29 de outubro de 2016

Resenha - O menino que desenhava monstros

Título: O menino que desenhava monstros
Autor: Keith Donohue
Editora: Darkside Books
Nº de páginas: 256




Jack Peter Keenan tem 10 anos e tem síndrome de Asperger. Ele vive em um vilarejo disperso na costa do Maine com seus pais, Holly e Tim. É inverno, há tempestades de neve, e o mar congelante e a sombria floresta de pinheiros isolam a família de todos, com exceção de uns poucos amigos. O silêncio se torna ameaçador e ruídos inexplicáveis provam que os Keenan não estão sozinhos. O comportamento estranho do filho, vozes vindas do oceano e aparições no meio da estrada deixam os pais de Jack Peter amedrontados, sem saber o que está acontecendo e, somente o menino sabe a verdade por trás de todos os acontecimentos aterrorizantes.


Olá, pessoal! Hoje trago a resenha de mais um livro lindo da Darkside Books: "O menino que desenhava monstros", um thriller psicológico super bacana. Essa edição da editora possui capa dura com textura áspera no título e nos desenhos, fita para marcar páginas, a diagramação é ótima, as letras tem fonte e tamanho bom, as ilustrações da capa são lindas e imitam muito bem as letras e desenhos infantis e, além disso, após o final da história, existem páginas interativas, nas quais o leitor pode desenhar seus próprios monstros, medos, sonhos, angústias... 

Nessa obra, conhecemos Jack Peter Keenan, um menino de 10 anos com síndrome de Asperger que tem muito medo do mundo externo e não sai de casa (exceto para ir ao médico e dentista, mas precisa ser "arrastado" pelos pais nessas situações). Ele desenvolveu esse medo e a síndrome após ter se afogado no mar com seu amigo Nick três anos antes e, passou a acreditar que haviam monstros embaixo de sua cama e ao redor de sua casa, sempre à espreita, esperando momentos de distração da família para invadirem. Em uma manhã, quando Holly vai acordar o filho, ela é agredida por ele com socos; o garoto agiu dessa forma porque estava tendo um pesadelo e acreditou ser um monstro tocando-o. No entanto, desse momento em diante, Holly passa a ter medo do próprio filho, ela percebe o quanto o garoto vem piorando, agindo de forma estranha. 


"Houve um tempo em que essa expressão o deixava feliz, mas, em noites terrivelmente frias como aquela, os sonhos se transforavam em pesadelos, e os monstros debaixo da cama se agitavam na escuridão."


Outro personagem importante na história é Nick, filho de um casal de amigos de Holly e Tim (pais de Jack), amigo de Jack Peter. Eles nasceram em datas próximas e cresceram juntos, sendo sempre amigos. Um dia se afogaram na praia e, após esse desastre, nenhum dos dois foi mais o mesmo. Nick, em vários momentos, relata ser obrigado pelos pais a continuar visitando Jack e a brincar com ele, mesmo odiando os comportamentos estranhos e autoritários do garoto. 

Jack Peter torna-se viciado em desenhar monstros, passa o dia todo com papéis e lápis criando "coisas". Nick começa a desenhar monstros também junto com o amigo. Conforme Jack desenha, suas criações parecem tomar vida e passam a assombrar a família e, até mesmo, Nick. Holly começa a ouvir vozes vindas do oceano, barulhos durante a noite e a ter muitos pesadelos. Tim começa a ver aparições na estrada e ao redor de sua casa, como se um monstro o perseguisse. No entanto, ambos agem de forma muito cética e negam as possibilidades de seres não-humanos estarem rondando a família. Nick também é influenciado pelas ações de Jack Peter: passa a ter pesadelos, a ver monstros e sentir medo o tempo todo. Após várias situações difíceis que a família encara, no auge de seu desespero, Holly procura um padre para conversar e tentar entender o que está acontecendo em sua casa. À partir daí, o leitor se depara com vários acontecimentos em que a fantasia se mistura com a realidade...


"No caminho de volta para casa, podia ouvir ruídos na escuridão, que seguiam, alguns passos atrás de mim, que paravam quando eu parava e prosseguiam quando eu voltava a andar."


