Autor: Paulo Leminski
Editora: Companhia das Letras
Nº de paginas: 424
Paulo Leminski foi corajoso o bastante para se equilibrar entre duas enormes onstruções que rivalizavam na década de 1970, quando publicava seus primeiros versos: a poesia concreta, de feição mais erudita e superinformada, e a lírica que florescia entre os jovens de vinte e poucos anos da chamada “geração mimeógrafo”. Ao conciliar a rigidez da construção formal e o mais genuíno coloquialismo, o autor praticou ao longo de sua vida um jogo de gato e rato com leitores e críticos. Se por um lado tinha pleno conhecimento do que se produzira de melhor na poesia - do Ocidente e do Oriente -, por outro parecia comprazer-se em mostrar um “à vontade” que não raro beirava o improviso, dando um nó na cabeça dos mais conservadores. Pura artimanha de um poeta consciente e dotado das melhores ferramentas para escrever versos. Toda poesia é uma verdadeira aventura - para a inteligência e a sensibilidade.
Olá pessoal!
Venho mais uma vez trazer algo diferente nas minhas resenhas e dessa vez arrisquei mergulhar no mundo da poesia.
Conheci a obra de Paulo Leminski durante pesquisas feitas para um Sarau Literário aqui na minha cidade, onde meu grupo de teatro foi convidado a participar.
Primeiramente para minha grande surpresa, ao investigar sobre a vida do autor, descobri que ele nasceu na mesma cidade que eu... Curitiba! Esse fato já foi o suficiente para me deixar mais curiosa a seu respeito... às vezes parece que os grandes escritores estão tão distantes...até parecem fruto da nossa imaginação, não é mesmo?!
Enfim, durante minhas leituras fui me identificando cada vez mais com sua escrita dinâmica e extremamente criativa. É tão bom quando a gente se identifica com aquilo que lê, quando temos a sensação de que aquilo foi escrito especialmente para nós! Se isso nunca aconteceu com você, tenha paciência, porque quando acontecer você vai saber sobre o que estou falando :)
Só digo uma coisa... foi difícil escolher as poesias que seriam interpretadas no sarau hein kkkkk... achava uma melhor do que a outra!
Bem no fundo
"No fundo, no fundo,
bem lá no fundo,
a gente gostaria de ver nossos problemas
resolvidos por decreto
a partir desta data,
aquela mágoa sem remédio
é considerada nula
e sobre ela — silêncio perpétuo
extinto por lei todo o remorso,
maldito seja quem olhar pra trás,
lá pra trás não há nada,
e nada mais
mas problemas não se resolvem,
problemas têm família grande,
e aos domingos
saem todos a passear
o problema, sua senhora
e outros pequenos probleminhas.”
"No fundo, no fundo,
bem lá no fundo,
a gente gostaria de ver nossos problemas
resolvidos por decreto
a partir desta data,
aquela mágoa sem remédio
é considerada nula
e sobre ela — silêncio perpétuo
extinto por lei todo o remorso,
maldito seja quem olhar pra trás,
lá pra trás não há nada,
e nada mais
mas problemas não se resolvem,
problemas têm família grande,
e aos domingos
saem todos a passear
o problema, sua senhora
e outros pequenos probleminhas.”
Esse livro, como o próprio nome diz, reúne toda a trajetória poética do autor: haikais, poesias concretas, poemas-piadas e canções.
Paulo Leminski apresentou parcerias com grandes intérpretes da música popular brasileira, como por exemplo Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Arnaldo Antunes entre outros.
Vocês vão perceber que o autor preferia escrever pequenas poesias, o que facilita por exemplo trabalhar as mesmas em sala de aula, grupos de leitura ou de teatro.
Razão de ser
"Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso,
preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo porque amanhece,
E as estrelas lá no céu
Lembram letras no papel,
Quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?"
Os poetas têm o dom de transferir para o papel, de uma forma bela e inteligente, os nossos sentimentos mais íntimos e intrigantes.
É extremamente encantadora a vontade inquietante que os poetas possuem em desvendar o mundo.
Descobri aos poucos que um livro de poesia deve ser degustado aos poucos, como uma deliciosa taça de vinho, sem pressa e com o coração aberto.
Ah os poetas, malabaristas das palavras, obrigada por amenizarem as nossas dores e tranquilizarem as nossas almas.
