22 de março de 2016

Resenha - O Demonologista







Título: O Demonologista
Autor: Andrew Pyper
Editora: Darkside
Nº de paginas: 320

“A maior astúcia do Diabo é nos convencer de que ele não existe”, escreveu o poeta francês Charles Baudelaire. Já a grande astúcia de Andrew Pyper, autor de O DEMONOLOGISTA (DarkSide® Books, 2015), é fazer até o mais cético dos leitores duvidar de suas certezas. E, se possível, evitar caminhos mal-iluminados. O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo – principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma. Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.


O Demonologista conta a história de David Ullman, um professor universitário, especialista em mitologia e narrativa religiosa judaico-cristã.
Apesar da sua área de pesquisa, permanece cético e descrente das histórias e personagens que cercam sua rotina diária de estudos. O interessante é que à medida que vai sendo exposto a uma maré de situações sombrias e inexplicáveis, começa a se questionar e ir contra tudo que acreditou e ensinou até agora.
No início da narrativa, David recebe a visita de uma mulher desconhecida, a “Mulher Magra” e com ela surge uma proposta de viagem que mudará a sua vida. Ullman, que enfrenta um momento de críticos problemas matrimoniais, resolve aceitar a proposta.
Tendo sua filha Tess como acompanhante, inicia sua jornada sobrenatural e parte para Veneza.

"Sua melancolia. Ou depressão. Junto com nove entre dez das doenças que estudei, diagnostiquei, busquei tratar. Chame do que você quiser, mas são só nomes diferentes para a solidão. É o que deixa a escuridão entrar. É contra isso que você deve lutar."

A partir daí a trama se desenrola e David enfrenta situações aterrorizantes, inclusive o desaparecimento da filha. A história mostra a busca incessante do pai, uma busca cheia de mistérios e pistas a serem desvendadas.
A história flui deliciosamente em um ritmo perfeito.
O final da história é surpreendente e aberta a diversas interpretações, ou seja, mesmo depois de terminar o livro você ficará horas pensando sobre o seu desfecho (melhor ainda se tiver um amigo para discutir as possibilidades).
A escrita de Andrew Piper vai muito além do velho combate entre o bem e o mal. Ele nos faz refletir a respeito do paraíso, do inferno e o quão próximo de nós eles podem estar ̶ dentro de nós.
A primeira impressão já é ótima, pois a capa do livro é original tendo um aspecto de livro antigo, suspeito e proibido. Outro ponto positivo do livro é que ele apresenta interessantes referências em relação a lugares e outras obras literárias, como é o caso da obra prima “Paraíso Perdido” de John Milton, estimulando o leitor a buscar informações além da história e enriquecendo ainda mais o enredo.
Como uma cereja no bolo, somos agraciados ao longo da obra por belíssimas e desconcertantes ilustrações de Gustave Doré, ilustrador de “A Divina Comédia” de Dante Alighieri.
O livro ganhou o Prêmio de Melhor Romance, do International Thriller Writers Award (2014), concorrendo com autores como Stephen King.
O livro será adaptado para o cinema com direção de Robert Zemeckis, o mesmo de Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994) e da trilogia De Volta para o Futuro.
Como vocês perceberam amei esse livro e indico a todos que adoram um suspense envolvente, daqueles de tirar o fôlego!



14 comentários :

  1. Pri, sua querida!
    Amei sua resenha de estréia. Você se saiu muito bem. Parabéns!!!!
    E que venham muitas outras...
    Beijão e até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Emily! Com a ajuda de vocês e a nossa parceria acredito que vamos melhorar cada vez mais e fazer nosso blog bombar!!!!
      Bjosss

      Excluir
  2. Hey Pri,

    Começou com o pé direito, em menina !!! sarsrars
    Noffa, amei a resenha.
    O livro me chamou bastante a atenção, já tinha lido algumas coisas falando sobre ele. Vou ver se compro.

    Beijos Flor
    e Parabéns pela Resenha! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Bella!
      Ahhhh e quando puder compra o livro sim... é bom demais ;)

      Excluir
  3. Menina! Arrebentou! A-D-O-R-E-I e se não tivesse com tantas leituras atrasadas leria, mas vou ter que ter um pouquinho de paciência neh? ! Haujauahauaua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Ra!!! Fiquei muito feliz em saber que você gostou :D
      Ahhhh pois é menina, também estou com as leituras atrasadas e sempre me pergunto... Será que algum dia vou conseguir por tudo em dia??? Acho que não... rsrsrsrsrs
      Mas quando puder leia, se você gosta de um bom suspense, vai amar!

      Excluir
  4. Prii, ótima resenha, fiquei com vontade de lêr o livro, mesmo morrendo de medo de livros de terror. Hehehe
    ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju!!! Mas leia sim... o mais bacana é o jogo psicológico sabe... talvez nem te dê tanto medo... kkkkkkkkkkkkkkk ;)

      Excluir
  5. Amei sua resenha de estréia. Você se saiu muito bem. Parabéns! Com certeza este livro esta na minha lista de leitura e o que é mais interessante é que através da resenha ele me fez recordar um pouco os livros do Dan Brown ao envolver mistérios e obras de artes, como você mesmo disse isso acaba enriquecendo muito mais a leitura e a história.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Edianara!!! Gostei muito de ler seu comentário... ainda mais que eu sei que você é uma grande leitora.
    Nunca li os livros do Dan Brown, mas as pessoas comentam que as referências de seus livros são incríveis!!! Qual é o livro dele que você me indica?
    Beijos e espero ver você sempre por aqui ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sempre estarei aqui adoro ler sobre livros <3 Bom adoro todos os livros de Dan Brown, mas Anjos e Demônios considero que seja um que o final mais me surpreendeu e o ritmo do livro é simplesmente empolgante :)

      Excluir
    2. Hummm bom saber Edi... então começarei por este!
      Bjokas querida ;)

      Excluir
  7. Parabéns Priscilla!!! Você já havia me falado sobre a obra, e eu já havia me interessado, agora com a resenha fiquei pra lá de empolgado, vou ler! E você vai me emprestar o livro... hehehe brincadeirinha! Parabéns ao blog pela iniciativa e parabéns à você, querida Pri!!! Sucessos sempre, e beijos de LUZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmm se você prometer cuidar do livro eu penso se te empresto, rsrsrsrs, sabe como tenho ciúmes dos meus livros né?!
      Brincadeira... é só pedir... bjuuuuu e obrigada pelo post :)

      Excluir