21 de maio de 2016

Resenha - Guerreiras de Gaia






Titulo: Guerreiras de Gaia
Autora: Gisele Mirabai
Editora: Gaia
Nº de paginas: 264

Após encontrar um misterioso amuleto acompanhado de um cartão com seu nome, a jovem Kitara se enche de perguntas. Na busca por explicações, encontra ourras quatro mulheres que tiveram suas vidas cruzadas por amuletos iguais. Juntas, são levadas a abandonar suas vidas normais e se transportar para Gaiatmã, uma dimensão fantástica que está ameaçada pelos terríveis e sombrios Metazeus. Escolhidas por suas habilidades especiais, Laia, Demétria, Liluá, Felícia e Kitara são as Guerreiras de Gaia destinadas a salvar mundo.


Esse é um tipo de livro para todas as faixas etárias. A escrita é de uma facilidade assustadora. Acredito que qualquer pessoa seria fisgada por ele, por ser uma leitura muito singela e perfeito para quem quer uma história leve.

Kitara é uma jovem normal, frequentando na escola o ensino médio e preocupando-se com a nota baixa tirada em física. Além disso, o que lhe vem incomodando ultimamente é a dificuldade em respirar que sua mãe está sentindo, agravando a cada dia. Até que em mais uma das suas voltas para casa de ônibus, ela nota um estranho magnetismo vindo  de uma sacola sem um dono aparente. Apenas esquecida ali. De alguma forma esse saco plástico parecia pertencer a ela. E quando o abre em casa, depara-se com um cartão endereçado a ela, contendo o amuleto mais extraordinário que já vira.

A partir dai, acontecerão incontáveis mudanças na vida de Kitara. Se você achou surpreendente o modo como o amuleto apareceu para ela, espere até conhecer os relatos de Demétria (conhecida como Dona Dedê), Felícia e principalmente das gêmeas Laia e Liluá. Eu não vou contar como foram, mas posso garantir que são para ficar de queixo caído.

Ao juntarem os quatro amuletos, a vida dela mudará radicalmente. Conhecerão um mundo jamais imaginado, chamado Gaiatmã, onde a preservação da natureza está sempre em primeiro lugar. Lá elas irão descobrir serem as Guerreiras de Gaia e que esse privilégio estava traçado antes mesmo de nascerem. Através do Mestre Orgon, Madame Babaiuca e outros, elas aprenderão como são as habilidades jedegaias. Dentre as mais rigorosas, está a total proibição de comer carne. Isso foi meio que difícil para elas que estavam tão acostumadas.

No entanto, para combater o mal que assola a terra antes elas terão que conhecer a si mesmas e estimular o poder de seus pensamentos. Aprenderão seus pontos fracos, fortes, mas acima de tudo poderão contar umas com as outras.

“Só depois que passamos pelo sofrimento, conseguimos perceber a riqueza que ele nos trouxe, só então enxergamos todo o material precioso que ganhamos em forma de aprendizado e experiência.

Os detalhes que descrevem Gaiatmã são de uma riqueza incontestável. E ficava impressionada quado um lugar ou personagem eram descritos, fazendo com que você tivesse a certeza que aquela passagem estava como realmente deveria em sua mente.

As personagens principais possuem personalidades distintas, porém fazem o leitor se identificar com pelo menos uma delas. Kitara é curiosidade pura, sempre tentando chegar ao fundo da verdade, Dona Dedê seria a mulher mãezona, transbordando amor e carinho por onde passa. Felícia é desconfiada, busca uma resposta científica para todas as questões. Laia é a atleta, possuindo uma capacidade espetacular para se mover rapidamente e com precisão. Liluá é serena, preocupa-se com o bem estar interior e ama incondicionalmente a natureza. Ambas vão aprendendo ao longo das páginas a importância da sustentabilidade, só que Liluá tem um pé nesse pensamento desde o momento em que aparece no enredo.

O livro é perfeito para quem quer que uma criança de onze ou doze anos tome gosto pela leitura, pois como disse no primeiro parágrafo, todo ele é de facílimo entendimento. Além de estimular no leitor o quanto os animais têm o mesmo direito que nós de viver no planeta.

Não resisti e resolvi escrever aqui a frase que faz parte da dedicatória: ''Dedico este livro a quem sentiu uma vontade enorme de matar a formiguinha, mas não matou''.

Não preciso dizer mais nada, a frase diz por si só.

Bom pessoal, essa é a minha última resenha aqui no THS. Esses seis meses que se passaram no blog foram de uma experiência e gratificação enormes. Lamento muito mesmo. Sentirei saudades, mas prometo que sempre estarei nos comentários, afinal eu sairei do blog, porém ele nunca sairá de mim.
Agradeço pela milésima vez à Bella pela oportunidade. E pela milésima vez também ao Carl. Sem a indicação do Carl e a Bella ter me recebido de braços abertos, eu não teria amado ainda mais escrever. Vocês são demais!!! Pri, Krizia e Ra, continuem fazendo esse trabalho maravilhosos com responsabilidade e dedicação. Vocês são meninas com um talento inegável.
Para os leitores deixo aqui o meu adeus, sem ser realmente um adeus. Afinal, sempre teremos a paixão pelos livros em comum. E isso jamais nos deixará.



0 Comments:

Postar um comentário