Quando comecei a ler o livro, fiquei bastante perdida, confusa com os acontecimentos; mas aos poucos vamos nos acostumando com os personagens, desvendando alguns segredos deles e nos situando no contexto narrado. Os personagens da história são muito peculiares e bem construídos pelo autor, apesar de serem irritantes em dadas circunstâncias. Durante a leitura, percebemos o quanto Jack é incompreendido por todos e, assim, vive em seu próprio mundo interno e se isola. Fiquei bastante irritada com alguns comportamentos dele, pois ele age de forma mimada, extremamente egoísta e insensível, o que magoa as pessoas ao seu redor, principalmente a mãe. O garoto não gosta que o toquem, não gosta de carinhos, tem dificuldade em se comunicar... Ele encontra no desenho uma forma de se expressar, e fica só desenhando e brincando sozinho ou na companhia de Nick a maior parte do tempo. Jack é julgado por todos que o conhecem, inclusive pelos pais, sendo visto como esquisito, louco; isso faz com que as pessoas não acreditem nele quando ele diz algo, acham que só diz coisas bobas de sua imaginação. 


"Seguindo o fluxo de seus pensamentos mais íntimos, ele desenhava sem qualquer hesitação, as linhas surgindo como se por destino, nenhuma consciência por trás delas, a imagem existindo ali na página em branco desde o início, necessitando apenas do instrumento na mão de Jack Peter para existir."


Apesar de Jack ser um menino de 10 anos com síndrome de Asperger  que tem quase nenhum contato com o ambiente externo e outras pessoas, ele se mostra um garoto muito inteligente, crítico e, em algumas situações, ele tem pensamentos de adultos que chocam o leitor... Isso me surpreendeu demais, pois o personagem é encantador e assustador ao mesmo tempo.

Em algumas partes senti raiva de Holly, que se lamenta em auto piedade, reclamando do filho, questionando porque justo ela teve um filho "diferente" e problemático; ela chega a dizer que o odeia, apesar de reconhecer que é um sentimento horrível para uma mãe. Mas em compensação, há momentos em que vemos o quanto Holly vive magoada pelos atos de Jack, relatando que não reconhecia o próprio filho, se lamentando por ele não ser uma criança como todas as outras que gostam de carinho dos pais, de passear... Em contraposição, o marido de Holly vive dizendo que está tudo bem, que Jack só precisa se acostumar e é só uma fase difícil.

No geral, gostei bastante do livro, apesar de o início ser mais monótono e chatinho. A história é bem construída e o autor conseguiu mesclar muito bem coisas fantásticas com a realidade, o que deixa o leitor envolvido e super curioso para descobrir o que acontece no final. Porém, o final do livro me desapontou um pouco. O que acontece no final é chocante e surpreendente, mas achei que foi mal escrito, mal explicado... Não teve o impacto que poderia ter tido (pelo menos não para mim). Mas o livro é ótimo. Super indico aos fãs de fantasias...






27 comentários :

  1. Olá
    Eu estou ivendo muitas resenhas sobre este livro ultimamente, até porque todo mundo ama essa editora né? Sobre a obra, eu já vi resenhas que dividem muito a minha opinião, mas mesmo assim murro muito poder ler o mais breve que eu puder rsrs. É uma pena que o início não foi tão bom quanto você imaginava que fosse, inícios chatinhos são sempre difíceis de prosseguir rsrs. ate mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manoel! Sou apaixonada pela editora hahahaha Realmente, vários blogs estão falando sobre esse livro, considerando que é um lançamento recente. O início dele é complicadinho mesmo, mas depois fica super legal ahhahaha Recomendo. Beijos.

      Excluir
  2. Não sou de ler livros deste gênero e só esta capa me deixaria em pânico, mas o enredo me chamou um pouco a atenção. Só não sei se teria a paciência para enfrentar este começo mais chatinho que você mencionou na resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ivi. O livro em si contém mais suspense, só em alguns dados momentos que as cenas ficam bem tensas. Eu me esforcei bastante no começo para continuar lendo e valeu muito a pena, o livro recompensou depois hahaha Beijos.

