10 de agosto de 2015

Resenha - O último homem do mundo


Título: O último homem do mundo
Autora: Tais Cortez
Editora: Ler
Nº de paginas: 223

Amanda é uma garota rebelde e problemática. Filha de Patrícia Oliveira, uma atriz mundialmente famosa, ela se ressente do comportamento da mãe, que trabalha demais e dedica seu pouco tempo livre para namorar. Depois de ser expulsa dos três últimos colégios, Amanda é matriculada contra sua vontade no Educação de Elite, o colégio interno mais renomado do país, onde apenas os filhos da elite nacional estudam. Determinada a conseguir mais uma expulsão, ela é capaz das maiores loucuras, mas seus planos acabam sendo frustrados por suas colegas de quarto, por uma inspetora intrometida e um diretor paciente. Lá ela também conhece Ricardo, o garoto mais popular e mulherengo do colégio. A atração entre eles é imediata, mas isso não impede que se odeiem ferozmente e que façam de tudo para prejudicar um ao outro. No entanto, o destino os forçará a unirem forças por um bem maior, e Amanda perceberá que, às vezes, o último homem do mundo de sua consciência pode ser justamente aquele que seu coração decide escolher.


Quando li o título do livro, passei alguns minutos tentando imaginar qual seria a história. Achei que seria mais um romance em que duas pessoas muito bem resolvidas, tanto financeiramente, quanto emocionalmente, se viam e, à primeira vista, se apaixonavam e começavam a viver conflitos que os tentavam separar. Mas quando decidi parar com o devaneio, folhear as páginas do livro e começar a ler, eu me deparei com algo diferente, um romance que me tirou o fôlego.

O último homem do mundo” conta a história de Amanda, uma menina rebelde que é emocionalmente inconformada por sua mãe não ter tempo pra ela. Amanda não havia conhecido seu pai, pois o mesmo faleceu quando ela ainda era um bebé. Passaram necessidades, e sua mãe foi descoberta por um empresário e se tornou uma grande atriz. Devido à reviravolta na vida de sua mãe, seu tempo foi dividido entre a carreira e os namoros fracassados.

Depois de ter sido expulsa de três colégios, ela foi matriculada em uma escola de Elite, (em língua popular, escola com um dos melhores ensinos, mas que é um colégio interno, onde os adolescentes entram no domingo à noite e saem na sexta- feira à tarde). Para aborrecer sua mãe, Amanda já estava com planos traçados para ser expulsa novamente.

Em um pequeno alvoroço por causa da mãe famosa, Amanda tenta fugir e acaba trombando com Ricardo, um rapaz muito bonito e bem apessoado, que a despreza e faz chacota das suas roupas (que ela vestia para irritar a mãe). E para melhorar, a namorada do belo rapaz chega e faz o mesmo. Amanda se irrita e xinga, mas acaba deixando pra lá, pois sua mãe a alcança, e isso a irrita ainda mais.

Entretanto, Amanda não imaginava que seria tão fácil parar na diretoria em seu primeiro dia de aula. Após um comentário infeliz da namorada de Ricardo, ela estapeia a garota e vai sorrindo para a diretoria, com a sensação de trabalho cumprido. Porém, em vez de uma expulsão, ela ganha inimigos e a resistência da escola em expulsá-la. Mas Amanda não desiste e continua a elaborar planos para sair daquele lugar.

Porém, seus planos são deixados de lado. Devido ao seu jeito de ser e à confusão que arrumou em seu primeiro dia, Amanda é alvo de uma brincadeira, gerando nela uma revolta maior e o desejo de vingança, que ela não deixa barato.

Depois de tantas reviravoltas que o enredo tem, nos deparamos com personagens com histórias quase parecidas. Com o desenrolar dos acontecimentos, percebemos que não importa quantos amigos ou pessoas rodeiam você, sempre teremos nossas armaduras para escondermos nossos problemas. E, às vezes, agimos de certa maneira para evitar que a gente se machuque mais uma vez. Porém, crescemos com os erros que cometemos na vida. E, se não nos permitirmos cometê-los, como iremos crescer?

