26 de julho de 2016

Resenha - O Palhaço Está Em Greve


Titulo: O Palhaço Está Em Greve
Autor: Marco Túlio Costa 
Editora: Galera Record
Nº de paginas: 98

As coisas não andam nada bem no Circo Nacional. Apesar da casa cheia noite após noite, a renda da bilheteria não é repartida de forma justa. Pior: o leão está cada vez mais faminto! Do velho bordão “A gente ganha pouco, mas se diverte”, só a primeira parte está valendo. Mas o palhaço Zé Hilário cansou da situação. Afinal, desde que casou com La Konga, a charmosa mulher-gorila, e constituiu família, a grana anda muito curta. E não é só ele quem reclama! O contorcionista Edmar Apior se desdobra e não vê o dinheiro esticar! Malaquias, o malabarista, está enlouquecido com tantos pratos, copos, contas. Mas o equilibrista, Caio Calado, garante que é simples. Basta manter o olho na balança. Já o esquentado cuspidor de fogo logo avisa: o mágico — ele é que fazia o dinheiro desaparecer. Como um coelho na cartola! Mesmo sem grande apoio, Hilário cansou de fazer papel de palhaço e decretou: greve. Por melhores salários, melhores condições de trabalho. Ninguém pode viver só de sorriso, certo? Mas uma surpresa promete deixar seu nariz ainda mais vermelho. Sua história ultrapassou a tenda do circo. E inflamou a plateia. E agora? O que acontecerá neste picadeiro?


Sabe aquele livro que você nunca ouviu falar, não teve recomendação de ninguém ou nem leu a respeito em nenhum blog? Pois é... foi o que aconteceu comigo e com a obra que vou falar hoje... foi amor à primeira livraria! Uma paixão doce e genuína... adoro quando isso acontece... vou percorrendo por aquela vasta gama de livros... flertando com as capas, autores, sinopses e de repente.... TCHARAMMMM encontro uma obra nova que me chama atenção!
Fiquei bem interessada por causa do título e da sinopse... Palhaço de greve??? Como assim???
Acho que foi uma grande sacada do autor para chamar a atenção do público jovem em relação a um assunto tão importante – POLÍTICA!
Entre o cenário circense e tantas belas metáforas vão surgindo os mais horrendos comportamentos humanos, como a malandragem, o egoísmo, o interesse e a mentira.
 O livro começa com o palhaço, José Hilário, que de uma forma irreverente revela ao mundo que está em greve! É claro que a mídia sensacionalista vê uma ótima oportunidade de se aproveitar da situação e dá a chance do desiludido palhaço contar sua história.
Hilário que está passando por dificuldades para sustentar sua família, resolve visitar seus colegas de trabalho e perguntar se os mesmos também estão enfrentando dificuldades financeiras. Apesar de Hilário observar que quase todos estão no mesmo barco, um a um dos seus “amigos”, vão se esquivando da situação e enrolando o pobre palhaço.
Por exemplo temos o contorcionista Edmar Apior, que mesmo se apertando e se desdobrando, não consegue pagar as contas em dia.
Também há o equilibrista Caio Calado que acha que tudo é uma questão de equilíbrio, pois se Hilário conhecesse e entendesse sobre os impostos que está pagando não faria tanto drama! Qual o direito do palhaço de fazer todo esse “forféu”, afinal de contas drama e palhaçada não combinam, não é mesmo?
Aos poucos José Hilário vai percebendo que há um grande esquema, ou como diz o dono do circo Sr. Lucrécio Goldwin, SIS-TE-MA!!! Um sistema onde muitos trabalham para fazer a alegria de poucos... bem poucos.
Existem os mais loucos impostos e taxas, como por exemplo: o licenciamento ambiental para uso de roupas com motivos florais, taxa sobre gargalhadas e multa sobre excesso de tamanho dos sapatos (tadinho do palhaço rsrsrsr).
Sendo assim, mesmo sozinho nosso herói resolve tomar coragem e ter uma atitude, porém além de sofrer grandes perseguições por parte dos administradores do circo, ainda tem que enfrentar a repreensão de seus conformados colegas. Ele chega até a se sentir culpado por toda a situação, dá pra acreditar?! Pior que dá...

