10 de setembro de 2015

Conversando com o Autor - Alane Brito


Oie, turma! Como vão?

Prontos para conhecerem um pouco de Alane Brito, uma baiana da cidade de Feira de Santana?

A autora tem dois romances publicados: O Trio, de 2012, pelo selo Novos Talentos da Literatura, da Novo Século; e O que me disseram as flores, de 2014, pela editora Literata, que será relançado em 2015 pela editora Arwen.

Ambas as obras serão resenhadas pelo The House of Stories! :)


Antes de começarmos com as perguntas, fale um pouco de você para os nossos leitores.


Primeiramente, agradeço pelo convite, pessoal do The House os Stories! Bom... Sou baiana, casada, tenho uma filha... Acredito em Deus, sou muuuuito tímida, que ama o universo fictício de todas as formas, se apaixona fácil por personagens, chocólatra assumida, ama gatos, filmes viciada em séries... Acho que só.







1. Quando descobriu que queria escrever? De onde surgiu a ideia de um Livro?
Isso aconteceu quando eu tinha uns treze ou quatorze anos. Antes eu ficava só imaginando histórias, então, resolvi que queria enxergá-las. Por isso, passei a desenhar quadrinhos, inventei até alguns personagens, uns super-heróis. Era muito divertido, mas trabalhoso, porque eram bem longas e eu tinha que desenhar e pintar tudo. Até que, um dia, percebi que apenas escrevê-las daria menos trabalho.

2. Qual a sensação de escrever?
É sempre maravilhosa, mesmo que sempre me afete emocionalmente. Fico muito ansiosa.

3. Quanto tempo demorou a escrever seu primeiro Livro?
Nossa, o primeiro mesmo eu não me lembro... O que considerei com mais chances de ser publicado, foi O que me disseram as flores, quando escrevi uma segunda versão, há alguns anos. Mudei praticamente toda, inclusive o título, e para isso, acho que levou cerca de dois a três meses. Mas como terá uma segunda edição, acabei de terminar a nova revisão, então, pronto mesmo, só agora.

4. Tem algum Ritual para escrever? Qual?
Não necessariamente... Eu só preciso me sentir confortável, de preferência, sem ninguém grudado em mim. (risos)

5. Por que decidiu escrever o gênero romance?
Porque combina mais com meu estilo. Mas meus romances não são do tipo água com açúcar, prefiro adicionar algo mais, como: aventura, suspense... O único que, até então, trata mais da questão moça e rapaz apaixonados, é O Que Me Disseram as Flores.

6. Em questão da publicação de seu primeiro livro: O que foi mais difícil desde a obra pronta até seu Lançamento?
Como lancei o primeiro pela Novo Século, O Trio, com o selo Novos Talentos da Literatura, o mais difícil foi pagar o valor que pedem geralmente. Mas devo dizer que não me arrependi em nenhum momento, foi uma experiência interessante. O livro foi distribuído para grandes livrarias de todo o Brasil, isso já compensa bastante.

7. Ainda hoje, encontra dificuldade em publicar seus livros?
Nem tanto. Acho que depois do primeiro as portas para os próximos se abrem mais fácil. Hoje estou acolhida pela editora Arwen e muito satisfeita em como os autores, em geral, são tratados lá. Além de, claro, com a qualidade do trabalho impecável deles.

8. O que acha dos escritores atuais? E os mais antigos?
Como em tudo, existem os bons e os nem tanto assim. Atualmente está muito fácil publicar um livro e muita gente não se esforça a se preparar de verdade. Mas os que levam isso a sério, são ótimos! Pena que nem todos os leitores brasileiros dão valor. Só digo que não sabem o que estão perdendo! Os primeiros nacionais que li foram os antigos e gostei bastante. Acho que até acabaram influenciando em minha escrita de algum modo.

9. Como cria seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou em fatos?
Com relação aos protagonistas, na verdade, a princípio, não me inspiro em ninguém. Adapto os personagens à história em mente, então a personalidade deles surge. Claro que alguns, certamente, vão acabar lembrando alguém depois. Talvez, de um modo ou de outro, acabe sendo um registro mental que tenho de algumas pessoas.

10. Das suas obras, qual seu personagem favorito? Por quê?
Gosto de todos... Não posso dizer nada diferente, porque não quero influenciar na escolha de ninguém, entenderam?

11. Quais são seus livros, autores e personagens favoritos? Eles te influenciaram de alguma forma na sua vida como escritor (a)?
Pergunta difícil... Eu sou bem eclética, não tenho mesmo apenas um favorito entre esses. O que posso dizer é que gosto bastante da escrita de Stephen King. E, como estou viciada em distopias, então, vou dizer que todos têm sido meus favoritos, atualmente. Com relação aos personagens, fico no mesmo dilema... Direi que são os meus, pronto. (risos) E não digo que me influenciaram na minha vida de escritora, mas na escrita, em especial, os que li durante minha adolescência. Como os nacionais mais antigos, como mencionei anteriormente.

12. O que mais lhe chama a atenção em suas obras?
Já me disseram que sou muito malvada. E acho que sou mesmo. (risos)

13. Qual Livro recomendaria aos seus Leitores?
A Bíblia.



Bom , para finalizarmos, deixe uma mensagem para os seus leitores?


Espero que tenham gostado de saber um pouquinho sobre mim e que eu tenha sido clara. Espero também que tenham oportunidade de conhecer os meus trabalhos, pois faço com muito carinho para vocês. Se nunca tiveram o prazer de ler um livro nacional, deem uma chance, mesmo que não seja um dos meus. Eu garanto mesmo, mesmo que não irão se arrepender. E mais uma vez agradeço ao pessoal do The House os Stories! Foi um prazer imenso responder cada uma de suas perguntas! Beijão!





O que acharam da Alane? Simpática, não é? Ansiosos para as resenhas dos livros dela? ;)

Bora divulgar a nova literatura nacional? Sabiam que o The House of Stories é um dos blogs que mais tem parceria com autores brasileiros? Participem, leiam, aposto que vão adorar as histórias!

Para entrar em contato, conhecer todos os livros e acompanhar a autora, acessem os links abaixo:





Até semana que vem, comigo ou com a Bella, e um novo autor(a) nacional!

0 Comments:

Postar um comentário