E é ai que fiquei mais encantada com o livro. Acompanhei os personagens principais crescerem e se desenvolverem com pequenas atitudes. Amanda e Ricardo são personagens fortes, que têm determinação e força de vontade que deslumbra qualquer um. São personagens muito bem elaborados que fazem o leitor se encantar e se impressionar por ganharem tanta maturidade em uma época que não temos quase nenhuma. 

Apesar da maioria dos romances se voltarem para o amor avassalador do casal, “O último homem do mundo” se volta para vários outros assuntos, como o relacionamento entre pais e filhos, e a caridade. Esta última, além do romance entre os personagens principais, foi o ponto auge do enredo. A autora retrata com facilidade como é a vida dos menos afortunado, que, se quisermos ajudar o próximo, tudo é possível fazer, e que, apesar das dificuldades que temos entre familiares, a melhor opção é o diálogo.  A história contada envolve tantos sentimentos, que fiquei impressionada como um personagem pode evoluir tanto em poucas páginas, e como podemos nos encantar tão facilmente por uma história adolescente.

Com uma leitura fácil e um enredo que, sinceramente, não esperava. Tais Cortez me trouxe várias lembranças de um passado não muito distante da minha vida. E não sei ao certo, mas garanto que muitos, assim como Amanda, já passaram por momentos de se apaixonar e não saberem ao certo se vale a pena dar uma chance para aquele amor.

Recomendo a todos que gostem de um bom romance, com várias travessuras, com um toque de compaixão e superação.   

24 comentários :

  1. Senti que este livro tem uma pegada bem adolescente e não sei se iria gostar dele .
    Colocarei em minha lista , pois amo romance e sempre quando aparece algum que não conheço acho que vale a pena ler
    Sua resenha esta muito boa gostei muito bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, ele tem sim uma pegada adolescente, mas por ser um romance adolescente o enredo me surpreendeu muito. O livro sai um pouco daquele romance, a menina vê o garoto e já se apaixona, tipo de cara. E isso é o mais gostoso do livro você consegue perceber claramente a evolução dos sentimentos dos personagens em cada pagina. Vale apena lê-lo.
      Obrigada (:
      Bjs
      Bella

      Excluir
  2. eu não curti o enredo dele, achei um romance bem comum, que não inova em muita coisa, e já ando saturada de romances assim, que não me trazem algo novo... =T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, romances geralmente é a mesma coisa duas pessoas que se apaixonam e lutam para ficar junto. Ao contrario de você já achei o enredo bem diferente e bem inovador, a questão de retratar um romance adolescente que os sentimentos evolui e não surgem de imediato é bem interessante, mas romances assim mais juvenis costumam não agradar a muitos leitores.
      Obrigada pela visita.
      Bjs Bella

      Excluir
  3. Isaaaaa
    amei a resenha!!!
    Obrigada!!
    Adorei Qnd vc contou sobre suas expectativas antes de começar a leitura e fico muito feliz em saber que foi surpreendida com o enredo!
    Tb gostei Qnd mencionou q além do romance, a história tbm aborda outras questões importantes, como a relação entre pais e filhos e a caridade.
    Bjssss e sucesso ao blog!
    Agora Eh soh esperar "acima de nós" rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tais, Fico muito feliz que tenha gostado de mais uma resenha minha sobre seus livros. É tão gostoso ver que o nosso trabalho está agradando a quem nós deu a oportunidade de falar sobre sua obra. Mais uma vez agradeço de coração.
      E estou ansiosa por "Acima de nós"
      bjs Bella

      Excluir
  4. Olá, Bella. Ressalto o que você disse, recomendo esse livro para todos. Adorei ler o livro da Tais, ela escreve super bem!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ana.
      Eu amei e recomendo mesmoooooooo, é tão lindo ver o amor da Amanda e o do Ricardo crescer e amadurecer *-*
      A escrita da Tais faz o leitor viajar. Perfeita (:
      Bjs e obrigada pela visita