Dê uma chance aos nossos amigos poetas, se não gostar do estilo de um tente outro, porque mais cedo ou mais tarde um deles falará com você!
Olá, eu não sou muito acostumada a ler livros de poesia, mas de vez em quando acho interessante conferir alguns títulos,especialmente por conta das reflexões que podemos encontrar em cada palavra. Eu já ouvi falar muito bem dessa obra e ainda espero poder adquirir um exemplar para mim
ResponderExcluirObrigada pela indicação!
Beijos, Fer
Isso mesmo Fe... as reflexões a respeito das poesias (que apresentam palavras cuidadosamente escolhidas) nos fazem filosofar sobre novos assuntos e perspectivas ;)
ExcluirOi Priscilla, tudo bem?
ResponderExcluirTenho que admitir que não estou habituada em ler poesias. Por algum motivo não consigo compreendê-las bem, as poesias que tive contato simplesmente não me agradaram. Mas você está certa, ás vezes ao darmos uma nova chance a outras poesias pode acabar mudando um pouco nossa opinião. Fico feliz que esse livro tenha te agradado, mas não sinto que esse é o melhor momento para ler poesia, mas anotei a dica para ler no futuro.
Beijos! ♥
Tudo a seu tempo né Amanda ;)
ExcluirHoje você pode não estar na "vibe" de nler poesias, mas amnhã quem sabe???!!!
kkkkk bjus querida
Ahhh Amanda você também tem um blog???
ExcluirBeijos
Oi..
ResponderExcluirSabe que eu nunca tive o hábito de ler poesias, e tenho até uns livros aqui..
mas, depois que criei o blog comecei a ler e estou gostando, aos poucos ...
beijos.
Oi Flávia!
ExcluirPois é, eu também não tinha o hábito de ler poesias, mas depois que me identifiquei com alguns autores a paixão foi instantânea!
Ahhh vou aproveitar pra dizer que adoro o seu blog, parabéns!!!!
Oiii Priscilla, tudo bem?
ResponderExcluirÉ a primeira resenha que leio deste livro e com que com toda certeza você me surpreendeu de uma maneira impactante, com toda certeza leria.
Beijinhos
Olá Morgana!
ExcluirFiquei muito feliz em saber que consegui te surpreender... e foi o que aconteceu comigo também.
Paulo Leminski me surpreendeu com sua sabedoria e imaginação... viajei junto com ele!
Beijos Flor (ahhh amei seu cabelo ;))
aah, Leminski. Um grande nome de nossa poesia... Já li essa obra há alguns anos e fiquei apaixonada [ainda mais] por ele... que bela surpresa encontrar uma resenha dele :D
ResponderExcluirfico feliz que vc aprecie a obra do autor... e legal vc ser de Curitiba tb ^^ outro autor daí que gosto bastante é Dalton Trevisan...
bjs...
Oi Maria!
ExcluirEntão agora somos 2 apaixonadas pelo Paulo kkkkk
Com o Dalton meu contato por enquanto não foi muito profundo, já li alguns contos, porém ainda esse ano quero ler mais coisas dele, já ouvi falar muito dele e de sua personalidade excêntrica rsrsrs bjus ;)
Oi
ResponderExcluirAdoro ler poesia e Leminski é um dos meus autores favoritos.
Acho muito sensível e ao mesmo tempo realista seus escritos.
Certamente é uma leitura que vale a pena.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Oi Rízia!
ExcluirAhhh então somos duas... duas leitoras encantadas pelo Paulo ;)
Faz um bom tempo que não leio um livro de poesias ou poemas. Eu particularmente sempre gostei do gênero, mas estes últimos tempos não caiu nada na minha mão do estilo.
ResponderExcluirBjs!
Oi Fabricia, então quando tiver a oportunidade leia este... é maravilhoso!
ExcluirBjusss
Olá Priscilla,
ResponderExcluirNão tenho o costume de ler poesias, acho que não combino com elas rs.
Entretanto, essas que você trouxe são bastante tocantes e provam o talento de Paulo Leminski. Achei legal o autor ter nascido na mesma cidade que você e isso ter te feito ler, pois pareceu ter valido a pena.
Concordo contigo que os poetas passam para o papel os sentimentos mais íntimos que existem.
Resenha incrível.
Beijos,
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Oi Bruna, obrigada pelos comentários!
