16 de dezembro de 2015

Resenha - Dom Casmurro

Titulo: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Editora: Saraiva
Nº de páginas: 256

Dom Casmurro, um dos romances mais conhecidos do autor, foi publicado pela primeira vez em 1900. Bentinho, Capitu e Escobar são os protagonistas do enigmático triângulo amoroso criado por Machado de Assis e já fazem parte de nosso imaginário. A narrativa se passa na cidade do Rio de Janeiro, no período do Segundo Império, embora saibamos que as questões da obra não se circunscrevem a um tempo ou a um lugar específicos. A dúvida quanto à traição da mulher amada, que perpassa toda a narrativa, se amplifica em questões sobre as incertezas e vicissitudes tão humanas, a imaginação e a fragilidade de nossas convicções.



Bento órfão de pai, vivia com a mãe, a prima Justina, o tio Cosme e o agregado José Dias.

Próximo à casa deles, vivia Pádua com sua esposa e a filha Capitolina (Capitu).

Bentinho e Capitu cresceram juntos e aos poucos desenvolveu-se um amor, da infância, para a adolescência. José Dias denuncia o possível romance dos jovens e sugere que Bento seja mandado o mais rápido possível para o seminário. Isso porque como D. Glória havia perdido o primeiro filho, fez uma promessa, de que se esse (no caso, Bentinho) fosse homem e vingasse se ordenaria padre.

Bento vai para o seminário e conhece Escobar, que torna-se seu melhor amigo e confidente e que, de certa forma ajuda Bento a se livrar do seminário. Bento e Capitu casaram-se. Assim como, Escobar e Sancha (melhor amiga de Capitu). O quarteto desenvolve uma grande amizade.

Tudo estava perfeito. Até que acontece uma reviravolta na trama.

A história é narrada em primeira pessoa, sob a visão de Bentinho.

Sobre os personagens, amei a forma como o autor nos apresenta cada um, todos muito distintos entre si, com personalidades fortes, muitas vezes sentimos raiva de alguns, tamanha a intensidade de suas palavras.

Dom Casmurro foi o primeiro livro que li do autor, e com certeza vou ler muito mais, pois, sua escrita é maravilhosa e intenda, indico esta obra a todos.

Sobre a grande dúvida que ocorre no livro, esta que já gerou diversas discussões, mas ninguém tem certeza do que realmente aconteceu, graças o poder da escrita de Machado, que planta essa duvida em nossa mente e é isso o que torna a história mais fascinante ainda.

Afinal, Capitu é culpada ou inocente?


Um comentário :

  1. Amei a resenha ❤ ainda não li Dom Casmurro, mas, sou apaixonada por uma parte, que foi a que minha amiga escreveu em uma carta pra mim ❤ espero um dia ler.



    Cupcakelandsz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir