
      Kkkkkkk eu gostei do título, mas o interessante é isso mesmo, diversidade de opiniões ;)
      Quando puder dê uma chance a obra... talvez goste e se identifique com algum conto.
      Bjusss

      Excluir
  12. Olá Pricilla, apesar dos seus comentários bem positivos e do foco nas mulheres eu não consegui ficar curiosa para lê-lo, então vou deixar passar sua dica.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  13. Olá, como vai?
    Achei a premissa muito bacana, muitos contos, e gostei de o livro falar das mulheres de forma ampla, somos complexas mesmo (rs)
    Ainda não tinha ouvido falar de livro, mas amei sua resenha sobre ele, e vou procurar saber mais pra ver se compro também.
    Livros autografados são muito amor mesmo, entendo sua frustração.
    Beijo
    http://qadulta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poli
      Que bom que se interessou, o livro é bem interessante!
      Ahhh que bom que você me entende...kkkkkk... quando chegou a caixa e o remetente da autora tinha certeza que ela tinha autografado...mas não... fiquei #chateada... mas tudo bem na próxima eu lembro ela ;)
      Bjokas

      Excluir
  14. Oie
    n~ão é um gênero que me atrai muito mas parece legal para quem gosta do gênero para passar o tempo e tudo mais, então sucesso para a autora

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi!!
    Não conhecia esse livro e achei o título bem inusitado. Eu ainda estou me acostumando a ler livros de contos, mas sempre encontro boas surpresas quando dou chance a livros assim e esse livro parece proporcionar boas horas de leitura.
    Gostei do tema que envolve os contos e fiquei curiosa para ler os contos narrados pela visão masculina.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lizi
      Proporciona boas leituras mesmo... eu me identifiquei em várias histórias e acho isso o máximo!
      Bjosss

      Excluir
  16. Não conhecia o livro, livros de conto são muito surpreendentes ou decepcionantes espero que esse seja o primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk eu achei Angélica... tomara que você também ache ;)
      Bjos

      Excluir
  17. Oi, Pri. Tudo bem?
    Esse livro tem tudo para me conquistar! Adoro contos curtinhos, ainda mais focados em mulheres! Gostei do título, da capa e da premissa! Vou anotar aqui. Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ro!
      Nossa... é mesmo... deu certinho pra você!
      Fico muito feliz quando consigo postar resenhas que conquistam vocês ;)
      Bjos flor

      Excluir
  18. Olá, tudo bem?
    Adorei a resenha, eu não conhecia a obra, mas senti que preciso ler urgente!
    Adorei forma como descreveu a leitura, me prendeu e me convenceu!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ray
      Que bom que te convenci kkkkk espero que consiga ler, essa nova escritora nacional promete!!!

      Excluir
  19. Olá tudo bem?
    Ainda não conhecia a obra, mas não sei se leria. Não sou muito chegada a contos pois sempre me deixam com aquele gostinho de quero mais sabe? Tenho receio de que eles fiquem incompletos ou então corridos, então passo a dica.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ca
      Não menina... não precisa ter medo disso não... a arte de escrever contos é descobrir como prender o leitor com o mínimo de palavras e o máximo de objetividade possível!!! Os que conseguem são artistas extremamente talentosos, pois não é uma tarefa fácil não é mesmo?!
      Bjokas

      Excluir
  20. Olá, não conhecia esse livro e adorei a proposta. Parece ser uma ótima leitura.

    Adorei a dica e já vou anotar :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Gostei da premissa e acho que leria bem rápido por ser bem curtinho, mas no momento estou toda enrolada com algumas leituras atrasadas.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Angélica
      Pois é... quem não está... kkkkkk
      Mas se conseguir ler mais pra frente acho iria realmente gostar, quem sabe né ;)
      Bjokas

      Excluir
  22. Olá.
    Eu adoro livros de contos, apesar de não ler muito. Eu fiquei curiosa com esse pois ele vai tratar de temas que eu não leio muito sobre e sempre gostei muito de expandir os horizontes!!!
    Com certeza vou dar uma conferida. Espero gostar dele assim como você.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi My
      Também adoro novas experiências e expandir meus horizontes... assim que amadurecemos nossas leituras e descobrimos novas paixões literárias ;)
      Bjokas

      Excluir
  23. Que bacana! Esses livros d contos são uma delicia. Bom que vc se identifica! beijos

    ResponderExcluir
  24. O Livro é uma delícia mesmo Tha!
    Vale a pena ler ;)
    Bjokas

    ResponderExcluir