ExcluirPois é, adorei ter algo em comum com ele... até me senti um pouco parte da obra :)
Beijinhos
Sempre achei que poesia é um negócio que você ama ou odeia, isso porque eu amo algumas e odeio outras rsrsrs mas pra mim isso é normal. Acho que não conhecia nada do Paulo (digo acho pq nem sempre associo banda com música, poema com poeta) mas estou oficialmente apaixonada pela poesia 'Bem no fundo' vou compartilhar no meu perfil! Agora quero ler as outras rsrsrs
ResponderExcluirhttp://blogmundodetinta.blogspot.com.br/
Oi Agatha!
ExcluirA poesia "Bem no fundo" é uma das minhas favoritas... que bom que você gostou!!! Já declamei ela várias vezes em saraus e as pessoas realmente ficam tocadas...
Vou aproveitar pra dizer que amei seu nome, pois sou fã da rainha do crime... Agatha Christie ;)
Beijocas querida!
Oiee ^^
ResponderExcluirJá vi algumas coisas sobre o Paulo, mas confesso que nunca tive muita curiosidade de conhecer, pois nunca fui muito de ler poesia... Mas ando me interessando bastante pelo gênero ultimamente, então gostei bastante desse livro, principalmente tendo em vista que você gostou das poesias do autor. Já anotei na listinha :)
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Que bom que gostou Dryh!
ExcluirQuando ler me diga o que achou... a gente tem dessas mesmo de estar na fase de ler determinados livros em determinadas épocas, acho que depende como nossa alma está... filosofias do cotidiano kkkkkk
Beijos
Oi!
ResponderExcluirNunca fui muito fã de poesia também, mas concordo muito com você, o negócio é arriscar até achar um poeta que lhe encante.
Gostei muito das poesias que selecionou, espero poder ler algo do autor um dia
Oi Sabrina!
ExcluirCom certeza você vai ter oportunidades de ler e se não quiser esperar muito a vantagem das poesias é que você encontra facilmente na internet, bjuss
Oi Priscilla, como vai?
ResponderExcluirEu sempre gostei de poesia, principalmente do Augusto dos Anjos. Faz muito tempo que não leio nada do gênero, então adorei ver a resenha desse livro lindo do Paulo Leminski, que acredito que todo ser humano deveria contemplá-lo. Adorei a sua resenha, porque além de bem escrita, me fez ficar com vontade de reler a obra HAHAHHA beijo!
Oi Ane!!!
ExcluirQue bom que gostou, fico tão feliz quando as pessoas ficam interessadas pelos livros que resenho kkkkkk.
Beijos querida e espero ver você por aqui mais vezes ;)
Olá Priscilla!
ResponderExcluirConfesso que poesia não é o tipo de leitura que me cativa, mas fico feliz que tenha sido uma experiencia boa para você!
Apesar disso, gostei dos poemas que você colocou no post =)
Bjos
http://paraisodasideas.blogspot.com.br/
Que bom que gostou Milla... quem sabe seja um começo hein?? Bjokas ;)
ExcluirOlá!
ResponderExcluirEu não gosto de livros do gênero, já tentei ler alguns livros de poesia e nenhum "falou" comigo ainda, rs. Mas mesmo não curtindo o gênero, é inegável que o autor escreve maravilhosamente, né?
Fico feliz que você tenha gostado do livro e sua resenha ficou ótima!
Beijos!
Oi Jess! Obrigada pelos elogios e continue tentando... pois nossas fases literárias variam ao longo da nossa vida e isso que é tão especial... somos "metamorfoses ambulantes" não é mesmo?
ExcluirBjus
Oi Priscila, adoro poesia, nossos poetas brasileiros são incríveis. Que bom que vc se identificou com o Leminski, amei as que você selecionou para o post. Eu tive essa identificação com o Mario Quintana, é meu poeta preferido. Depois vou pesquisar esse livro, pois só conheço algumas poesias soltas. Bjs
ResponderExcluirOi Gleyse, pesquise sim pois acredito que você irá gostar de várias ;)
ExcluirEsses dias fui em uma palestra que abordava muitas obras do Mário Quintana e também gostei muito... vou ler mais obras dele... com certeza... bjos!
Olá!!
