26 de março de 2015

Resenha - Verme!



Livro:    Verme!
Autor: Jim Carbonera 
Nº de paginas: 192 



Entre o fictício e o real, Rino Caldarola narra em primeira pessoa suas desventuras e desatinos em Porto Alegre, sua cidade natal. Inconformado pela escassez de inspiração e à procura de um lugar ao sol no cenário literário brasileiro, o protagonista é o reflexo das desilusões e dos anseios que atormentam uma sociedade cada vez mais conturbada e contraditória.Com uma narrativa insolente e exasperada, Rino constrói e defende seu espaço pessoal utilizando-se de ironia, arrogância e de um erotismo cru. Busca desvencilhar-se de sua mãe coruja e do seu bairro que outrora fora de classe média, mas agora se elitiza em nome do progresso. E, principalmente, luta para desembaraçar sua paradoxal maneira de pensar e ver o mundo.
Quando comecei a ler, não tinha noção do mundo que iria entrar. Mesmo lendo sobre o livro e sobre o autor, ainda tinha minhas duvidas em que universo seria transportada dessa vez. Quando comecei a ler, percebi para onde estava indo: para um lugar onde nenhum outro livro soube me levar. Mesmo aqueles com a narrativa feita por um personagem masculino, não consegui enxergar tão claramente o que é o mundo visto pelo o homem...

Rino me deu essa oportunidade! O seu mundo é simplesmente calmo e intenso ao mesmo tempo. Leva a vida em seus modos, nunca se molda ao mundo, o mundo se molda a ele. Tem horas que o julgaria como ignorante, ou melhor, grosso, mas paro para refletir e encaro como realista. Ele é um personagem que desperta no leitor o interesse de saber mais sobre ele, de querer mais um pouco do seu ego ou do seu caráter. 

O livro nos transporta para o seu dia a dia, onde tive grandes surpresas e momentos que eram tão reais que só me traziam alucinações de como tudo pode acontecer com a gente sem percebermos. É um universo muito realista. As mulheres que entram na vida de Rino despertaram em mim uma curiosidade, um sentimento de liberdade sobre a vida. Onde a liberdade de um relacionamento pode lhe trazer felicidade e conforto; que, às vezes, o apego demais pela pessoa pode sim trazer a desavenças, brigas e querer um ter o controle do outro.

O autor descreve cada personagem com uma realidade, que vi em poucos livros. É tão fácil imaginar cada um deles, colocar-se nos seus lugares e entender o que se passa em suas vidas, que fiquei com as emoções todas em ebulição. Só lendo para entender. As passagens da história, ou melhor, da vida de Rino, traz uma realidade incomum, onde sempre há um pensamento besta: “Isso nunca vai acontecer comigo”. Entretanto, os fatos são tão bem colocados e tão realistas, que te fazem repensar e mudar seus hábitos do dia a dia.

O livro me fez pensar sobre a vida de um homem, sobre como enfrentam a vida e seus modos de pensar. Realmente tudo é muito diferente do nosso. Depois que acabei de ler, passei alguns dias refletindo sobre seus pensamentos e atitudes. Cheguei à conclusão de que às vezes, quando reclamamos que a opinião de um homem é muito vaga ou muito grossa, é porque a maioria prefere não falar realmente o que pensa ou é sincero de mais. Isso nos afeta de um modo que só os hormônios de uma mulher vão saber digerir naquele determinado momento. 

Espero que algum dia todos,( principalmente as mulheres) possam ler esse livro, pois “ Verme!” para mim foi uma experiência inigualável, que tive a oportunidade de ter. Um universo onde pude entender um pouco do que se passa na cabeça de um homem e o que realmente alguns podem esconder. Recomendo a todos que se disponham a entrar em um mundo onde poucos conseguem compreender, mas que com certeza irão se surpreender.




2 comentários :

  1. Oi, Bella!

    Ainda não li Verme, mas fiquei super interessado por causa da sua resenha. São poucos os livros onde o personagem principal é masculino e compartilha seus pensamentos como os homens normais são, e não aqueles heróis que só possuem perfeição. Com certeza irei ler! Parabéns pela resenha! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Carlos fico muito feliz com isso, leia sim e depois vem contar pra nós o que achou do livro! Verme! é um livro único até hoje não vi nenhum livro parecido, espero que goste, assim como eu.

      Excluir