      Excluir
  5. Gostei de ver que esse romance foge um pouco da cansativa fórmula que estamos acostumados.
    Confesso que não conhecia a obra, mas gostei e fiquei com vontade de ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Eu estou é demorando muito para ler esse livro viu?
    Eu quero muito ler, porque a autora é um amor de pessoa, sem contar que amei GOLFINHOS E TUBARÕES e doida para ler a continuação. Mas mesmo assim vou ver se encaixo ainda esse ano para ler esse livro, porque não vai passar de 2015 não! Eu acho que deve ser uma história envolvente e linda. Amei a sua resenha e espero poder ler assim que puder. Ando tão distante que eu fico enrolada hahahaha....Mas mesmo assim parabéns viu? E para Tais muito sucesso, porque amo o trabalho!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-entre-o-amor-e-o-silencio.html

    ResponderExcluir
  7. Flor, que incrível saber da sua opinião. Assim como para você, para mim esse livro foi maravilhoso justamente porque o romance acontece em meio ao crescimento pessoal dos personagens. A caridade é um valor que a autora trabalhou tão bem, com tamanha sensibilidade, que OUHDM se tornou um dos meus queridinhos (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Esse livro é mesmo incrível! Já conhecia a escrita da autora antes de lê-lo, mas ainda assim, ela conseguiu me surpreender com os personagens. Vê-los crescendo é a melhor coisa do mundo...haha' adoro esse casal travesso ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. olha romance não é muito meu forte, mesmo eu lendo bastante livros assim, eu gosto de livros que não são tão clichês, e esse livro me deu a impressão de ser tipo assim, então já tá na minha listinha.

    ResponderExcluir
  10. Parece bem impactante, achei bem diferente para um romance, não parece ser aquele tipo infantil,gostei, vou acrescenta-lo na minha lista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu já vi esse livro, mas nunca li, achei boa a sinopse e a sua resenha, gosto de romances doces! Rsrs
    Espero ler um dia. Abraços,

    Tony

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Esse livro chegou pra mim esses dias através de book tour.
    Gostei muito de saber que a história é maravilhosa, pois estou com grandes expectativas sobre ela.
    Sua resenha está muito boa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Gostei muito da resenha, eu gosto quando os personagens tem personalidade e são fortes. Com certeza eu leria!

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie...
    Adorei sua resenha, já tinha lido esse livro um tempinho atrás e tive a mesma impressão que você, mas o casal que nos é apresentado, pelo menos do que eu imaginei, é totalmente diferente. A escrita da Taís é bem fluída e a leitura se torna fácil e rápida. Gostei bastante.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Eu li o livro já faz um tempinho e lembro que adorei a historia! A Amanda e o Ricardo são personagens maravilhosos e a Tais está de parabéns.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Também acho que todos já passamos por isso, faz parte da vida. Não li o livro ainda, mas tenho interesse.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha lido nada sobre o livro, mais ja tinha visto a capa. Adorei a resenha e fiquei muito interessada nele.
    beijos, colhendosonhos

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Embora uma amiga tenha me recomendado esse livro, nunca tive realmente vontade de lê-lo, justamente porque me pareceu 'mais um romancezinho perdido no mar de tantos outros' . Mas a forma que você resenhou me deixou muito curiosa com a ideia geral do livro, de focar em vários outros elementos em vez de montar um plano todo somente para o casal.
    Certamente estou interessada agora!

    xoxo, Kitsu.
    » http://www.guildadosleitores.com/

    ResponderExcluir
  19. Oii!

    Confesso que não irei ler pois não gosto muito do gênero romance e a história não me cativou :/ A sua resenha está maravilhosa, mas infelizmente não irei ler.

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  20. Oiee.

    Eu li esse livro, ainda em e-book e achei bem divertido.

    Beijos

    ResponderExcluir