“― E agora, José Hilário? ― Sua incerteza o questionou, como se fosse um poeta. 
 ― Nem tudo acabou. Eu estou aqui. 
 ―Ninguém mais está. Ninguém se compadece da sua dor. Está vendo ao longe as janelas iluminadas? Lá estão as pessoas. Cada qual com sua própria vida. ”

Infelizmente é isso o que acontece, o MEDO governa o povo e os trabalhadores em geral. Medo de perder os benefícios, medo de perder o emprego, medo de sofrer perseguição, medo, medo, MEDO!!! As pessoas, em sua maioria, são treinadas para serem passivas, manipuladas e não questionarem nada nem ninguém... ainda mais um superior... imagina... que ousadia!
Apesar de ser um livro publicado por uma editora (selo) infanto juvenil, acho que essa história deveria ser lida por todo cidadão, pelo menos uma vez por ano, só para nos situar diante de tantas situações inacreditáveis e injustas que acontecem bem embaixo dos nossos narizes e mesmo assim nos mantemos de braços cruzados e passivos... só reclamando... sabe como é né... tá ruim, mas tá bom... Se pararmos pra pensar, essa história deveria ser classificada como terror, isso sim!
A política não é uma escolha... você faz parte dela... e PRONTO! Todos nós pagamos nossos impostos, usamos os serviços públicos e escolhemos nossos governantes. Não há como fugir! Você simplesmente pode escolher entre ser um cidadão passivo ou ativo... conformado com as injustiças ou não...
E aí quem realmente está bancando o bobo... Nós ou o palhaço José Hilário???


49 comentários :

  1. Muito bom quando isso acontece né?
    Parece que vc que descobriu aquele livro único!
    Ainda bem que a gente tem o blog para falar.
    Adorei a história, uma boa alegoria ao que vivemos hoje. E com um pano de fundo bem diferente e engraçado. Gostei mesmo. Anotado aqui. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thata
      Pois é, também adoro quando isso acontece... um livro novo, totalmente desconhecido... uma grande descoberta... e o que é melhor podendo apresentar um novo título pra vocês - que beleza!
      Bjosss

      Excluir
  2. Nossa eu realmente nunca tinha visto nenhuma resenha sobre esse livro em algum blog que eu frequente,esse e o primeiro. E godtei bastante da sua abordagem. Apesar tema nao me atrair. Irei indicar a uns amigos qie sei que vao amar o livro. Parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Karine! Indique mesmo, pois é um assunto bem interessante ;)
      Bjokas

      Excluir
  3. Não conhecia o livro, adoro esse amor a primeira vista pelo livro :)

    ResponderExcluir
  4. Nossa nunca tinha visto e esse livro e confesso que olhando de primeira não me sentiria atraída pela história, mas sua resenha está ótima, daria um voto de confiança para essa leitura. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você tenha chance de ler Dani... você vai se surpreender!
      Bjos

      Excluir
  5. Nossa adorei! Já anotado,pois nem conhecia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Não conhecia a obra e parece possuir um enredo diferenciado e personagens cativantes. Gostei muito da sua resenha também, consegui ter um excelente vislumbre do que esperar do livro. Vou anotar a dica.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi, que bom que gostou e anotou a dica!
      Tomara que tenha a chance de ler... bjokas ;)

      Excluir
  7. Que resenha maravilhosa e que achado hein!
    Que bom que você encontrou esse livro e divulgou essa resenha, assim podemos ter a oportunidade de conhecer. Infelizmente as pessoas costumam só ler livros que são mais conhecidos ou são mais indicados, elas que acabam perdendo.
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Abraçooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas!
      Pois é, concordo plenamente com você! Às vezes ficamos envolvidos apenas com obras conhecidas e acabamos perdendo de conhecer novos autores e livros... vale a pena dar chance para novidades com certeza! Obrigada pelos elogios...
      Abraços ;)

      Excluir
  8. Pra mim não tem prazer maior do que me apaixonar por um livro desconhecido, que achei repentinamente.
    Adorei a resenha, porem o livro não me atraiu muito. Mas ainda sim acho que daria uma chance.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gustavo... essa sensação é de-li-ci-o-sa!
      Bjokas ;)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. Oiii Priscilla, como vai?
    Menina que livro incrível esse <3 achei a capa uma delícia de se ver, e quero muito descobrir essa surpresa que a obra vai revelar. Parabéns pela linda resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana
      Obrigada pelo carinho! Esse livro é incrível mesmo... tomara que você tenha chance de ler... bjokas

      Excluir
  10. Olá!
    Sou uma daquelas leitoras que sempre opta pela indicação na maioria das vezes. Poucas vezes comprei um livro por me apaixonar pela capa ou sinopse. Mas parece que você fez um achado, eu adorei a sinopse do livro é de uma sacada incrível, realmente desperta a curiosidade do leitor. Parabéns pela resenha e pela descoberta, anotando a indicação na lista.
    Bjs.
    http://nosleitoras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kíria
      Quem sabe você poderia se arriscar na próxima e escolher um livro desconhecido hein? Podem ocorrer doces surpresas ;)
      Bjokas flor

      Excluir
  11. Foi um grande achado!
    é tão bom quando compramos um livro que foi você que o descobriu e como recompensa ele ainda é fascinante! Não conhecia essa obra, mas gostei de conhece-lo através de sua resenha.
    Parabéns
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ni!
      Obrigada pelos elogios... quando esses "achados" acontecem são ma-ra-vi-lho-sos ;)

      Excluir
  12. Oii,

    Realmente esse momento de descoberta de um novo livro é muito bacana e mágico ao mesmo tempo. Adoro passar um tempo nas livrarias por isso. Referente ao livro, achei a história bem interessante e concordo com você que o mesmo deveria ser lido por todo mundo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee
      Nossa eu adoro ficar horas nas livrarias descobrindo diversas novidades... é um grande prazer!
      Bjokas

      Excluir
  13. Hey, Priscilla!

    É mesmo uma sensação maravilhosa quando a gente se apaixona por um livro na livraria, né? Duro é quando isso acontece com mais de um.... rsrs.
    Não gosto de ler sobre política, então já sei que esse livro não é pra mim.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra
      É verdade mesmo... e o pior é que isso sempre acontece com mais de um livro, kkkkkkk ;)
      Quanto ao assunto, é claro que eu puxei mais para esse lado da política, mas a obra trata também de relações interpessoais, malandragem, egoismo entre outras coisitchas... ainda acho que deveria dar uma chance, bjosss

      Excluir
  14. Parece um livro engraçado e cheio de verdades né? Não sei se o leria pelo tema de política, mas boa indicação.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana
      A obra é super divertida e criativa, acho que poderia te surpreender!
      Bjos

      Excluir
    2. Oi Ana
      É uma obra super divertida e criativa, acho que poderia te surpreender ;)
      Bjos

      Excluir
  15. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, e o tema sento política me faz ficar com um pé atrás, mas achei bem interessante a questão das metáforas e adorei os nomes! Edmar Apior, Caio Calado! rs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica
      O livro trata de outras questões também, como opressores e oprimidos, enganação, egoísmo entre outras coisas que valem a pena ser discutidas... quem sabe você se surpreenda?!
      Bjos

      Excluir
  16. Oiii! Ameeeeei sua resenha, sei jeito crítico e irônico de falar do tema do livro mostrando ao leitor que vale para cada um de nós a experiência passada na história. A política, por ser tema polêmico e complicado no Brasil, acaba sendo negligenciada pela população, acabamos nos acomodando e aceitando tudo como está... =/ Esse livro é uma forma bem bacana e irreverente de tratar de algo tão serio. Beijos. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara
      Adorei seu comentário, pois consegui passar a mensagem que gostaria, muito obrigada!
      Gostaria que as pessoas tivessem a sua sensibilidade e percebessem que se queremos mudanças também temos que mudar!
      Bjosss

      Excluir
  17. Olá
    não conhecia o livro mas está bem legal o enredo, interessante e diferente do que costumo ler, bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Cath, tomara que consiga ler... bjokas

      Excluir
  18. Olá Pri! Simplesmente amei a resenha, tenho que ler esse livro o mais rápido possível. Como você mesmo disse todos deveriam ler ele pelo menos uma vez no ano. Parabéns pelo seu ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ediiiii
      Que bom te ver por aqui! ;)
      Pode deixar que te empresto, quando você quiser, aí poderemos conversar sobre ele ao vivo e a cores... teremos muuuita conversa kkkkkkk
      Bjossss

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Esse tipo de achado acontece comigo raras vezes. Em outras, você pega o livro, a sinopse nem é tão assim, ams quando você lê... caracas!!! Gostei de ver que ele soube mostrar todo nosso marasmo apolítico em metáforas circenses e achei tre-men-da-men-te inteligente os nomes dos personagens com esse duplo sentido. Todo mundo devia ler mesmo! Valeu a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nuccia querida!
      Tomara que você tenha a chance de ler a obra completa... adoraria trocar outras ideias com você!
      Bjos

      Excluir
  21. Olá,
    O livro me pareceu (ao menos lendo sua resenha) um ótimo jeito de questionar a política e tudo o mais.
    Com certeza eu leria.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debyh
      É um ótimo jeito de questionar sim e também incentivar os jovens a discutir sobre o assunto... bjos ;)

      Excluir
  22. Oi Priscilla.
    Que resenha legal.
    Nunca ouvi falar desse livro, mas achei a temática interessantíssima. Vou anotar a dica com certeza.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol
      Tomara que você consiga ler, tenho certeza que vai gostar!
      Bjos

      Excluir
  23. E essa capa do livro??? Muito bem feita!!! Me interessei de cara pela abordagem do tema.
    Obrigada pela indicação, Pri. Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emily!!!
      Que bom que você apareceu por aqui... estamos com muita saudades suas e de suas resenhas!
      Tomara que você possa ler o livro é muito bacana e criativo ;)
      Bjos

      Excluir
  24. Oi... nossa!
    Eu não conhecia esse livro e cara, achei demais!!!
    Adorei a sua resenha e gostei muito da história.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi May
      Que bom que gostou... fico muito feliz em saber que estou dando dicas que agradam o pessoal!
      Bjokasss

      Excluir