      Excluir
  3. Oie...
    É engraçado que quando me deparei com esse livro na livraria já torci o nariz e não quiz a leitura por erroneamente achar que se tratava de um terror, mas, ao ler sua resenha percebo que a leitura é mais puxada para um drama e isso me agradou MUITO.
    Achei a premissa bem legal e pretendo ler em breve.
    Valeu pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diane! Senti o mesmo no começo quando vi o livro hahahhaa Achei super bacana o autor juntar a questão do suspense/terror com uma síndrome e problemas com familiares e amigos relacionados. Beijos. Boa leitura.

      Excluir
  4. Olá Sara,
    Estou bem curiosa com esse livro, pois adoro obras que abordam a questão da Síndrome de Asperger. Essa questão de Jack ser uma criança de 10 anos e não ter contato com o mundo exterior é uma coisa bem frequente em meio a crianças que possuem essa síndrome.
    Tudo em sua resenha me deixou mais curiosa com a leitura com exceção da parte em que você diz que Holly sente autopiedade por te rum filho 'diferente', não consigo aceitar isso e acho que ficaria bem irritada.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna! Esse livro seria uma ótima indicação para você então, pois ele analisa (indiretamente) vários aspectos da síndrome: a criança em si, o que levou ao problema, ambiente familiar, comportamento de pais e amigos,... colocando o leitor para pensar e se questionar muito. Durante a leitura, criei uma relação de amor e ódio com a Holly, porque às vezes eu ficava revoltada com o que ela falava do próprio filho, mas em determinados momentos eu entendia o lado dela, o quanto era difícil enfrentar tudo. Beijos.

      Excluir
  5. Olá.
    eu já tinha ouvido falar deste livro há tempos, mas somente agora com sua resenha que percebi que não é um livro somente de terror e sim mais pscologico. eu me animei mais para ler ele depois disto e espero que seja em breve porque realmente quero saber o que acontece no final que choca
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mychelle! Antes de ler esta obra, também achei que era pura ficção e terror, mas não é bem assim. Tem toda uma fantasia com bastante suspense e momentos de terror, porém, sempre há partes que nos colocam pra pensar. O leitor entra no mundo de Jack, passa a entender o ambiente familiar e como é a relação entre ele e os pais e o amigo Nick... Passamos a refletir sobre muita coisa. Super indico a leitura. Beijos.

      Excluir
  6. Olá, estou doida para ler essa obra. Adorei a resenha!
    A diagração é linda, como todos os livros da Dark.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raquel! A editora realmente arrasa em todos os seus lançamentos e, fico feliz que tenha gostado da resenha, pois é um ótimo livro. Beijos.

      Excluir
  7. Olá,
    Não sabia que a obra continha essas últimas páginas interativas para que o leitor mostre seus monstros também! Adorei.
    A caveirinha sempre consegue me surpreender com tamanho capricho e riqueza de detalhes.
    Embora não seja muito fã do gênero, tenho visto muitas críticas positivas acerca desse thriller psicológico e a cada resenha que vejo, fico mais curiosa para saber o que acontece no final.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michelle! Eu só soube dessas páginas interativa quando ganhei o meu hahahahaha Confesso que não tive coragem de rabiscá-las, mas ok. Sou apaixonada pelos livros da Darkside Books, justamente por esse capricho e dedicação deles em garantir qualidade e inovação sempre. Esse é um thriller psicológico que, apesar das fantasias e momentos de terror, coloca o leitor em vários momentos a refletir e interagir com os personagens... Beijos.

      Excluir
  8. Olá ♥
    Bom, sou alucinada com as capas da Darkside, porém sou muito medrosa . A premissa desse livro é um tanto instigante, deixa o leitor querendo saber mais sobre a história. Em relação a Síndrome eu nunca tinha ouvido falar. Tenho que confessar que por mais que a capa me assuste ela é maravilhosa. Uma pergunta, você indicaria esse livro para quem está querendo começar a ler terror/ suspense? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Também sou apaixonada pelos livros da editora, eles sempre capricham muito nas edições. Essa obra também foi meu primeiro contato com a síndrome de Asperger, apesar de apresentar uma fobia juntamente com ela (é super bacana o contato que temos com os personagens, muitas vezes questionando suas atitudes). Super indico esse livro para iniciantes de suspense, porque é um thriller psicológico mesclado com fantasia, então, é uma leitura muito boa. Beijos.

