19 de agosto de 2015

Resenha - O Bicho-da-seda


Titulo: O Bicho-da-seda
Autor: Robert Galbraith
Editora: Rocco
Paginas: 464

O Bicho-da-Seda - O detetive Cormoran Strike retorna no novo mistério de Robert Galbraith, autor do best-seller internacional 'O Chamado do Cuco'. Quando o escritor Owen Quine desaparece, sua esposa vai a procura de Strike. De início, a Sra. Quine pensa que seu marido apenas se afastou por conta própria, por uns dias — como já tinha feito antes — e ela pede a Strike para que o encontre e o traga para casa. Mas conforme Strike investiga o caso, se torna claro que há mais no desaparecimento de Owen do que sua mulher pensa. O escritor havia terminado um manuscrito contendo descrições venenosas de quase todos que conhecia. Se o livro fosse publicado, poderia arruinar vidas: o que significa que existiam várias pessoas que poderiam querer silenciá-lo. Quando Quine é encontrado brutalmente assassinado em circunstâncias bizarras, a investigação se torna uma corrida contra o tempo para entender a motivação de um assassino impiedoso, um assassino como Strike nunca havia visto antes.

Cormoran Strike está bem profissionalmente depois do caso de Lula, retratado em O Chamado do Cuco. Ele possui uma lista de casos a serem resolvidos e não dorme mais no escritório. Robin continua sendo sua assistente, mas logo irá se casar, e Strike tem medo de perda-lá.  Ademais, além dos problemas pessoais dos protagonistas, surge um caso estranho de desaparecimento que Strike não recusa, mesmo sabendo da improbabilidade de pagamento.

Leonora procura Strike para encontrar seu marido, que saiu de casa há 10 dias. Sua filha sente saudades, e tem alguém colocando merda de cachorro na caixa de correio. Quine tem um grande histórico de desaparecimentos, por isso Leonora não quer envolver a polícia. Ele desapareceu depois de uma briga com sua agente por causa de seu ultimo livro, Bombyx mori – bicho-da-seda. Owen é um escritor fracassado, mesquinho, ele se acha superior a todos os outros, e nesse livro impublicável –bombyx mori- ele faz varias alusões terríveis a pessoas reais e conhecidas em Londres. Então, ele aparece brutalmente assassinado, assim como o herói de seu livro. Logo, todos os que são mencionados no livro em questão, são suspeitos do assassinato.

“—O mundo todo escreve romances que ninguém lê.”

O bicho-da-seda é o segundo volume da série do detetive Cormoran Strike, escrita por J.K. Rowling usando o pseudônimo Robert Galbraith. Apesar de o primeiro não ter me prendido tanto na leitura no começo, queria muito ler a sequência das investigações de Cormoran. Diferente de O chamado do cuco, o livro prende o leitor do começo ao fim.

O caso se passa novamente em Londres, só que desta vez no meio literário.  Sobre a conclusão do assassinato, Galbraith me surpreendeu mais uma vez. Ele brinca com nossa mente, fazendo-nos trocar varias vezes de suspeito.

Sobre os protagonistas: Strike é sensacional em seu raciocínio; Robin é esperta e agora esta mais apegada ainda ao emprego, e quer um treinamento para se tornar uma detetive. Já o restante dos personagens, foram muito bem construídos, como em tudo que JK escreve.

Leitura indicada para quem gosta de investigações. Uma história envolvente, com uma reviravolta empolgante. Apesar de a continuação ser independente, aconselho a leitura de O Chamado do Cuco primeiro. E que venha o terceiro para me encher de histórias de Cormoran Strike.


0 Comments:

Postar um comentário