30 de setembro de 2015

Resenha - O Guia do Mochileiro das Galáxias



Titulo: O guia do mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Nº de paginas: 156

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O guia do mochileiro das galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.
A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.
Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar. 


Arthur Dent é um humano que está estressado, porque querem demolir sua casa. Seu amigo Ford Prefect, que finge ser um humano, sabe que algo errado está para acontecer. Ford decidi salvar sua pele a de Arthur, levando-o com ele para fora do planeta Terra, que deixará de existir para construir uma via expressa.

A leitura é um pouco complicada devido às palavras criadas por Douglas, como espécies, planetas etc, mas nada que atrapalhe, já que às vezes ele dá uma explicação sobre isso ou aquilo.

Os personagens são basicamente: Arthur, Ford, Trillian, Zaphod e o robô Marvin. Arthur está perdido em meio a tantos acontecimentos em sua vida, em uma hora esta no bar e no outro na Galaxia. Ford, trabalha para O Guia do Mochileiro das Galaxias. Ele deveria, pelo menos, mas esta sempre tentando livrar-se de problemas. Zaphod e sua namorada, Trillian, estão em uma super nave, que funciona na base da improbabilidade, e Marvin, sempre depressivo e pessimista, está com eles.

Logo todos eles se encontram e começa a grande jornada na galáxia.

O que mais gostei no livro foi o robô Marvin, sempre tão depressivo e pessimista, possuidor das melhores frases. Com certeza é a ele que se referem quando dizem que o livro possui humor.

Não posso deixar de dizer que Douglas Adams é um gênio, que mente é essa que cria um universo todo? Com planetas, com passado, presente e futuro. O cara não economizou na imaginação, e não perdeu em momento algum o controle da situação.

Sobre a história em geral, muito bem desenvolvida, nunca se esquecendo de levar uma toalha (rs), cheio de passagens irônicas e sarcásticas sobre a humanidade, filosofia e questões sobre a vida, o universo e tudo mais. Indico para aqueles que apreciam o gênero de Ficção Cientifica.

Não entre em pânico!




0 Comments:

Postar um comentário