      Excluir
  9. Oi Sara, quando vi o lançamento do livro, não tive tanto interesse, mas estou mudando de ideia por conta das resenhas que tenho dele. Esta mescla de realidade é ficção, onde o leitor não sabe o que é real deve deixar o enredo ainda mais tenso.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu também passei a me interessar pela obra após ler algumas resenhas, mas foi super compensatório ler o livro. O autor tem a capacidade de nos levar para o mundo fictício dos personagens e ficamos imersos nas fantasias. Isso deixa tudo ainda mais incrível, pois ficamos nos questionando se tudo aquilo está realmente acontecendo, principalmente, as partes mais tensas. Beijos.

      Excluir
  10. Oi, esse livro parece ser mesmo ótimo. Fiquei com uma pena do Jack por tudo o que aconteceu. Deve ter sido difícil pra Holly também, afinal, ninguém imagina que uma coisa dessas pode acontecer com o próprio filho. Fiquei curiosa em relação aos monstros, se eles se tornam reais ou ficam só no psicológico.
    Ótima resenha, dica anotada!

    ResponderExcluir
  11. Oi, esse livro parece ser mesmo ótimo. Fiquei com uma pena do Jack por tudo o que aconteceu. Deve ter sido difícil pra Holly também, afinal, ninguém imagina que uma coisa dessas pode acontecer com o próprio filho. Fiquei curiosa em relação aos monstros, se eles se tornam reais ou ficam só no psicológico.
    Ótima resenha, dica anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! O livro é muito bom e, ao longo da leitura, fiquei fascinada com a esperteza de Jack, assustada com seus momentos de maldade e com pena pela exclusão que el sofre... então, não sei dizer ao certo o que penso do personagem hahahah O autor consegue nos mergulhar no mundo literário criado por ele, nos deixando tensos e ansiosos para saber o que acontece. É uma ótima leitura, com fantasia e suspensa. Beijos.

      Excluir
  12. Oi Sara
    Estou bem curiosa para ler esse livro!
    Acho muito bacana quando as histórias abordam assuntos pouco discutidos, como por exemplo a síndrome de Asperger, pois além do prazer da leitura também adquirimos novos conhecimentos.
    Imagino o quanto deve ser difícil saber lidar com essa ou qualquer outra síndrome, e durante o enredo vamos sentindo empatia pelos personagens, e consequentemente pelas "personagens" da vida real ;)
    Bjuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Esse livro é uma fonte de conhecimentos muito bacanas e, como você disse, trata de assuntos pouco discutidos. O que achei mais legal foi que, além de falar da síndrome de Asperger, o autor mostra o ponto de vista dos pais também, como eles lidaram e ainda lidam com os comportamentos diferentes dos filhos. =D Beijos.

      Excluir
  13. Olá Sara =)
    Gostei da sua analise do livro. O livro parece ser bom, podem fiquei chateada em saber que o final não foi tão bem escrito e mal explicado. Por outras coisas que li sobre o livro eu esperava que fosse um pouco melhor. Beijos'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dayane! Que bom que gostou da resenha! =D O livro é muito bom, nos traz muitos conhecimentos, nos deixa tensos e imersos na leitura por ser super bem escrito e bem planejado. No entanto, o final é algo muito subjetivo quando se trata de gostos: algumas pessoas que já resenharam esse livro amaram o final, disseram que foi perfeito, porééém, eu confesso que esperava algo diferente. Mas tudo depende da sua expectativa. Beijos.

      Excluir
  14. Oi Sara
    Essa é a primeira resenha que eu leio sobre esse livro. Eu tinha vontade de lê-lo desde a divulgação, mas agora acho que ele de fato não faz o meu estilo :/
    Tenho medinho e se o começo for meio parado como disse, não serve pra mim não

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mayara. Ah, que pena que não faz seu estilo, mas de toda forma é um ótimo livro! =D Beijos.

      Excluir