3 de maio de 2016

Resenha - O Vilarejo




Titulo: O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Editora: Suma de letras
Nº de paginas: 96

Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.



É isso aí pessoal, mais um autor nacional que me surpreendeu de uma forma incrível!
A cada capítulo lido ia ficando cada vez mais maravilhada pelos desfechos terrivelmente criativos e a angústia que ia crescendo dentro de mim.
Este livro me prendeu do início ao fim. Literalmente desde o início, pois já no prefácio me vi totalmente envolvida na história (eu nem sabia que isso era possível! RSrsrsrsrsr). Ele é tão bem feito, que até hoje custo acreditar que não é real (leiam depois vocês me dizem se não é verdade!).
O autor começa explicando como os relatos das histórias supostamente chegaram até ele.
Um sócio de um sebo do Rio de Janeiro havia comprado cerca de sete mil livros de uma senhora recém falecida e entre as obras clássicas e livros em geral encontrou três curiosos cadernos ilustrados, com textos escritos à mão em língua estrangeira (cimério).
Tais obras não serviam para o sebo, então entrou em contato com Raphael para perguntar se este tinha interesse em analisar o material.
Inicialmente, Raphael teria procurado um estudioso de cimério para auxiliar neste desafio, porém este pouco ajudou. O professor deu uma olhada no material e recusou o convite para traduzir os textos e inclusive recomendou o seu imediato descarte.
Sendo assim o próprio autor, Raphael Montes, teria realizado a tradução.

“ Rejubila-se em fúria enquanto desfere os garfos contra os olhos da mulher. Arranca-os. Espreme os globos no prato, misturando-os às batatas numa papa de tom avermelhado. Toma o cuidado de não deixar nenhum pedaço inteiro: não quer que o pequeno Iuri se engasgue.

A obra é dividida em sete capítulos e cada capítulo recebe o nome de um demônio – Os Sete Reis do Inferno. Estes demônios são responsáveis por invocar os pecados capitais nos seres-humanos: Asmodeus (luxúria), Belzebu (gula), Mammon (ganância), Belphegor (preguiça), Satan (ira), Leviathan (inveja) e Lúcifer (soberba).
Os capítulos narram as histórias de diferentes personagens e no final todas acabam se entrelaçando de alguma forma.
A única prova de que o vilarejo “existiu” são as histórias de seus moradores registradas nesses cadernos.

“ O vilarejo, se existiu em algum momento, sumiu do mapa. Os cimérios desapareceram como se a terra os tivesse engolido.

Particularmente é um dos livros mais aterrorizantes que eu já li! Que friozinho gostooooso na barriga...
Espero ter aguçado a sua curiosidade e mesmo que você não goste desse gênero literário, dê uma chance... o livro é curtíssimo, tenho certeza que não haverá arrependimento!
Beijos literários!!!


8 comentários :

  1. Oi Priscilla, ahhhhhh esse foi um dos meus livros favoritos do ano passado, inclusive me deu vontade de ler tudo já publicado pelo autor. Tente ler Dias Perfeitos, é muito bom, menos gore e mais terror psicologico
    Abraçooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... muito obrigada pela dica Lucas! Vou ler sim e já estou curiosa para saber sobre o que se trata, vou pesquisar ;)

      Excluir
  2. Oi!
    eu estou querendo demais esse livro.
    acho que vou amar.
    bela resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode comprar Flávia... você não vai se arrepender! Ahhh e depois de ler não esqueça de me contar o que achou, pra gente trocar umas ideias... beijos!

      Excluir
  3. Ooi! Já li outra resenha desse livro, e como sempre falo: é bem bizarro! Tenho uma colega na faculdade que até recomendou esse livro para um colega, e eu lembrei que eu já conhecia o enredo rsrs Quem sabe um dia eu leia? Todos dizem que a escrita é tão boa que parece real, isso me assusta um pouco hahaha
    Beijos e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  4. Oii... O fato de ser tão bem escrito, que o faz tornar-se real... me assusta um pouco. Devo admitir que não é um gênero que leio com frequência, porém para quem curte não há duvidas de que o livro é perfeito.

    ResponderExcluir
  5. Pri, me empresta! hauhauahauauh Fiquei curiosíssima!

    ResponderExcluir
  6. Ah eu tenho muita vontade de ler esse livro! E o outro do autor tbm!
    Acho que desse ano não passa! :)

    ResponderExcluir