20 de março de 2016

Resenha - O segredo da caveira de cristal


Título: O Segredo da Caveira de Cristal
Autor (a): Mallerey Cálgara
Editora: Mundo Uno
Nº de páginas: 321

Os habitantes de Heilland, cansados de décadas de guerra e fome, depositaram todas as suas esperanças no Rei Alphonsus, que governava com justiça e bondade. As esperanças cresceram com a notícia de que a Rainha Arápia estava grávida de gêmeos, embora muitos, no castelo, assegurassem que uma nova guerra estava sendo travada no ventre da soberana.Os gêmeos nasceram e, com o passar do tempo, Heilland compreendeu que havia um novo inimigo, ainda mais implacável: o sombrio futuro Rei. Dor, ódio, sangue, traição, passaram a fazer parte da rotina do castelo, restando ao mago Mongho e à futura Rainha Driadh a perigosa busca por respostas!

"O segredo da Caveira de Cristal" traz a história de cinco reinos: Heilland, Drutdas, Menfhis, Hurgans e Vúlcans. Entretanto, o primeiro livro tem seu enredo nas terras de Heilland, no qual o Rei Alphonsus governava com sabedoria e dedicação, trazendo sempre prosperidade ao seu reino e, claro, a lealdade de seus súditos. 

O livro começa nos contando sobre tempos difíceis, quando foi preciso a intervenção de todos os habitantes dos cinco reinos para que a caça aos tesouros de um reino magico, Malecs, fossem cessadas e a paz retomada. Heilland era o reino que sustentava a paz entre todos eles. 

Os cinco reinos viveram em paz por muitos anos, até o dia em que os filhos gêmeos, Sulco e Heian, do rei Alphonsus, completaram a idade de serem condecorados reis. Porém, apenas um deles poderia tomar o poder, e, pela lei, seria aquele que teria nascido primeiro. Sulco já se preparava há anos para assumir o lugar de seu pai. Entretanto, uma visita deles ao vilarejo do reino, mais especificamente a casa de um mago, fez com que seu pai mudasse de ideia e proclamasse que seu segundo filho seria aquele que governaria. 

Sulco não ficou satisfeito com a decisão do pai, mas também não se opôs. Em vez disso, passou a estudar magia e aprender sobre os seus mistérios.

Após a proclamação do novo rei, a casa do tal mago foi saqueada misteriosamente e o mesmo foi assassinado. Seu filho, Mongho, passou a morar no castelo, após ter se tornado melhor amigo de Heian, que assumiu o trono, como o mago havia previsto. Ele governava como seu pai: sempre trazendo prosperidade ao seu reino e, claro, a lealdade de seus súditos. Até o dia que coisas estranhas começaram a acontecer.

O livro em questão, como devem ter percebido, retrata tempos onde reis e rainhas governavam com sabedoria e compreensão, decidindo o que era melhor para os seus súditos. Tempos onde os primogênitos reais eram condecorados os próximos governantes. Onde magos e bruxas eram considerados aqueles que possuíam sabedoria.

"O Segredo da Caveira de Cristal" é de um gênero que não tenho costume de ler, entretanto despertou a minha curiosidade de descobrir o que aconteceria a cada página. A autora consegue retratar, com clareza, cada detalhe que só conhecemos pela visão de cineastas. Sou uma grande fã de filmes que retratam essas épocas. E isso fez com que desperta-se ainda mais a minha curiosidade em querer lê-lo. 

A visão, a bravura, a raiva, o ódio e a dor de seus personagens são palpáveis, e isso desperta a atenção, além de ser uma leitura ágil e fácil. Não poderia deixar de falar que o enredo é muito forte pela quantidade de mortes, como elas acontecem e pelo “sangue frio” de seus personagens. 

Uma coisa que achei bastante interessante, foi a dedicação da autora em colocar, no começo do livro, um pouco de informação sobre cada reino: quem são seus reis e rainhas, como são governados e a cultura de cada um deles. Isso trouxe um entendimento mais abrangente a cada passagem da história. 

Porém, para mim, o final deixou a desejar, pelo fato que esperava um conflito mais emocionante do que o ocorrido. ​Talvez seja, porque "O segredo da caveira de cristal" é o primeiro livro de uma série. Acredito que o autor guardou para os próximos volumes desfechos mais intensos. ​Por isso, espero ansiosa pelo próximo ​livro, saber o que acontece com os personagens.

Um pouco sobre a Edição:

A editora Mundo Uno não poupou capricho na edição da obra. Em suas páginas, em seus capítulos, vemos a dedicação em transportar o leitor para a época em que a história se passa.


Em cada começo de capitulo, temos o selo do reino de Heilland e os números em algarismos romanos. Que, para ser sincera, trouxe uma emoção a mais.



Nas páginas onde a autora explica sobre os reinos, encontramos os seus brasões representantes.


Ah, Leitores! E tem essa capa linda, de tirar o folego, e na parte de trás onde encontramos a sinopse do livro, temos o mapa de todos os reinos.


Recomendo a todos que gostem de uma boa aventura, fantasia e tempos medievais, porque é isso que O segredo da caveira de cristal proporciona.







Livro cedido pela Editora Mundo Uno em parceria com o blog The House of Stories.



3 comentários :

  1. Me interessei pelo livro pois gosto muito dessas histórias de épocas distantes, reis, rainhas e afins. Esse seria um livro que com certeza me atrairia em uma livraria, ainda mais pelo capricho da capa e das ilustrações... a editora Mundo Uno arrasou!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Muito boa sua resenha!
    Eu já li esse livro e simplesmente me apaixonei. Gostei muito do final também e ele me deixou ainda mais ansiosa pelo próximo volume.

    ResponderExcluir
  3. Nossa...eu amei esse livro! A forma como a autora descreve os cenários, os sentimentos dos personagens...e as mortes (risos). Aguardo ansiosa pela continuação.

    ResponderExcluir