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar do autor mas nunca tinha me interessado em saber mais sobre seu livro(s),não curto muito livros de poesias mas esse até que fiquei bem curiosa pra conhecer :)
http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/06/no-seu-olhar-nicholas-sparks.html#comment-form
Confere lá Anne, tem uma grande chance de você gostar! As poesias so Paulo são diferentes, não tem como explicar, só lendo pra entender ;) bjosss
ExcluirQue resenha mais linda! Adorei saber tua opinião sobre a obra de Paulo Leminski! Já li alguns poemas dele, e gosto de seu estilo, mas não é um de meus favoritos. Tenho muita vontade de adquirir esse livro! <3
ResponderExcluirBeijos
Oi Gabi!
ExcluirAdquira sim... tem muitas poesias maravilhosas... virei a "loka" do post-it lendo o livro kkkkkkkkkk.
Ahhh obrigada pelo elogio, bjos!
Olá!
ResponderExcluirEu, apesar de ser professora de português e literatura, detesto poesia rsrs Mas gostei muito das suas considerações e do jeito que você se sentiu ao ler a obra de Paulo Leminski. O autor tem vários fãs que são apaixonados por sua poesia e acredito que, com você, ele acabou de conquistar mais um.
Beijos.
Com certeza Carol, estou encantada!
ExcluirObrigada pelo post flor, bjos!
Ahhh Carolina gostaria de saber se você tem um blog também.... não consegui encontrar... bjos!
ExcluirNão sou muito acostumada a ler poesias, principalmente pela linguagem difícil que normalmente é usada, mas pelos poemas que você mostrou, percebo que o autor usou uma linguagem moderna, amei, mesmo sendo uma linguagem mais simples, percebi que se passa uma grande mensagem, impressionante esse poder dos poetas ! irei ler o mais rápido possivel
ResponderExcluirÉ isso mesmo Maria! Leminski escreve de uma forma acessível, mas nem por isso suas obras são superficiais e tolas... tenho certeza que você irá gostar... bjos!
ExcluirEsse é, na minha opinião, um dos melhores livros de poesia que já li. Desde que comprei o meu, ele não sai da minha cabeceira. volta e meia leio novamente alguns poemas. os meus preferidos estão marcados com post it. Amei o post!
ResponderExcluirTatiana
Oi Tati!
ExcluirPois é... senti a mesma coisa... como já comentei com esse livro me tornei a doida dos post-its kkkkkk queria marcar tudo, ou melhor, gravar cada palavra na minha cabeça!
Bjos
Olá, sabe que não sou muito chegada em livros de poesia, mas já ouvi falar muito bem desse é a sua resenha só confirmou os pontos positivos dele. Talvez um dia eu dou uma chance para ver o que eu acho, mas no momento eu não leria. Ótima resenha!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/?m=1
Oi Kétrin!
ExcluirÉ verdade... é um ótimo livro!
Então anote na sua agenda e quando estiver inspirada dê uma chance a ele... tenho certeza que não irá se arrepender! Bjos
Olá!
ResponderExcluirEu não sou muito fã de Poesia, mas as vezes é bom para elevarmos os nossos pensamentos e conhecer escritas novas. Gostei das poesias que você destacou no post e quando tiver oportunidade quero conhecer a escrita do autor.
Beijinhos!
Olá Suelen!
ExcluirQue bom que despertei a sua curiosidade, espero que leia e se apaixone assim como eu... bjos!
Leminski <3
ResponderExcluirOs poemas dele são bem isso que você disse, parabéns pela sensibilidade ao falar de poesia. beijos
Obrigada querida Thamiris, bjos ;)
ExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirEu não costumo ler esse gênero com freqüência, mas gosto muito porque são pequenos textos que realmente mexem com o leitor, né? Eu nunca li nada desse autor, mas tenho curiosidade e já li o começo do primeiro poema que você citou e acho tao lindo. Enfim, espero um dia ler esse livro e gostar tanto quanto você.
Beijos :*
Oi Lari!
ExcluirQue bom que gostou, espero que tenha a oportunidade de ler e logo e se deliciar tanto quanto eu! Bjuuu ;)
Oi Priscila,
ResponderExcluirnossa que legal o autor ser seu conterrâneo, eu nunca me interessei de verdade por esse tipo de literatura, acho muito bonito e admiro quem curte, mas nunca parei para apreciar como se deve e confesso que não me vejo fazendo isso em um futuro próximo, claro que não descarto a possibilidade de algum dia o meu gosto mudar e englobar as poesias, se por acaso isso algum dia acontecer, me lembrarei dessa sua dica.
Abçs
Nosso Mundo Literário